Termina a temporada 2012/2013; 20 navios fizeram escala em Santos.

3
Apesar da expectativa de movimentar mais passageiros, e de fazer outra temporada recorde, o Concais fechou 2012/2013 com números expressivos, mas semelhantes aos das últimas temporadas. Cerca de 845 mil passageiros passaram pelo terminal, entre embarques, desembarques e trânsito. O terminal esperava receber 1,1 milhão, número bem semelhante ao da temporada anterior, 2011/2012, isso porém não foi possível. Na temporada encerrada na segunda-feira, o Concais operou durante 104 dias, atendendo a 211 escalas, realizadas pelos dezenove diferentes navios a baixo. O dia de maior movimentação foi 9 de Fevereiro, quando sete navios embarcaram para cruzeiros de Carnaval.
O primeiro navio a atracar em Santos desde Maio de 2012, foi o AIDAcara, que chegou nas primeiras horas do dia 9 de Novembro, e deixou a cidade somente depois das 22 horas. Ao contrário de temporadas passadas, o navio que é destinado ao mercado alemão fez somente mais uma escala na cidade em Dezembro, e seguiu de volta para a Europa. 
Logo depois, no dia 13 de Novembro foi a vez do MSC Magnifica protagonizar a primeira estréia da temporada. O mais novo navio da classe Musica nunca havia estado no Brasil antes foi o segundo navio a chegar e embarcou na cidade até o final de Março. 

No dia seguinte, 14 de Novembro, o Grand Mistral, da Iberocruceros retornou para sua oitava temporada consecutiva no Brasil. Realizou até o começo de Março vários roteiros para o Nordeste e Prata, sempre e quase exclusivamente, com embarque em Santos.

No dia 27, o Grand Celebration, que em outras temporadas ficou baseado em Santos, realizou sua única escala da temporada na cidade. Finalizando sua travessia atlântica, deixou a cidade naquele mesmo dia e seguiu para Buenos Aires, seu porto-base.

Neste mesmo dia, a mais esperada estréia da temporada aconteceu. O dia 27 também marcou a primeira escala do MSC Fantasia em Santos. Maior navio da temporada, o colosso da MSC Crociere realizou roteiros semanais ao Nordeste até o início de Março, quando retornou para a Europa. 

Um dia depois, o primeiro navio da Pullmantur chegou para a temporada 2012/2013. O Empress, surpreendeu com uma inesperada nova aparência azulada, e bem diferente da anterior. Foi um dos navios que mais escalou na cidade na atual temporada, empatado com o Zenith e o Splendour, em segundo lugar com 25 escalas.

Visitante ilustre, o Seven Seas Mariner realizou três escalas em Santos nesta temporada, a primeira, aconteceu no dia 29 de Novembro. Retornou depois em Novembro, e mais tarde em Fevereiro, sempre em cruzeiros internacionais com passageiros em trânsito. 
O Zenith chegou envolto em mistério. Esperava-se que também tivesse as novas cores da Pullmantur. Mas no dia 5 de Dezembro, o que se viu foi um navio ainda com com a mesma chaminé vermelha e logo ñ que ostentou nas últimas temporadas. Fato, depois explicado por sua futura transferência para outra marca do grupo Royal Caribbean. 

Diferente do Zenith, o Sovereign chegou no dia seguinte, 8 de Dezembro, com o novo casco azul e logo ondulado. Maior navio da frota da Pullmantur, realizou cruzeiros para o Nordeste, interporting no Rio de Janeiro até meados de Março.

Talvez o mais tradicional navio no Brasil, e único da Royal Caribbean a escalar no Brasil em 2012/2013, o Splendour of the Seas chegou no dia 9 de Dezembro. Após uma longa temporada, foi o responsável por encerrar a temporada na última segunda-feira (clique aqui para ver mais fotos). 
Em 12 de Dezembro de 2012, data simbólica, o Marina, da Oceania Cruises fez sua estréia em Santos. Em longo cruzeiro entre a Europa e a Polinésia. Construído em 2010, realizou apenas esta escala na cidade, abrindo a temporada sul-americana da Oceania que teve continuidade mais tarde com o Regatta.
Também só de passagem esteve o Costa Serena, que após sua temporada de estréia, 2010/2011, retornou a Santos somente para duas escalas, enquanto se encaminhava ou voltava de seu porto-base Buenos Aires. Fez escala somente em 11 de Dezembro e 27 de Março. 
Primeira novidade das duas que a Costa Crociere trouxe para a temporada 2012/2013, e segundo dos quatro que a companhia trouxe a chegar, o recém inaugurado Costa Fascinosa, possuía pouco mais de oito meses quando aportou pela primeira vez no Concais, em 13 de Dezembro. Na próxima temporada, em compensação será o único navio da Costa na cidade. 

Presença sempre constante, a SilverSea trouxe nesta temporada somente o Silver Cloud, que fez apenas uma escala em 17 de Dezembro, durante cruzeiro internacional. Com passageiros em trânsito, realizava cruzeiro entre Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Três dias depois da estréia do Fascinosa, foi a vez de seu irmão mais velho Costa Favolosa chegar para a temporada. A outra estréia da Costa para a temporada, o Favolosa realizou cruzeiros semanais ao Nordeste até o início de Março e foi palco do cruzeiro Emoções em Alto Mar, de Roberto Carlos. 

No dia seguinte, o último navio a se juntar aos que iriam realizar roteiros regulares chegou. O Costa Fortuna,  embarcou em Santos para roteiros para o Prata pela terceira vez seguida, realizando sua quarta temporada sul-americana, já que tinha estreado no Brasil em 2006/2007.

Depois do Fortuna, só em Fevereiro novos navios chegaram a Santos. No dia 09 foi a vez do Regatta, da Oceania Cruises, fazer sua estréia em Santos. O navio, parte da R-class, substituindo o Insignia (foto), que esteve fretado a Hapag-Lloyd Cruises da Alemanha. Além da inaugural, realizou outras duas escalas em Santos.

Logo em seguida, no dia 10, um navio inesperado chegou pela primeira vez ao porto: o Adonia da P&O Cruises. Após cancelar a escala em Buenos Aires por conta dos problemas diplomáticos entre a Argentina e a Inglaterra, país de seu armador, o Adonia programou uma escala em Santos, fazendo a primeira escala da P&O na cidade em mais de uma década. Curiosamente, o Adonia é parte da mesma R-class que o Regatta, que estreou dias antes no porto. 

Logo em seguida, no dia 2 de Março, o Voyager, da Voyages of Dicovery, chegou a Santos pela primeira vez. Em viagem inaugural por sua companhia, o navio realizou um cruzeiro bastante completo pela América do Sul e Caribe, com escala nos principais portos dessas regiões, incluindo Santos. 
No dia 4, somente dois dias após a estréia do Voyager, foi a vez do Crystal Serenity entrar no porto de Santos pela primeira vez. O navio bastante luxuoso da Crystal Cruises acabou adiantando sua escala que estava prevista para o dia 5, e chegou na tarde do dia 4, realizando uma escala com pernoite, a única da temporada (com passageiros). 
Além desses vinte navios, também estavam previstas escalas em Santos do Prinsendam, da Holland America Line, e do l’Austral, da Compagnie du Ponant. Nenhuma dessas, infelizmente, ocorreu, e o total de navios da temporada 2012/2013 acabou ficando abaixo da 2011/2012, quando o porto recebeu 23 navios. Veja em breve mais detalhes sobre o cancelamento da escala do Prinsendam, fornecidos pelo Concais. 
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Heitor Guedes (Crystal Serenity) e Daniel Capella (demais).
Compartilhar

3 Comentários

  1. Bom daniel existe um erro de informaçao a respeito do Sovereign ele nao fez roteiro rumo ao Prata e sim rumo ao Nordeste
    Maior navio da frota da Pullmantur, realizou cruzeiros para o Prata, interporting no Rio de Janeiro até meados de Março.

  2. Daniel,

    já vejo um absurdo para a temporada 2013/14, o Louis
    Aura, navio de 45 anos, está mais caro que o Preziosa. É brincadeira!!!

    Eduardo Berbert

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui