Transferência do Zenith poderá alterar planos da Pullmantur para 2013/2014

17

A Pullmantur praticamente tudo definido para sua temporada 2013/2014 no Brasil, como noticiado por nós ainda em Novembro, porém, ao que tudo indica, uma alteração de última hora foi responsável por uma mudança de planos. A transferência do Zenith para a CDF – Croisières de France, anunciada no começo desse mês, associada a uma queda vertiginosa no lucro da companhia, pode ter feito com que os planos para voltar a ter quatro navios na América do Sul tenham sido revistos, e que novamente só três estejam na costa brasileira na próxima temporada.

Em Novembro, a Pullmantur pretendia operar no Brasil em 2013/2014 com o Zenith, o Empress, o Sovereign e o Horizon. Este último, retornando ao país com as cores da CDF, após duas temporadas no sul do Caribe, substituindo o Ocean Dream, que foi vendido em meados de 2012. A companhia não tinha como pretensão voltar a operar em Fernando de Noronha, devido as restrições ambientais da região, e ao tamanho de seus navios, assim, colocaria os quatro navios no sudeste, criando um novo roteiro, que acrescentaria uma nova cidade brasileira como porto-base, ao lado das já utilizadas Rio de Janeiro, Santos e Itajaí.

Sovereign retornará para sua sexta temporada seguida na
América do Sul. 

A viagem de seis noites teria embarques em Santos, Rio, Itajaí e Vitória, e seria realizada pelo Zenith durante toda a temporada. A “novidade” Horizon, realizaria os roteiros com destino ao Prata, e embarque em Santos e Itajaí, e o Empress, que até então era responsável por essas rotas, assumiria os mini-cruzeiros do Zenith com embarque em Santos. O Sovereign seria mantido em seu roteiro semanal ao Nordeste com embarque em Santos e Rio, e em Salvador em sentido contrário. A companhia ainda teria o Monarch, gêmeo do Sovereign que será em breve transferido para sua frota, no Caribe, e assim serviria todos os seus mercados de inverno.

No entanto, a demora no anúncio dessa nova temporada, é justificada pela mudança de planos que atingiu a Pullmantur após a transferência do Zenith. Explica-se: a CDF tinha como projeto, desde Outubro do ano passado, como foi inclusive noticiado por nós, reviver seus roteiros no Caribe dedicados ao público francês, que já haviam sido realizados pelo Bleu de France em sua temporada inaugural, e assim liberar somente um de seus navios para a operação temporária da Pullmantur na América do Sul. Ou seja, se a filial francesa do grupo Royal Caribbean cobrar essa pretensão, o que aparentemente, já aconteceu, a Pullmantur terá mais uma temporada reduzida a somente três navios no Brasil, enquanto o Horizon seguirá mais uma vez para o Caribe.

O Monarch, que poderia nesse caso ser o quarto navio da companhia no país em substituição ao Horizon, dificilmente será deslocado do Caribe, já que faz parte da nova estratégia da companhia de diversificar seus mercados, e será suplementar ao mercado espanhol, enquanto o Horizon servirá exclusivamente o mercado francês no região. Com somente três navios, seria necessário um rearranjo nos roteiros no Brasil, que parece já ter começado a ser pensado pela companhia espanhola, e que deverá levar o Zenith a embarques no Rio de Janeiro rumo ao Prata. Ainda não há mais detalhes da nova, e provavelmente definitiva temporada 2013/2014 no Brasil, mas a princípio, não haverá embarques para o Prata em Santos, enquanto o Sovereign e o Empress manterão as rotas anteriormente planejadas.

Novidades para o Nordeste

Orient Queen

Ainda que a Pullmantur tenha optado por não retornar ao Nordeste, nem ao Arquipélago de Fernando de Noronha, boas notícias estão por vir para a região. Está praticamente confirmado o fretamento pela BCR, de Milton Sanches, de um navio da Louis para a temporada 2013/2014. Milton, já foi responsável pela operação na região enquanto trabalhava para a Pullmantur e a CVC.  Em breve, tentaremos trazer mais informações sobre esta operação, que deverá acontecer com o Orient Queen, que já esteve no Brasil pela CVC na temporada 2009/2010, em substituição ao Pacific (clique aqui para ver notícia da época).


Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Peter Lowe.
Compartilhar

17 Comentários

  1. Fiz um comentário mas acho que não apareceu. Eu havia dito que não pagaria um centavo para passear nessa lata velha. Esse navio é muito antigo, não poderiam trazer um mais novo e moderno? Por mais luxuoso que seja, seu projeto é de mais de 30 anos atrás.

  2. Para esse tipo de mercado/roteiro os navios tem que ser menores,mas hoje em dia ou eles são antigos ou muito luxuosos.
    Nos mercados Europeu e Americano há espaço para navios grandes e pequenos,antigos ou recém lançados,não existe essa historinha de: ahh se não for novo não vou!!,bem mentalidade de Tupiniquim novo rico.
    Então nem apareçam na Europa,por exemplo,pois lá é quase tudo antigo.

  3. Um ser humano antigo (velho) é um ser humano experiente e sábio. Uma máquina antiga é uma máquina mais sujeita a problemas (mesmo com uma boa manutenção), com design ultrapassado, e com muitas adaptações para se adequar as necessidades atuais. O projeto desta embarcação é dos anos 60 e sua ultima reforma, de acordo com o shipparade, foi a 20 anos atrás. Comparações absurdas com prédios revelam uma completa ignorancia sobre o assunto. Pesquisem um pouco pela web e vejam que o conceito desse navio não é dos melhores (por exemplo em http://www.zoover.com.br/orient-queen/cruzeiro?page=1 e observe que a única nota 9 foi dada por um otar… digo brasileiro). Não sou um novo rico e não é porque um americano ou um europeu aceitam uma coisa que sou obrigado a aceitar. Sei pensar por mim mesmo. Nosso pais está do jeito que está porque aceitamos sorrindo tudo o que nos é imposto. Navio velho, mal conceituado, aceita quem quer, vai quem quer. MINHA OPINIÃO!!!

  4. Retificando meu comentario, a única nota 9 na página 2 foi dada por um Portugues e não por um brasileiro como eu havia comentado. Porém permanece o fato de que ele alcançou apenas 5,5 pontos em um total de 10 possíveis. Acredito que este Blog seja de livre participação para comentar, independente de ser uma crítica ou elogios.

  5. Exato, é livre e cada um que arque e embase com seus comentarios vc tem razão, te apoio em genero nimero e grau … (kkkk)

    agora navio velho …..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk realmente caro Gilmar .. sabes tudo de (talves sobre viajar), agora sobre navios … kkkkkk

    Vamos providenciar o Europa pra cá … ah nao pode ele tem 13 anos …. rssssssssss

    Abs
    Marcelo

  6. Não entendi o motivo da piada. Sua comparação foi injusta. Comparar o Europa de 1999,o qual já tive oportunidade de visitar, com a velharia aqui em questão, de 1968. Navio velho é navio velho e pronto. Não adianta maquiar. Não projeto nem construo navios, mas mesmo um leigo percebe as diferenças. Não preciso saber sobre navios, preciso apenas saber o que desejo, como pax. Como meu rabo não é preso com nenhuma empresa, posso expressar minha opinião, a qual com certeza é bem mais independente do que a opinião dos experts ou daqueles que precisam dos favores ou benesses da empresa A ou B. Não gosto de navios com aparência retro, sejam confortáveis, luxuosos ou não. Isso é uma opinião pessoal. Para os mais antigos, essa embarcação é contemporânea do ANNA NERY, que navegou pelos nossos portos nos anos 60 e desmantelado na índia em 2010, realmente um ancião. Não precisam fazer gozação, afinal são pessoas como eu "que não entendem nada sobre navios" que vão comprar lugares no cruzeiro do navio em questão e em última analise, o que vale é a opinião desses ignorantes, não acham?
    Saudações amistosas de um ignorante.

  7. Ahhh o EUROPA um navio Alemão de 1999,quase 14 anos,sendo 13 anos consecutivos o UNICO navio 6 ESTRELAS,o MELHOR navio do Mundo????

    Para o Brasil não póóódi….ja consideram Ele velho,kkkkk

    • Não é isso o que tenho dito desde o primeiro comentário???
      "Fiz um comentário mas acho que não apareceu. Eu havia dito que não pagaria um centavo para passear nessa lata velha. Esse navio é muito antigo, não poderiam trazer um mais novo e moderno? Por mais luxuoso que seja, seu projeto é de mais de 30 anos atrás" So que na ânsia de defender o navio (ou sua empresa, não sei)n ninguem prestou atenção…
      Mas que é uma velharia, isso é!

    • A título de curiosidade, poderia por favor me dizer a vida média de um navio? Pode ser um container, ou um tanker, ou mesmo um porta-buneco, como vc chama os navios de cruzeiro, só para termos uma ideia? Obrigado

  8. Pra vc ver, mesmo detestando este tipo eles são navios, apenas sendo contrario a desinformações … e felizmente ou infelizmente (depende da otica) a bunecada são os mais fraquinhos em termos de conhecimentos e os melhores em abobrinhas (Evidentemente e obviamente em termos genericos, não caso a caso, pois ha bunequeiros excelentes, aqui em SSZ conheço alguns deles). No mais aqui em SSZ todos são amigos, seria meio que como "trocar figurinha" ahhh e creio vc ter usado "dar pitaco" como força de expressão, pois mesmo detestando eles acho que tenho um nivel de material e conhecimento relativo sobre porta bunecos, o pessoal me sacaneia direto por isso

    A vida de um navio se não for regido por nenhyma regra IMO (Como os navios Tanque SH, DH e por ai vai) depende de seu estado de conservação, como excessões são as modernidades tecnológicas principalmente no caso da propulsão/consumo e o custo-beneficio do mesmo conforme sua idade.

    Abs
    Marcelo

  9. Obrigado pela informação. Por outro lado, parece haver no meio um certo, digamos, preconceito contra os navios porta bunecos. Mesmo essa expressão parece pejorativa, seria isso? quanto ao seu conhecimento da matéria, fique tranquilo, em momento algum isso foi questionado. Apenas não concordo quanto ao fato de vc discordar sobre o navio em questão ser ou não um ancião. Mas parece que estamos olhando o mesmo sob ângulos diferentes. Infelizmente não tive o prazer de conhece-lo pessoalmente, mas dependendo do seu grau de comprometimento no meio, entendo que você jamais poderia concordar quanto a obsolescência da referida embarcação. Porém concordamos com certeza que há um público (de bunecos como vc chama rsrsrsr)que se sente atraido pelo estido digamos "old-fashioned" que o Orient Queen possui. Enquanto outros, como eu, o desprezam invariavelmente. Agradeço sinceramente sua paciencia para com este leigo e espero que possamos nos encontrar e conversar bastante na minha proxima ida a sua cidade. Saudações amistosas.

  10. As sim Porta Bunco é avacalhação total nossa (Mercantes) com os bunequeiros (locais) que risos, ja entraram na brincadeira

    Um dos detalhes que marcam muitos bunequeiros é quando olham para um navio veem um Hotel e não um navio e isso causa algumas divergencias e vem aquela estoria do ponto de vista pax

    No caso do Orient queen não conheço especificamente o navio para falar em obsolecencia e alias nao creio que o seja, se assim o fosse nao havria permição de sua classificadoras e do PSC para operar, quanto a ser novo ou idoso, nao me importa, apenas considerando sua performance e no caso de porta bunecos seu conforto tbm. Beleza interna dos antigos é muuuito mais bonita que os "Shopping Centers Style" dstes modernos cheio que coisa dourada, com neon e outros trecos meio … sei la … , mas isso pra mim como te falei tanto faz, isso conta par quem eh pax

    Quanto ao resto seja sempre benvindo para a gente "quebrar um pau" sobre navios e ambos aprenderm muito com isso 🙂

    Ahhh FYG fui zuado grandão pelos caras por ter postado um monte de coisa sobre porta bunecos no santosshiplovers ultimamente .. .rsssss, preciso dar uma desintoxicada .. kkkk

    Abs
    Marcelo

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui