Resumo: Temporada 2013/2014 do Brasil já está completamente definida

16
MSC Preziosa, que será única novidade
da temporada. 

Após o anúncio da temporada 2013/2014 da Pullmantur, a próxima temporada brasileira de cruzeiros já está praticamente definida. Após vários anos de crescimento sem precedentes, a temporada de cruzeiros brasileiro sofrerá uma redução significativa no número de leitos, e consequentemente no número de passageiros transportados. Após a Royal Caribbean se adiantar e retirar um navio da costa brasileira ainda em 2012/2013, Costa, Ibero e Pullmantur seguiram o mesmo caminho, e terão oferta reduzida na região. A única armadora que manterá sua presença é a MSC, que será a única também a trazer um novo navio ao país. Outro ponto positivo será o lançamento da BCR – Brazilian Cruise Representative no mercado, com o fretamento de um navio.

MSC – Semelhante a 2012/2013, mas com novos navios

Após a esperada estréia do MSC Fantasia no Brasil, a MSC fará uma temporada evolucio- nária, substi- tuindo dois dos navios que vieram em 2012/2013, por outros dois de mesma capacidade, nos mesmos roteiros. Essa será a principal novidade, a frota; no Brasil, o MSC Preziosa, mais novo e maior navio da companhia substituirá o Fantasia nos roteiros com embarque em Santos rumo ao Nordeste, e na Argentina, o MSC Poesia, que virá pela primeira vez à América do Sul, passará a realizar os roteiros com embarque em Buenos Aires e destino ao Brasil.

Além destes dois, retornarão o MSC Magnifica, que novamente realizará a rota do Prata desde Santos, e o MSC Orchestra, que além de realizar os roteiros desde o Rio de Janeiro como na atual temporada, iniciará sua temporada em Santos, com mini-cruzeiros a partir do começo de Novembro. Com relação a roteiros, a principal novidade será a volta das escalas em Ilhéus nos roteiros ao Nordeste com embarque em Santos, que serão realizados pelo Preziosa. E a maior oferta de cruzeiros ao Prata desde Santos, já que o Magnifica, que chegará no final de Novembro, realizará exclusivamente este roteiro, semanalmente até o final de Março de 2014. Clique aqui para ver mais.


Costa – Redução abrupta, e flag-ship no Brasil

Após sua maior temporada da história, com quatro navios de grande porte e dois de seus mais novos navios na América do Sul, a Costa terá uma temporada bastante apagada, com uma substancial redução na oferta para o Brasil. A companhia havia planejado trazer para 2013/2014 oferta semelhante, com a entrada do Costa Pacifica nos roteiros do Serena (embarque em Buenos Aires), que substituiria o Fortuna nos roteiros com múltiplos portos de embarque (Santos, Rio, Buenos Aires e Montevideo). Entretanto, após uma mudança de diretoria e de prioridades, a companhia italiana passou a focar no mercado europeu. Dessa forma, anunciou, com certo atraso, em Novembro, que irá ter somente o Favolosa e o Fascinosa na América do Sul.

Pela primeira vez em muitos anos, a companhia mudou completamente seus roteiros, dedicando um navio ao Brasil, o Fascinosa, e outro à Argentina, o Favolosa. As viagens com partida de Santos do Fascinosa não escalarão o Rio de Janeiro, como costume e terão destino ao Prata e ao Sudeste. Os passageiros que embarcam na capital do Rio, terão somente opções ao Prata, com o Favolosa, que terá como principal porto de embarque a cidade argentina de Buenos Aires. Os dois navios são os maiores e mais novos da companhia, sendo que o Fascinosa é o porta-estandarte da empresa, seu flag-ship. Para ver mais detalhes, clique aqui.

Royal Caribbean – Clássico Splendour para manter um pequeno mercado na região

Primeira a anunciar sua temporada ainda em Outubro, a Royal Caribbean terá uma temporada pratica- mente igual a 2012/2013; terá o Splendour no Brasil de Dezembro ao final de Abril, com embarques em Santos para o Prata. Apesar de um dos menores navios da Royal, o Splendour é um dos mais festejados de todos os tempos no Brasil, sendo o primeiro de grande porte a vir ao país, ainda em 2000, quando realizou sua primeira temporada na região.

Devido as alterações em vários roteiros ao redor do mundo, esperava-se que a companhia pudesse trazer mais um navio ao país, ao menos igualando a oferta de anos anteriores com dois navios da classe Vision. Como demonstrado depois em entrevistas, porém, a Royal hoje trata o Brasil com uma estratégia diferente: quer atrair os passageiros brasileiros para seus navios no exterior, abrindo mão do aumento da oferta no Brasil, já que a operação na região é problemática e pouco lucrativa, segundo seus executivos. Assim, para não abandonar completamente a região, e ter uma amostra de seus serviços e navios para o mercado, a empresa mantém o Splendour com embarques em Santos. Para ver mais, clique aqui.

Ibero – Aposta no mercado europeu de inverno, e um só navio no Brasil

A Ibero Cruceros seguiu a linha de raciocínio de sua empresa-mãe, a Costa Crociere, e abriu mão de ter três navios na América do Sul para poder apostar no mercado europeu de inverno. Assim, somente o Grand Mistral e o Grand Celebration realizarão a temporada, com embarques no Brasil e Argentina, respectivamente. O Grand Holiday seguirá no Mediterrâneo, realizando embarques em Barcelona, para cruzeiros mais longos, de 7 a 11 noites.

O único navio a realizar embarques no Brasil será o Grand Mistral, que ainda assim, não terá seus cruzeiros exclusivamente destinados ao mercado brasileiro. Em uma manobra inteligente, mas de certa forma prejudicial ao mercado brasileiro, o Mistral realizará os roteiros de embarque múltiplo, que a Costa não oferecerá mais. Haverá embarque em Santos, Rio de Janeiro, Itajaí, Montevideo e Buenos Aires, em roteiros de 8 e 9 noites. Já o Grand Celebration estará mais uma vez baseado em Buenos Aires, realizando cruzeiros ao Brasil; nestes roteiros não estão previstos embarques no Rio de Janeiro. A Ibero (e a Costa) decidiram extinguir essa prática na última temporada (dedicar navios a um certo mercado e permitir embarques em outro), as mudanças drásticas (e a diminuição da oferta no Brasil) que a empresa vêm passando, porém, poderão fazer com que estes voltem a existir. Clique aqui para ver mais.

Pullmantur – Mudança de planos e foco nos mercados hispânicos

Em Outubro de 2012, a Pullmantur havia anunciado que teria novamente no Brasil o Horizon, somando-se a sua frota de três navios na América do Sul. A mudança seria possível porque sua frota voltaria a crescer, com a entrada em serviço do Monarch, sendo assim possível oferecer roteiros no Caribe e ter quatro navios na América do Sul. Todavia, o futuro é um livro aberto, e os planos mudaram. Causando prejuízo financeiro para sua matriz Royal Caribbean, e pressionada para voltar a ter lucro, a empresa resolveu transferir o Zenith para sua filial Croisières de France, o que trouxe consequências à sua operação sul-americana. Com dois navios na frota da CDF, foi decidido que era hora de oferecer cruzeiros no Caribe ao mercado francês, e o Horizon, que se somaria aos navios no Brasil, acabou dedicado a essa operação.

Nestas condições, a companhia espanhola não teve opção, e precisou seguir com somente três navios na América do Sul: Empress, Sovereign e Zenith. O outro navio da frota, o recém transferido Monarch, estará baseado anualmente no sul do Caribe, mercado que a Pullmantur espera dominar, como parte de seu novo plano de focar em outros mercados hispânicos, além do espanhol propriamente dito. Dentro desta estratégia, outra mudança significativa para o mercado brasileiro: a empresa acabou por dedicar o Zenith ao mercado argentino, para diversificar seus portos de embarque. Como anunciado em Março, o navio que virá ao Brasil com as cores da CDF, mas operando para a Pullmantur, realizará embarques em Buenos Aires, com destino ao Brasil. Será possível embarcar no Rio nesses roteiros. Além do Zenith, o Empress realizará cruzeiros ao Prata, mas com embarque em Santos, e o Sovereign será destinado ao Nordeste, com embarques em Santos e Rio de Janeiro. Clique aqui para ver mais detalhes.

BCR – Pela primeira vez em anos com um navio, mas já com muita experiência

Após vários anos nos bastidores, nessa temporada, a BCR voltará a atuar direta- mente no mercado de cruzeiros, fretando um navio para sua própria operação. A empresa de Milton Sanches tem muita tradição; foi fundada em 1992, e desde então, trabalhou com empresas como a Premier Cruises, CVC, Pullmantur, Ibero Cruceros e Arcalia (Classic International Cruises), inclusive fretando navios em outras oportunidades. Para a temporada 2013/2014, firmou uma parceria com a Louis Cruises, e trará o Louis Aura, ex-Orient Queen, para os cruzeiros no Nordeste.

Nas últimas temporadas, a BCR era parceira da Pullmantur nos roteiros com escala em Fernando de Noronha, porém, diante da falta de navios da companhia para realizar tais roteiros, e da falta de interesse desta em fretar um para não abandoná-los, a BCR resolveu atuar por conta própria. A idéia era ter tido um navio na região já em 2012/2013, mas as condições do mercado na época não permitiram tal operação. Para a temporada seguinte, o fretamento está confirmado; o Louis Aura chegará ao Brasil em 28 de Novembro de 2013. Até o final de Março do ano seguinte o navio que tem capacidade para 700 passageiros, transportará de 14,000 a 16,000 passageiros, em roteiros que passarão por Recife (porto-base), Natal, Fernando de Noronha, Fortaleza e João Pessoa (Porto de Cabedelo). Para mais informações sobre a temporada 2013/2014 da BCR no Nordeste, clique aqui.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright MSC, Daniel Capella e Bart de Boer.
Compartilhar

16 Comentários

  1. No Brasil, só vejo lucro para a MSC e BCR. Talvez os Argentinos salvem a Costa, O Splendour
    tem um público cativo e o desastre mesmo será a
    Ibero.

  2. vcs conseguem comprar cruzeiros pela internet diretamente como faziamos antes pela americanas viagens? tem algum site confiavel ou somente por fone?

    obrigada navegantes!!

    • Por isso mesmo já comprei meu pacote ontem. comprei no Msc Preziosa pelo desconto que recebi visto ser compra antecipada e tb por ser sócio Msc Club já comprei no Yacht Club. Pior que já estou ansioso, haha..

    • Você comprou ontem e já está ansioso, imagine eu que comprei em 1 de dezembro de 2012 para o Preziosa no Yacht Club YC3 em janeiro de 2014. Mesmo tendo viajado depois que comprei o Preziosa no Fantasia e no Magnifica.

      H.

  3. Daniel vc sabe me respnder entao o que resta de opçao de embarque no rio de janeiro??
    pq no site da agatux o favolosa, nao vai fazer embarque aqui no carnaval, é isso mesmo, esta confirmado?

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui