MSC com navio no Brasil durante o ano todo?

3
Divina, que será primeiro navio da MSC a viajar o ano todo em um destino que não a Europa

Falando durante o apresentação do Road Show da MSC em Santos, no dia 2 de Maio, Sérgio Castro, executivo de vendas da companhia, trouxe a tona a questão dos navios no Brasil o ano inteiro.

Sérgio Castro durante o Road Show

Enquanto comentava sobre a intenção da operadora de construir um terminal de cruzeiros no Porto de Santos, Castro afirmou que a empresa tenciona também operar cruzeiros no país durante todo o ano.

Para isso, porém, é necessário que o terminal fique pronto o quanto antes, acrescentou o executivo. A ideia, ainda segundo ele, é manter um navio pelo menos na costa sul-americana, durante todos os meses do ano, para atender também as férias escolares de julho, e um público maior, que ocasionalmente não tenha férias entre novembro e março.

Em meados de 2011, a MSC manifestou interesse em construir e operar o segundo terminal de cruzeiros do porto de Santos, que fará parte do projeto Porto Valongo, que vêm sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal já há mais de cinco anos.

Na época, além da MSC, outra italiana, a Costa Crociere, havia manifestado interesse no terminal, assim como a norte-americana Royal Caribbean, e mesmo a brasileira CVC, que até então fretava e operava navios. Entretanto, a MSC foi quem levou a iniciativa mais a sério, chegando a contratar um escritório norte-americano de arquitetura e engenharia para desenvolver um projeto preliminar do terminal.

Ainda segundo Castro, além do maior período de temporada, o terminal proporcionaria condições para que a MSC investisse de forma mais contundente no mercado brasileiro, que lembrou que mesmo com a atual situação dos portos brasileiros – principalmente relacionada a falta de infraestrutura adequada, e as altas taxas praticadas – sua empresa trás o melhor de sua frota para a região. “Se aos trancos e barrancos estamos assim, como seria com tudo certinho?”, indagou.

Porto de Santos pode passar a contar com novo terminal da MSC

As declarações de Castro, curiosamente, contradizem o diretor geral da MSC Crociere para América do Sul, Roberto Fusaro. Em entrevista, o diretor afirmou que no momento, não existem planos de dedicar um navio a América do Sul durante o ano todo. Na mais recente edição drevista norte-americana Cruise Industry News, Fusaro se referiu ao mercado brasileiro como ‘sazonal, de Dezembro a Fevereiro, e então em Julho, o que faz o número de turistas menor em outros meses, e cria um desafio de negócio’.

Fusaro ainda acrescentou que os possíveis resultados obtidos no Brasil fora de alta temporada não seriam suficientes para competir com a alta temporada européia.

A última vez que uma companhia tentou operar um navio durante todo o ano no Brasil aconteceu em 2005, quando a CVC fretou o Pacific da Pullmantur. A operadora brasileira planejou operá-lo entre o Nordeste e Amazônia em um programa de inverno.

A tentativa, porém, mostrou-se um fracasso, e conseqüentemente não foi repetida. Clique aqui para ver mais sobre esta história, em especial do blog WorldCruises.com.

Texto (©) Copyright Daniel Capella
 Imagens (©) Copyright MSC e Daniel Capella.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Seria legal ter um Navio o Ano todo de preferencia saindo de Santos ,no meu caso.Com roteiros para varios lugares,se possivel ficar mais tempo em Montevideo,com destinos para outros Estados do Nordeste também.Vamos esperar o que acontece.Abraços Daniel.Eliana Frandsen

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui