Viking Ocean Cruises realizará temporada inaugural em 2015

0
Viking Star, que será o primeiro navio da companhia.

Em uma conferência em Beverly Hills, California, EUA, durante um coquetel e jantar em um hotel Hilton, foram divulgadas novidades de uma promissora start-up no mercado de cruzeiros, a Viking Ocean Cruises. A companhia será uma subdivisão da Viking River Cruises, que foi fundada em 1997, e hoje possui uma frota de 35 navios. A empresa, sediada em Los Angeles, apresenta um ritmo de crescimento intenso, e projeta operar 100 navios de cruzeiro fluviais nos próximos anos (12 entrarão em operação em 2014). Recentemente, a empresa inclui nos seus projetos futuros uma nova tarefa: expandir sua marca também para o mercado marítimo.

Star Theater, um dos maiores ambientes do navio. 

Para isso, a companhia havia encomendado dois navios no estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, em um contrato que depois acabou cancelado, e foi mudado para o estaleiro italiano Fincantieri. Após esse contrato, assinado em Julho de 2012, a empresa ainda entrou em acordo com o estaleiro para a construção de mais dois navios, em um contrato que inclui a opção de mais duas encomendas, totalizando em seis novos navios entre. Essas eram as únicas informações sobre a companhia disponíveis até o final da semana passada, quando Torstein Hagen, CEO da companhia (que já ocupou este cargo também em outras empresas como a tradicional Royal Viking Line), revelou toda a estratégia por trás das encomendas. 

A Viking Ocean Cruises iniciará suas viagens comerciais em Maio de 2015, quando seu primeiro navio, o Viking Star, será entregue pelo Fincantieri. A idéia da companhia é devolver o foco da viagem de cruzeiro, ao destino visitado, dando enfase a geografia, cultura, e história, e a bordo, a boa comida, conforto, e valor ao dinheiro. O público alvo é aquele que já não se interessa por navios muito grandes como os que vêm sendo construídos por grande parte das companhias, e querem voltar a fazer cruzeiros como um dia eles foram. 
Por isso, o Viking Star foi pensado de forma a parecer realmente um navio, não como os grandes navios atuais, que tem seu design exterior tensionado as cabines com varanda, e acabam quadrados e monótonos, para que se aproveite ao máximo a área externa com varandas. Haverá uma proa longa, muito utilizada entre as décadas de 50 e 70, e chaminé inspirada na do Prinsendam, originalmente Royal Viking Sun. O restante do navio será bastante semelhante aos navios da R Class, construídos pela Reinassance Cruises no final dos anos 90, e que hoje operam para diversas companhias.

 “É nossa interpretação que na corrida para construir navios maiores, muitas companhias perderão a visão do destino para o qual elas viajam” disse Torstein. “Em nossos novos cruzeiros marítimos estamos aplicando os mesmo princípios por trás dos nossos premiados cruzeiros fluviais, dos itinerários ao design dos navios; passando por excursões privilegiadas, e experiência a bordo que faz do destino o real foco” completou. Segundo o executivo, em pesquisa realizada nos navios fluviais de sua companhia, 84% dos passageiros afirmaram que gostariam de viajar também pelos mares com a Viking, o que pesou na decisão da empresa em entrar no mercado. 

Além disso, segundo ele, os passageiros da Viking afirmaram que os navios atuais se tornarão muito grandes e impessoais, passando muito pouco tempo nos portos. E que os pequenos navios em operação são ultrapassados e antigos, não oferecendo o produto esperado na hora da compra, geralmente muito cara (uma referência a companhias premium como a Oceania Cruises). Essas opiniões foram base para o design do Viking Star, que terá capacidade para 227 metros de comprimento e capacidade para 928 passageiros, em 47,800 toneladas. E também para o desenvolvimento dos roteiros, que terão em média mais tempo em porto que as outras companhias, com muitas escalas com pernoite, e não mais que um dia de navegação. 
Piscina principal, que terá teto retrátil.

A temporada inaugural da nova companhia acontecerá em 2015, pelo Mediterrâneo e Norte da Europa, em roteiros de 10 a 15 noites. A companhia ainda não definiu como serão suas temporadas de inverno; os navios poderão ficar o ano todo na Europa, ou se aventurar em outros mercados ainda não determinados. 

Faz parte da estratégia da Viking vender seus cruzeiros a preços justos, com tudo a bordo incluído, e também com o valor dos vôos de ida e volta ao porto de embarque já incluídos na tarifa do cruzeiro. Os valores começam de 421 dólares por dia por casal, em cabine com varanda (o Viking Star só possuirá cabines com varanda). Neste valor ainda estão incluídas excursões nos portos de escala, internet wi-fi ilimitada, serviço de concierge, alguns vinhos, outras bebidas alcoólicas, refrigerantes, cafés, serviço de lavanderia, serviço de quarto, taxas portuárias e transfer entre o aeroporto e o navio. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Viking Ocean Cruises. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui