Holland America Line completou 140 anos em Abril

4

Na última semana a Holland America Line, hoje parte do grupo Carnival, completou 140 anos de existência. No início de sua rica história, a companhia holandesa serviu como ligação entre a América do Norte e a Europa para imigrantes, até, pouco a pouco transformar-se no que é hoje, uma empresa de cruzeiros de lazer. Para ver mais sobre toda a história, visita o blog da Holland America PT, clicando aqui.

No Brasil, a companhia há muitos anos realiza cruzeiros, porém, não em viagens de cabotagem. O mais próximo disso, aconteceu no final da década de 90, quando o ex-Rotterdam de 1959, principal navio da companhia por muitos anos, fez duas temporadas com embarque em Santos. Na época, a embarcação já não era parte da frota da HAL, e sim, operado por uma subdivisão da Premier Cruises, com o nome de Rembrandt. Entretanto, com toda sua tradição, e reputação conquistada nos anos de Holland America Line, era impossível desassociá-lo a companhia holandesa. Para ver mais sobre essa história, clique aqui.

Com a cidade de Santos, a Holland America possui uma história um tanto incostante, ao longo da última década fez várias passagens pela cidade, mas raramente mais de uma escala por temporada, e em várias sequer trouxe um de seus navios para o Concais. O último navio da companhia a passar por Santos foi o Veendam, em Março de 2011 (veja fotos dessa escala clicando aqui). Na temporada anterior, o navio da S-Class já havia estado em Santos, durante seu cruzeiro posicional para Nova York. Para a temporada 2012/2013, após uma temporada de ausência, estava prevista a estréia do Prinsendam na cidade, porém, por conflito de datas, e questões de regulamento e infraestrutura a escala não se realizou.

Em anos anteriores, navios como o Rotterdam, que realizaram temporadas na América do Sul, fizeram escalas em Santos. Em 2006, o então flag-ship da frota, Rotterdam VI fez sua primeira escala na cidade em um dia chuvoso e cinza. Para ver fotos desse dia, clique aqui. Por enquanto, não estão previstas mais escalas em Santos para as próximas temporadas. Já para outros portos brasileiros, a temporada 2013/2014 trará o Zaandam, o Prinsendam e o Maasdam. Portos como os de Belém, Rio de Janeiro, Manaus e Salvador, costumam ser presença certa nos cruzeiros da companhia.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

4 Comentários

  1. Caro Daniel Capella,
    agradecidos pelo seu post sobre os 140 anos da Holland America Line e o respectivo link para o nosso post.
    Mantenha o entusiasmo no seu belo blogue de informação sobre cruzeiros.
    Um abraço da equipa da
    HAL PT

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui