Melhores portos para cruzeiros do mundo, segundo a Fox News.

6

Em março a Fox News, emissora de televisão dos EUA, elaborou, com a ajuda de um executivo da Crystal Cruises, uma matéria com oito terminais de cruzeiros considerados por eles os melhores do mundo. Metade deles estão na Ásia, o que mostra o significado do investimento local no mercado de cruzeiros, que é novo na região. Os outros estão distribuídos entre os EUA, Canadá e Europa.

1 – Shanghai International Cruise Terminal, China

O Terminal Internacional de Cruzeiros de Shanghai foi completado em 2011. Localizado na China, o terminal fica, estrategicamente, na junção do Rio Yangtze com o Oceano Pacífico. O espaço conta com instalações de 40,000 metros quadrados e pode acomodar navios de até 87,000 toneladas. Por isso, é mais utilizado por companhias de luxo, como Regent Seven Seas, Oceania e Seabourn. Para navios maiores, há o terminal de Baoshan, há cerca de 20 km de Shanghai.

2 –  Canada Place Terminal, Canadá

Ampliado em 2001, o Canada Place Terminal é parte do Vancouver Convention Center e do Pan Pacific Vancouver Hotel. Foi o primeiro terminal construído para possuir atrações durante todo o ano, apesar de receber navios de cruzeiro apenas durante o verão local. Para isso, foram construídos junto ao terminal, quatro grandes palcos para shows de música, um cinema IMAX, e um grande gramado para festivais de todas as naturezas. 

3 – Fort Lauderdale Terminal 18, EUA

Este terminal foi construído pela Royal Caribbean, para atender exclusivamente os navios da companhia. A empresa precisava de um local para embarcar passageiros em seus dois gigantes Oasis e Allure of the Seas. Na ocasião, foi o maior terminal projetado para receber apenas um navio por vez. As instalações tem capacidade para lidar com 12,000 passageiros e sua bagagem em poucas horas. Faz parte do maior complexo de terminais de cruzeiro no mundo, localizado em Fort Lauderdale, na Flórida. Com 90 balcões de check-in e 157 TVs flat-screen, o terminal é capaz de completar todo o processo de check-in em apenas 15 minutos. Ficou pronto em 2009 e custou 75 milhões de dólares.

4 – Kai Tak Cruise Terminal, Hong Kong

O Kai Tak Cruise Terminal tem como um de seus principais acionistas a Royal Caribbean International, que possui 20% de suas ações. O novo terminal foi construído onde antes funcionou uma pista do antigo aeroporto Kai Tak, hoje desativado. O Terminal conta com duas diferentes construções e tem capacidade para operar com navios de até 220,000 toneladas, como o Oasis e o Allure of the Seas. A instalação custou 500 milhões de dólares e foi projetado pela Foster + Partners of London, empresa britânica conceituada que também participou de outros grandes projetos, como a Prefeitura de Londres.

5 – Marina Bay Cruise Centre, Singapore

Assim como o terminal de Hong Kong, o Marina Bay em Singapore pode acomodar navios de até 220,000 mil toneladas, ou seja, os maiores navios de cruzeiro da atualidade. Foi inaugurado em Maio de 2012, sob o mesmo custo que o Kai Tak Cruise Terminal, 500 milhões de dólares. Possui uma construção com um formato moderno, robusto e geométrico, possuindo vários mirantes e diferentes pontos de observação.

6 – Marine Façade, Rússia

Inaugurado em 2008, parte de um complexo de condomínios e prédios de escritório, de 3 bilhões de dólares, o Marine Façade em St. Petersburgo, Rússia, é um dos maiores terminais de cruzeiro da Europa. Apesar de relativamente novo, o terminal deverá passar por uma ampliação em breve, já que investidores estão em processo de aquisição de cerca 1600 hectares para expandir todo o complexo. St. Petersburg é o maior porto de cruzeiros da Rússia, o único do país voltado ao ocidente, no Báltico. Além de cruzeiros, recebe ferries de toda a região escandinava.

7 – Osanbashi Yokohama International Passenger Terminal, Japão

O Osanbashi Yokohama International Passenger Terminal é o principal terminal de cruzeiros de Tokyo, e serve as maiores companhias de cruzeiro. Está localizado a cerca de 80km da  capital do Japão. Alguns navios de cruzeiro luxosos e de menores proporções são capazes de seguir diretamente para o porto de Tokyo, mas esta prática não é muito comum. O terminal começou a ser projetado em 1995, quando o governo da região lançou um concurso internacional para definir o projeto, que teve 336 inscritos, sendo 324 de outros países que não o Japão. O concurso, vencido por uma empresa do Reino Unido, acabou sendo o maior relacionado a arquitetura já elaborado até os dias atuais.

8 – Tampa Terminal, EUA

O terminal de cruzeiros de Tampa, na Flórida, EUA, não é só moderno, como é bem localizado. De acordo com a Fox News, está localizado próximo a alguns dos melhores aeroportos do país. Como em Vancouver os projetistas quiseram integrar a construção com a cidade, e fizeram um terminal multi-uso, anexo a vários restaurantes, um shopping e o Florida Aquarium, além disso, existem vários bons hotéis bem próximos do local.

Texto (©) Copyright Daniel Capella, adaptado de Fox News.
Imagens (©) Copyright Fox News.

Compartilhar

6 Comentários

  1. Daniel, eu aposto com vc que as taxas desses lugares não estão tão caras como aqui no Brasil.. Aqui reformam uns armazéns velhos e acham que esta perfeito, ficam gastando dinheiro com estádios de futebol e ficamos sendo mal recepcionados nos portos. Brasil é uma vergonha, só dinheiro sendo jogado nos ralos e a gente que paga a conta, infelizmente!

  2. Daniel parabéns pela materia.São lindos esses Portos.Realmente ,onde vai nosso dinheiro que não vemos nada desse porte.Sem contar que é horrivel qdo temos que pegar onibus para embarcar no Navio.È uma vergonha.Concordo com Dimas,só pensam em estádios.Continue nos dando informações importantes para nós que gostamos de Cruzeiros.Abraços Eliana Frandsen.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui