Costa terá novamente dois navios na América do Sul em 2014/2015

14
Após estrear no Brasil em 2011, Costa Pacifica voltará para temporada 2014/2015

Após anunciar sua temporada 2013/2014 há exatamente quatro meses, a Costa Crociere se adiantou, e já possui também a temporada 2014/2015 definida em praticamente todos os seus destinos. Fruto da nova gestão da companhia, liderada por Michael Tamm, novo CEO e que já agia de forma semelhante quando estava a frente da AIDA, o adiantamento na definição dos roteiros é uma prática incomum para a Costa, que costumava liberar sua nova temporada com cerca de um ano de antecedência. Não haverão grandes novidades em relação a roteiros, e a temporada será bastante semelhante a 2013/2014, apesar do incremento na oferta no Mediterrâneo.

Costa Diadema

A principal novidade será a entrada em serviço do Costa Diadema, da classe Dream, que fará sua primeira temporada de inverno (boreal). Apesar do senso geral de que o navio poderia estar na América do Sul, e do suposto compromisso de “posicionar aqui os produtos mais novos e tecnológicos da frota, os chamados navios-destino”, afirmado por Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul, o Diadema ficará na Europa, oferecendo cruzeiros pelo Mediterrâneo por toda a temporada, junto a outros três navios da frota: Costa Fortuna, Costa Fascinosa e Costa neoRomantica.

A opção talvez se justifique pela data de entrega do navio, que acontecerá somente em Outubro de 2014, já no final da temporada européia. Ou seja, se o navio realmente viesse para a temporada 2014/2015 na América do Sul teria feito não muito mais de cinco saídas no Mediterrâneo antes de atravessar o Atlântico. Assim, para a América do Sul voltarão somente dois navios da classe Concordia: o Costa Favolosa, que estará em sua terceira temporada seguida na América do Sul, e assumirá os roteiros que serão realizados pelo Fascinosa em 2013/2014, e o Costa Pacifica, dedicado ao mercado argentino, substituindo o Favolosa nos roteiros desde Buenos Aires, em sua segunda temporada na região.

As vendas da temporada 2014/2015 na América do Sul serão provavelmente abertas em Abril, e provavelmente até lá seja acrescentada aos cruzeiro a opção de embarque no Rio de Janeiro, que atualmente não está prevista em nenhum dos dois navios que estarão na região. Caso confirmado, deverá ser possível embarcar na cidade carioca também nos roteiros que tem partida de Santos, algo que não acontecerá em 2013/2014. Os roteiros destinados aos brasileiros estarão diferentes em relação aos da temporada anterior, além de incluir escala no Rio de Janeiro terão mais escalas.

Nos dois roteiros, cidades foram substituídas: nas viagens ao Prata, Punta del Este foi substituída por Montevideo, e nas ao Nordeste, Búzios deu lugar ao Rio de Janeiro. O roteiro mais alterado foi o que tem como destino o Prata, que não terá mais a pernoite em Buenos Aires, e voltará a passar por Portobelo. Já as viagens do Pacifica, destinadas ao mercado argentino, e provavelmente também no Rio de Janeiro, serão bastante semelhantes variando entre 8 e 9 noites, e com escalas nos principais balneários do sudeste.

Costa Serena

No restante do mundo, uma das novidades será o Costa Serena estreará nos Emirados Árabes, com uma temporada baseado em Dubai, substituindo o Costa Fortuna, que fará a próxima temporada na região. E a outra, a volta ao mundo do Costa Deliziosa, que terá pela primeira vez desde que começou a ser realizada, uma mudança de roteiro, e que incluirá escalas no Brasil. No Caribe, marcarão presença novamente o Costa Luminosa, com roteiros de 10 noites desde Miami, e o Magica e Mediterranea, com cruzeiros semanais desde Guadaloupe.

Já no Mediterrâneo, a primeira temporada de inverno do Diadema terá roteiros semanais com embarque em Savona. Mesmo porto de embarque do Fascinosa, do neoRomantica e do Fortuna, que oferecerão roteiros que variam entre 3 e 11 noites. O Mar Vermelho verá a volta do Costa Voyager, ex-Grand Voyager, e as Ilhas Canárias terão a segunda temporada do Costa Classica, que ficará novamente baseado em St. Cruz de Tenerife, e oferecerá roteiros de 10 e 11 noites na região, com pernoite em Funchal, na Ilha da Madeira, em Casablanca, no Marrocos e em seu porto base. Abaixo, comparativo das últimas três temporadas de inverno da Costa. A 2013/2014 é a primeira desde que a companhia passou a nova administração, após a saída de Pier Luigi Foschi, ex-CEO da companhia.

2012/2013:
Caribe: Costa Mediterranea, Costa Luminosa;
Ásia: Costa Victoria;
Mediterrâneo (somente inverno): Costa Pacifica e Costa Magica;
Dubai: Costa Atlantica e Costa Classica;
Mar Vermelho: Costa Voyager;
América do Sul: Costa Favolosa, Costa Fascinosa, Costa Serena e Costa Fortuna.
Volta ao Mundo: Costa Deliziosa e Costa neoRomantica (Oceania e Ásia).

2013/2014:

Caribe: Costa Mediterranea, Costa Luminosa e Costa Magica;
Ásia: Costa Victoria e Costa Atlantica;
Mediterrâneo (somente inverno): Costa Serena, Costa Pacifica, Costa neoRomantica (a partir de Janeiro);
Ilhas Canárias: Costa Classica;
Dubai: Costa Fortuna;
Mar Vermelho: Costa Voyager;
América do Sul: Costa Favolosa e Costa Fascinosa.
Volta ao Mundo: Costa Deliziosa e Costa neoRomantica (entre Setembro e Janeiro).

2014/2015:
Caribe: Costa Mediterranea, Costa Luminosa e Costa Magica;
Ásia: Costa Victoria e Costa Atlantica;
Mediterrâneo (somente inverno): Costa Fascinosa, Costa Diadema, Costa neoRomantica e Costa Fortuna;
Ilhas Canárias: Costa Classica;
Dubai: Costa Serena;
Mar Vermelho: Costa Voyager (roteiros cancelados em agosto/13);
América do Sul: Costa Favolosa e Costa Pacifica.
Volta ao Mundo: Costa Deliziosa.


Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Costa Crociere (Diadema).
Compartilhar

14 Comentários

  1. Não queria ser chata, mas vou fazer essa observação novamente rsrs "Não haverão grandes novidades em relação a roteiros", seria "Não haverá…" 😉

    Ah, eu queria saber se os roteiros para a temporada 2014/2015 já estão disponíveis em algum lugar para consulta. Obrigada. Abs.

    • Imagina, faz bem em dizer. Eu tenho conhecimento dessa regra, não é ignorância minha, mas acabo esquecendo de aplicá-la… Tenho que prestar mais atenção.

      No site italiano da Costa os roteiros já estão disponíveis. É meio difícil de visualizar, mas já estão.

  2. Sou do rio de janeiro. Olhei no site da costa italiano e vi que o costa pacifica não tera embarque no rio de janeiro. Você acredite que isso possa mudar?

  3. Que tristeza, a Costa não está acreditando em uma melhora do nosso mercado nem em 2014. Com esse anúncio, continuam mantendo a América do Sul em segundo plano. O pior, é que isso deve indicar que as outras vão seguir o mesmo caminho. Vamos aguardar.

    • A diminuição na frota tem mais a ver com mudança de administração na Costa do que com algum crédito do mercado, tanto que se você comparar a temporada 2012/2013 última da antiga administração com a 2013/2014, primeira da atual irá perceber claramente a mudança não só na América do Sul.

      A idéia é recriar uma Costa utópica, legitimamente italiana que tenha a maioria de seus passageiros por lá, as novas campanhas publicitárias na Itália são nesse sentido, inclusive… Daí o aumento da presença no Mediterrâneo que consequentemente diminui a oferta na América do Sul.

      Além disso, toda aquela coisa de burocracia, altas taxas, falta de infraestrutura e lobbies continua sendo uma realidade, que atrapalha bastante.

    • Faz sentido, já que o novo chefão veio da Aida que é voltada totalmente para o mercado alemão. Como ele teve sucesso na Aida, deve tentar seguir o mesmo caminho na Costa , só que no mercado italiano. Vamos ver se vai funcionar.

  4. Embora não é bem na época, mas poderia ser considerado que 2013/2014 é o ano que o Brasil terá um destaque muito grande internacionalmente por ter copa de mundo. 2014 com certeza farei um cruzeiro no Msc Preziosa, se em 2015 vir o Costa Diadema irei pensar em ir nele, caso contrario ou farei cruzeiro pra fora ou na Msc mesmo, ou o Bye Bye Brasil com a Msc, pq sem novidades é reviver o passado!

  5. Mas ainda pode haver mudança, pq ano passado em fevereiro qd fui fechar o carnaval 2013, so havia como opçao da costa o favolosa e o fortuna, ai depois sugiu a opçao do fascinosa.
    Entao pode ser que aparecam novidades um terceiro navio.

  6. è uma pena que a Costa não traga novos navios para a America do Sul, para nos amantes a cruzeiros fica difícil, essa questão de sempre os mesmos navios . este ano a MSC esta surpreendendo com o Preciosa. Mas acho que a Costa deveria nos prestigiar com navios diferentes e roteiros diferentes porque estamos precisando de novos roteiros a tempos!!! Eu sinto muito pois amo viajar pela Costa ela pra mim sempre esteve em primeiro lugar , mas realmente para a Costa não significamos a mesma coisa ! Pena!

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui