AIDA abandonará Brasil em 2014/2015

5
AIDAvita no Amazonas: visão que já é passado.

Após uma grande diminuição na oferta na América do Sul em 2012/2013, a AIDA Cruises, marca de cruzeiros alemã da Carnival Corp., terá em 2013/2014 uma temporada bem completa na região. Enquanto na temporada recém encerrada o AIDAcara, responsável por essas rotas, realizou apenas um cruzeiro pela Patagônia, dois posicionais e duas travessias atlânticas entre Europa, Brasil e Argentina, em 2013/2014, o navio realizará temporada completa com 9 cruzeiros, além dos dois transatlânticos, chegando a Santos em 16 de Novembro e retornando à Europa somente em 7 de Março. Ironicamente, a temporada mais longa e completa será uma despedida do Brasil para a AIDA, que é operada pela Costa Crociere, assim como a Ibero Cruceros.

Desde a temporada 2010/2011, a AIDA passou a investir no Brasil como um dos destinos para seus passageiros alemães. Em sua temporada de estréia, teve, além do AIDAcara no Sudeste e Patagônia, o AIDAvita no Norte, com algumas passagens pelo Rio Amazonas. Na temporada seguinte, 2011/2012, chegou a realizar saídas regulares de Manaus e Santo Domingo, no Caribe, para roteiros de 14 noites pela região do Amazonas. Já o AIDAcara, realizou uma temporada bastante semelhante a de estréia, com praticamente a mesma quantidade de roteiros. Em 2012/2013 veio a revira-volta no Sudeste, redução extrema das saídas, com pouco mais de um mês na América do Sul entre sua primeira e última escala em Santos, seu porto-base junto a Buenos Aires.

Já para o Norte a mudança veio em 2013/2014. A temporada que foi anunciada pela AIDA já há um bom tempo, não incluí nenhuma viagem ao Rio Amazonas, nem escala em portos brasileiros que não os do Sul e Sudeste. Em vez de vir ao Brasil e Caribe, o AIDAvita ficará no arquipélago das Canárias e na Madeira, realizando cruzeiros por essa região, que é bem popular para passageiros alemães. Enquanto isso, a companhia anunciou que o AIDAcara retornaria para uma temporada completa, como já descrito a cima, no Sudeste.

AIDAcara em Recife

O que parecia ser uma retomada dos roteiros na região por tempo indeterminado, provou-se ser na verdade uma despedida. Ao anunciar a temporada 2014/2015 a AIDA trouxe a má notícia para o mercado brasileiro: após Março de 2014 não tem volta prevista ao país. Para aumentar a capacidade no Caribe, mantendo a oferta em outras regiões, na mesma linha de raciocínio que a matriz Costa Crociere tem trabalhado, a AIDA trocou alguns navios, e optou por retirar o único que teria na América do Sul.

Os motivos para isso não foram apontados oficialmente, mas são claramente distinguíveis. Já há certo tempo nos bastidores era possível ouvir queixas da falta de infraestrutura na região, em se comparando com portos europeus, da falta de experiência dos terminais locais em lidar com o tipo de operação da AIDA, diferente do que estão acostumados, e principalmente da falta de procura para os roteiros. Esse último fator pode ter sido determinante, especialmente para uma companhia que construiu sete navios nos últimos anos, e precisa de boa margem de lucro para quitá-los. Certamente, porém, pesaram para a decisão os problemas de logística locais, as tensões políticas do extremo sul americano, e as altas taxas de operação, além da já citada falta de infraestrutura adequada em muitos dos portos.

AIDAbella, um dos navios da nova geração da companhia, a Sphinx Class. 

Assim, mantidas as configurações da atual temporada na Ibero, e com a já anunciada temporada da Costa Crociere, o grupo Costa terá somente quatro navios na América do Sul, contra os nove da recém terminada temporada 2012/2013, que será, aparentemente por muito tempo, a maior do grupo na região. Abaixo, mais detalhes sobre as duas próximas temporadas da companhia alemã.

2013/2014
Canárias (+ Madeira e Cabo Verde): AIDAstella, AIDAblu e AIDAvita;
Mediterrâneo (Verão Boreal): AIDAvita, AIDAsol, AIDAblu, AIDAdiva, AIDAmar, AIDAaura;
Norte da Europa (Verão Boreal): AIDAbella, AIDAcara, AIDAstella, AIDAmar, AIDAluna, AIDAsol;
Adriático e Ilhas Gregas (Verão Boreal): AIDAaura;
Mar Negro (Verão Boreal): AIDAaura;
Mar Vermelho: AIDAmar;
Dubai: AIDAdiva;
Ásia: AIDAaura;
Caribe e América do Norte: AIDAbella, AIDAluna;
América do Sul: AIDAcara;

2014/2015
Canárias (+ Madeira e Cabo Verde): AIDAblu, AIDAstella e AIDAcara;
Mediterrâneo (Verão Boreal): AIDAdiva, AIDAblu, AIDAvita, AIDAmar;
Norte da Europa (Verão Boreal): AIDAbella, AIDAcara, AIDAluna, AIDAmar, AIDAsol, AIDAstella;
Adriático e Ilhas Gregas (Verão Boreal): AIDAaura;
Mar Negro (Verão Boreal): AIDAaura;
Mar Vermelho: AIDAsol;
Dubai: AIDAdiva;
Ásia: AIDAaura;
Caribe a América do Norte: AIDAbella, AIDAluna e AIDAvita.
América do Sul: —/—

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Gilmar Nazaré Guedes Leal, Diogo Kyrillos e Ricardo Martins.
Compartilhar

5 Comentários

  1. Conforme a crise vai dando sinais de melhora, os navios vão sumindo daqui. Quando parece que não vai diminuir mais, aparece um novo comunicado de diminuição.

  2. Acho que não é apenas isso. Que tal falta de segurança para os turistas? Portos deficientes ou inexistentes? Locais de desembarque inadequados ou inseguros? Sujeira nas cidades? Falta de informações para o turista?… E mais um mjilhão de pequenas outras coisas. Em Belém, por exemplo, os navios pequenos atracam, os médio-pequenos ficam ao largo e os médios-grandes ficam em Icoaracia (ao largo) há mais de 15 km da cidade e sem local adequado para desembarque. Turista esfaqueado na orla, e por ai vai. Como podemos esperar que eles voltem?

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui