Triumph chega aos EUA e Carnival oferece nova compensação a passageiros.

0



Após quatro dias no mar sem força própria e com energia drasticamente reduzida chegou ontem a Mobile, no Alabama, EUA, o Carnival Triumph, da Carnival Cruise Line. O navio, parte do maior grupo de cruzeiros do mundo, a Carnival Corporation, sofreu um incêndio no dia 10 de Fevereiro, que apesar de ter sido rapidamente controlado, e não ter causado mortes ou ferimentos graves, acabou deixando seus motores e geradores altamente danificados. Assim, foram acionados geradores secundários, de emergência, que garantiram durante o tempo no mar funcionamento básico de alguns dos sistemas básicos do navio.

O navio entrou lentamente no porto de Mobile, para onde foi rebocado, no começo da noite de quinta-feira, ainda com mais de 4,000 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros. Passageiros, aliás, que descrevem momentos bastante desagradáveis a bordo, e que para evitar o calor das áreas internas do navio sem ar-condicionado, se instalaram em decks externos, como o da piscina. Como compensação, a Carnival, que já tinha anunciado que iria devolver o valor total pago pelo cruzeiro, se responsabilizar por todos os gastos relacionados a transporte e também outros gastos a bordo (com exceção das lojas de presentes e casino), comunicou que ainda irá oferecer 500 dólares de indenização a cada um desses passageiros, além de oferecer um cupom de desconto para futuros cruzeiros da empresa.

Após desembarcar seus passageiros, o Carnival Triumph partiu, rebocado, para um estaleiro não identificado onde será reparado. Com a gravidade dos danos, a companhia cancelou as próximas 14 viagens previstas para o navio, em um período que se estende de 21 de Fevereiro à 13 de Abril de 2013. Quem possui reserva nessas viagens receberá reembolso total do valor pago pelo cruzeiro e também de qualquer tipo de transporte que seria utilizado antes ou depois do cruzeiro, taxas e impostos do governo, gorjetas e excursões em terra pré-pagas. Além disso, a companhia oferece desconto para novas reservas em viagens de 3 a 7, com valores que variam de acordo com a duração do cruzeiro.


É importante lembrar que o Carnival Triumph já apresentava problemas de propulsão, como noticiado por nós anteriormente, antes de partir para o cruzeiro em que acabou incendiado. O navio estava baseado em Galveston no Texas, de onde realizava cruzeiros de 4 a 7 noites. Anteriormente, o Carnival Splendor, já havia passado por uma situação bastante semelhante ao ficar à deriva no Pacifico, após se incendiar durante um roteiro pela Costa Oeste e México com partida de Los Angeles. Tanto o Carnival Triumph, como o Carnival Splendor, e o Carnival Destiny, que no final de Janeiro também apresentou problemas de propulsão, foram construídos pelo estaleiro italiano Fincantieri com um projeto bastante parecido, do qual, o resultado mais recente são os gêmeos Fascinosa e Favolosa operados pela Costa Crociere. Costa, aliás, que possui outros quatro navios com este projeto em sua frota: Costa Serena, Costa Pacifica, Costa Fortuna e Costa Magica, além do semi-naufragado e inoperante Costa Concordia.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright de seus respectivos autores.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui