Após incêndio, Pullmantur cancela cruzeiro do Zenith

0
Com todos os passageiros do incendiado Zenith já de volta à Espanha, a Pullmantur passou a analisar como prosseguir. O primeiro passo, foi o cancelamento do cruzeiro que partiria em 1º de Julho, para poder realizar uma avaliação mais extensa do dano causado pelo fogo, que queimou parte da casa de máquinas do navio na madruga de ontem
Zenith em Santos em fevereiro. 

Na ocasião, a companhia fretou ônibus e aviões para deslocar os passageiros de Marghera, para onde o Zenith foi rebocado, para o aeroporto de Veneza, e depois de volta à Espanha. Não há feridos entre os 1,672 passageiros, que são, em sua maioria de origem espanhola e portuguesa; havia também um grupo de 50 brasileiros, segundo o portal UOL.

O fogo foi detectado enquanto o Zenith navegava entre as cidades de Veneza e Ravenna. Danificado, o navio ficou à deriva até a tripulação o ancorou a cerca de 31 km de seu último porto, Veneza. Além da falta de propulsão, o incêndio fez com que os geradores principais parassem de funcionar, e foi necessário acionar os auxiliares, de emergência. Estes, porém, não restauram todos os serviços de bordo, e por várias horas, os passageiros e tripulação ficaram sem energia, internet, água corrente e ventilação. 

Segundo relatos, dois tripulantes tiveram ferimentos leves ao extinguir o incêndio, o que levou algumas horas para ocorrer. Ainda segundo relatos, a situação a bordo não é ideal; somente os cerca de 600 tripulantes permanecem a bordo do navio que continua sem serviços básicos. Mesmo assim, a Pullmantur só autorizou que seus funcionários passem uma horas por dia em terra, ainda que estes estejam ociosos a bordo. 

Horizon, que é gêmeo do Zenith.

A companhia informou ainda ontem que está pro- cessando os reembolsos de gastos com transporte e o valor total pago com o cruzeiro para os passageiros que foram levados de volta a Espanha, e ainda acrescentou que providenciará um desconto de 25% em cruzeiros futuros com a companhia. Já quem iria embarcar no dia 1º, além da opção de cancelamento e reembolso total, tem a opção de embarcar em qualquer outro roteiro da companhia espanhola publicado no catálogo de 2013, ou transferir seu cruzeiro para um roteiro do Horizon, da Croisières de France, com partida no próximo dia 30.

O Zenith deverá ser reparado no estaleiro italiano Fincantieri, que possui uma de suas filias em Marghera. Os cruzeiros do dia 7 e 15 de Julho estão a princípio mantidos, e serão realizados normalmente. Em Dezembro, o Zenith estará novamente no Brasil para mais uma temporada sul-americana; desta vez, com base no porto argentino de Buenos Aires, mas também com embarques em Santos e Rio de Janeiro. Antes, porém, passará por uma intervenção em doca-seca em Marselha, França, onde ganhará as cores da CDF, companhia para qual operará a partir de 2014.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Desconhecido e Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui