Douro Azul lançará dois navios em 2014

0
Rio Douro

Ao contrário do resto da Europa, onde há muitos estaleiros fluviais e personagens relacionados, em Portugal há apenas um, a Douro Azul, com a qual todas as companhias fluviais americanas trabalham.

“Meu modelo de operação é que eu não quero vender no varejo”, disse Mário Ferreira, fundador e CEO da Douro Azul, durante uma entrevista em Porto no início deste mês, entre mordidas de sardinhas assadas na área externa dos escritórios recém reformados da companhia. “Quero focar na operação… e nós ajustamos nossa operação para cada marca, de modo que cada navio é único no design e na concepção.”

Ferreira constrói os navios fluviais que navegam no rio Douro, mas não os vende; eles permanecem sob propriedade da Douro Azul, e são fretados para outros operadores. Essa é a maneira que a Douro Azul prefere para fazer negócios e, portanto, essa é a forma que as linhas fluviais americanas encontram para fazer negócios por lá.

Novos navios serão operados pela Viking River Cruises
que anunciou, recentemente, que também entrará no mercado
de cruzeiros marítimos. Clique aqui para ver.
“Eu posso crescer mais rápido dessa maneira”, disse ele. “E eu acredito que eles não estarão competindo comigo, assim como eu não irei competir com eles. Todo mundo acaba feliz.”

Tal como no resto da Europa, a Douro Azul está vendo uma crescente demanda por novos navios e, conseqüentemente, introduziu duas novas embarcações no mês passado e lançará mais dois no próximo ano.

No final de março, a Douro Azul organizou uma cerimônia de batismo dupla com presença de estrelas de cinema (clique para ver) para o Amavida que tem capacidade para 106 passageiros, e que operá fretado para a AmaWaterways por pelo menos cinco anos, o Queen Isabel, que acomoda 118 passageiros, e foi fretado pela Uniworld Boutique River Cruise Colecction. 


Os novos navios de cruzeiro no rio estão realizando um circuito clássico pelo Rio Douro, entre Porto e Vega Terron, Espanha, através da famosa região vinícola do Douro, Patrimônio Mundial da Unesco.

Os dois navios Douro Azul vai lançar no próximo ano serão afretada pela Viking River Cruises (por enquanto, a Viking está fretando o Douro Viking, com capacidade para 124 passageiros, antes nomeado Douro Spirit,  lançado em 2011, e que até então era fretado para a Uniworld).

Ferreira disse que os novos Vikings estreantes em 2014 terão 53 cabines cada e um design diferente do dos últimos navios, mas não deu mais detalhes.


De acordo com Ferreira, é possível construir um navio em Portugal com um valor entre 16.300 mil dólares e US $ 17 milhões. Os navios fluviais em Portugal são consideravelmente menores do que os da Europa devido ao bloqueio restrições sobre o Douro, mas o preço é cerca de metade do praticado no restante da Europa. 
“Se é assim, por que não exportar embarcações?” Ferreira disse, falando timidamente sobre oportunidades de negócios futuros para além de Portugal.
Texto (©) Copyright Travel Weekly (adaptado).
Imagens (©) Copyright Nuno Ramos e Viking.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui