Sábado de seis navios e 27 mil passageiros em Santos!

0

Este Sábado, dia 16 de Fevereiro de 2013, foi um dos mais movimen- tados na atual temporada de cruzeiros, e também em toda a história do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais. Seis navios escalaram o Porto de Santos, e uma sétima escala ainda estava prevista, mas acabou sendo cancelada devido ao excesso de navios de passageiro, e ao limite de seis navios por dia imposto há alguns anos pela CODESP. Assim, uma das escalas mais esperadas do ano, a do Prinsendam, da Holland America, que seria a única do navio, e também da companhia no porto nesta temporada acabou não acontecendo.

Ainda assim, estiveram na cidade seis navios que realizam a temporada de cabotagem no Brasil, e que realizaram embarques e desembarques, totais ou parciais no Concais. Cinco deles, já vinham realizando embarques todo Sábado desde o começo do ano, por isso durante toda a temporada, se encontraram regularmente no porto. Um deles, porém, o Grand Mistral, estava até então realizando embarques em outros dias, e neste sábado se juntou aos “regulares semanais de sábado”.

Além do Mistral, Zenith, Sovereign, MSC Fantasia, Costa Favolosa e Splendour of the Seas estiveram no porto. Este último, foi o primeiro a deixar a cidade, por volta das 18h10min. Cruzou silenciosamente a Ponta da Praia, e seguiu rumo ao Sul, para o Rio da Prata. Com 7 noites, o roteiro faz escala somente em portos internacionais: Punta del Este e Montevideo, no Uruguai, e Buenos Aires na Argentina. Após este cruzeiro, o Splendour só realiza mais um roteiro semanal, antes de iniciar seus mini-cruzeiros de fim de temporada, que vão até o final de Abril (com mais dois roteiros semanais neste último mês).

No dia ensolarado, foi logo seguido pelo Costa Favolosa. O navio da Costa Crociere seguiu para um roteiro semanal pelas praias do Sudeste brasileiro, com embarque também no porto do Rio de Janeiro, e escalas em Ilhabela, Búzios, Angra dos Reis e Portobelo. O Favolosa já está próximo de encerrar sua primeira temporada brasileira, já que partirá para a Europa nos primeiros dias de Março. Antes, porém, retorna a Santos no próximo Sábado, e ainda realiza alguns mini-cruzeiros, também pelas praias do Sudeste. Na temporada seguinte, apesar de voltar para o Brasil, o Favolosa dificilmente fará escala em Santos, já que ficará baseado em Buenos Aires. 

Após o Favolosa, foi a vez do maior navio da temporada deixar a cidade. O MSC Fantasia iniciou seu novo cruzeiro por volta das 18h36min, fazendo uma de suas poucas saídas da cidade sob condições climáticas boas. Depois de uma semana conturbada, com mortes a bordo, o navio da MSC Crociere, iniciou mais um de seus roteiros semanais rumo ao Nordeste com escala em Salvador, onde pernoita, em Ilha Grande, e em Búzios. Assim como o Favolosa, o Fantasia deixará o Brasil nos primeiros dias de Março, e já começa a se despedir da América do Sul, para onde não retornará na próxima temporada; quem fará seus roteiros será o MSC Preziosa, seu gêmeo que ainda está em construção na França.

Depois dos italianos, partiram em viagem os espanhóis, da Pullmantur e da Ibero. O primeiro espanhol foi o Sovereign, da Pullmantur, com sua nova e elegante pintura ondulada azul. E da mesma forma que o Fantasia, seguiu em um roteiro semanal para o Nordeste, porém, com roteiro diferente. O Sovereign não escala Ilha Grande, e sim a cidade do Rio de Janeiro, onde realiza embarques, além de Salvador, com pernoite, e Búzios. Sua próxima escala na cidade é a penúltima da atual temporada, inciada em dezembro. Para 2013/2014, está prevista sua volta mas não está muito claro em que condições ou roteiros.

Nova lança da praticagem de Santos.

Com- panheiro de frota do Sovereign, o Zenith o seguiu ao deixar porto, já por volta das 19h. Nesta, que pode ser sua última temporada no Brasil, o navio ainda tem algumas escalas em Santos, para embarcar e desembarcar para mini-cruzeiros. Como o que partiu neste Sábado, de quatro noites, e que terminará na próxima quarta-feira. O Zenith, tinha sua volta à América do Sul agendada, porém, sua transferência para a CDF – Croisières de France pode mudar os planos. De qualquer forma, sua volta, ainda que sob as cores da CDF não está descartada, e é até bastante provável, se não na próxima temporada, nas próximas.

O último navio a deixar a cidade foi o Grand Mistral, da também espanhola Ibero Cruceros, que é uma marca do grupo Carnival, assim como a Costa e a Princess, por exemplo. O Mistral encontra-se em sua oitava temporada consecutiva no Brasil, entre suas operações em fretamento para a CVC, e para a Ibero. Partiu em mais um roteiro semanal, como tem feito durante as três últimas temporadas, sempre intercalando Prata e Nordeste. Em 2013/2014 não será diferente, o navio, construído para a Festival Cruises em 1999, continuará realizando esse tipo de roteiro, e também alguns mini-cruzeiros, assim como na temporada atual. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui