Cerca de 846 mil passageiros estiveram no Concais na temporada 2012/2013.

0
Splendour encerrando temporada. 

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini- Concais recebeu o Splendour of the Seas, último navio da temporada que teve início no dia 9 de novembro de 2012. Durante o período, o terminal recebeu em torno de 846 mil passageiros entre embarque, desembarque e trânsito.

O Concais atendeu 20 navios, com um total de 211 escalas, em 165 dias corridos de temporada e 104 dias de operação, representando uma taxa de 63% de utilização do terminal, neste período. Ao longo da temporada 2012/2013, passaram em média 8 mil passageiros por dia de operação.

Entre os dias de maior movimento destacou-se o dia 9 de fevereiro, quando o Porto de Santos recebeu 8 transatlânticos em operação especial para o Carnaval, movimentando 37 mil passageiros entre embarque, desembarque e trânsito. Ainda em fevereiro, no dia 16, foi registrada a passagem de 27 mil pessoas, quando 6 navios atracaram no complexo. “Para receber este grande número de pessoas foram realizadas várias reuniões com autoridades e outros intervenientes na operação de navios de passageiros, e o resultado foi bem positivo”, declarou o diretor de operações do Concais, Flávio Brancato.

Vale também o destaque para os sábados de dezembro e janeiro, dias em que a média do fluxo de passageiros foi de 23 mil por dia.

Operação

“O regramento de entrada de ônibus e outros veículos regulamentados de transfers dos passageiros, no pátio do terminal, assegura a eficiência da operação. A mudança do fluxo de trânsito separando a chegada de quem vem pelo sistema Anchieta – Imigrantes foi importante para a operação. O projeto foi elaborado pela CET, o Concais providenciou a confecção das placas e a instalação foi feita pela CODESP. A temporada foi tranquila e satisfatória de forma geral. A cada ano a logística é aprimorada e a qualificação dos profissionais da equipe do Concais certamente traz bons resultados. Atribuímos ainda o sucesso a todos que trabalharam para o atendimento aos passageiros, autoridades, empresas terceirizadas, empresas de fretamento, etc.”, diz Brancato.

O terminal também se destaca pelo compromisso com o meio ambiente e o apoio constante à ações de conscientização socioambientais. Uma dessas ações foi a participação de atores caracterizados como personagens temáticos durante a temporada. Além de auxiliarem na operação, eles também conscientizaram os turistas sobre questões como descarte correto do lixo e prevenção da dengue.

Cais Outeirinhos 

Trecho em que as obras já começaram em Fevereiro. 
Na época, várias das estacas que serviram de base para o
novo cais já haviam sido instaladas.
Já em andamento, a obra de alinhamen- to do Cais de Outeirinhos é um investi- mento do Governo Federal, por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que possibilitará a atracação contínua de 6 navios em frente ao Concais. Serão 1.320 metros lineares de cais e a faixa primária atingirá até 50 m de largura. A obra possibilitará o traslado de passageiros, em embarque e desembarque, na parte interna do cais santista, o que reduzirá o fluxo de veículos na malha viária.
Texto (©) Copyright Assessoria de Imprensa Concais.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui