Fernando de Noronha BCR 2013/2014

0

Desde meados da década de 1990, o Arquipélago de Fernando de Noronha foi um destino regular para navios de cruzeiro durante a temporada brasileira. Os cruzeiros na região foram um sucesso até que em 2012/2013, foram simplesmente abandonados pela única empresa que operava por lá, a CVC/Pullmantur, por conta de flutuações do mercado, que deixaram a empresa sem navios para suprir todos seus roteiros.

Para ver fotos do interior do Louis Aura,
clique aqui.

Nesse ínterim, a BCR – Brazilian Cruises Reprentation -, empresa de mais de vinte anos de tradição, viu uma oportunidade. Há anos atuando em parceria com a própria Pullmantur, e anteriormente com a CVC, a BCR decidiu então atuar por conta própria, e sair dos bastidores. A empresa sempre foi a responsável por viabilizar a operação na região, possuindo as autorizações do Ministério Público Federal e órgãos reguladores ambientais para tal. Tanto, que antes da parceria com a CVC e mais tarde com a Pullmantur, a BCR fretava navios por conta própria para operar, em Noronha, e não só, mas também no sudeste, com navios como Funchal e Princess Danae.

A idéia era viabilizar mais uma vez o fretamento de um navio para operar em roteiros semelhantes aos operados pelo Ocean Dream na última temporada que este navio realizou no Nordeste, em 2011/2012. A operação ocorreria já na temporada seguinte, 2012/2013, mas as características específicas exigidas de um navio para a operação em Fernando de Noronha acabaram dificultando as negociações, e adiando os planos. A história foi diferente este ano, quando a empresa conseguiu viabilizar o fretamento do Orient Queen, da Louis Cruises, que será em breve renomeado Louis Aura, e virá ao Brasil já com esse nome. 
Logo da empresa.

Com capacidade para até 700 passa- geiros, o navio tem a dimensão ideal para operar na região, e chegará em Recife em 28 de Novembro deste ano, para iniciar sua temporada pelo Nordeste que terá escalas em Recife, Natal, Fernando de Noronha, Fortaleza e no Porto de Cabedelo (João Pessoa), serão, até 30 de Março de 2014, oitenta e oito escalas nestes portos, sendo Recife, Natal e Fernando de Noronha as localidades mais visitadas com 23, 21 e 21 escalas, respectivamente. Recife será o porto-base do navio, mas também será possível embarcar em quase todas os portos de escala, para os cruzeiros que variam entre 2 e 7 noites. A bordo, o sistema será o semi-incluído, que inclui cinco refeições de cozinha internacional, adaptadas ao paladar brasileiro, e bebidas alcoólicas e não alcoólicas durante as refeições.

A previsão da empresa é transportar entre 14,000 e 16,000 passageiros na temporada que terá pouco mais de quatro meses. Para isso, além de vender pacotes por conta própria, também os disponibilizará através da CVC, que inclusive lançou um hotsite com detalhes do navio e roteiros. Quem adquirir os pacotes, que podem ser divididos em até 8 parcelas, ganhará gratuitamente dois passeios em Fernando de Noronha, um terrestre e um marítimo, as demais excursões são opcionais e pagas a parte. 
O Louis Aura foi inaugurado em 1968, para a então Norwegian Caribbean Line, hoje Norwegian Cruise Line, na época ainda administrada pela família Kloster, que havia fundado-a pouco antes. Após ser vendido, na década de 90, passou por outros operadores, como a Festival Cruises, e desde 2006 opera para a cipriota Louis Cruises. Com 15,781 toneladas, já esteve no Brasil em 2009/2010, sua já citada capacidade é de 700 passageiros. O navio, que foi reformado no começo dos anos 2000, e apresenta ótimas condições de conservação opera nas Ilhas Gregas, em roteiros de três e quatro noites, durante grande parte do ano. Fotos dos seus interiores estão disponíveis neste link.
A BCR, fundada em Outubro de 1992, é uma empresa sediada em São Paulo, com filiais em Recife (atualmente desativada) e Fernando de Noronha. Foi pioneira no mercado de cruzeiros brasileiro, ao fretar navios como o Funchal, o Princess Danae e o Seawind Crown e trazê-los ao Brasil no final dos anos 90, e mais tarde em 2004, quando seu Diretor Presidente, Milton Sanches montou o Departamento Marítimo da CVC (que chegou a ter seis navios no Brasil em uma única temporada), o qual dirigiu até o ano passado. Milton, que também está a frente do atual projeto da empresa, é formado em direito na USP e ainda fundou a Mappin Turismo, e foi conselheiro da ABAV. Além disso, participou ativamente da fundação da BRAZTOA e da ABREMAR, atualmente CLIA ABREMAR.
Para 2014/2015, os projetos da empresa são ambiciosos. Além de manter a operação em Noronha, a BCR pretende voltar ao Sudeste, com viagens a partir de Santos, duplicando sua movimentação de passageiros. A esse respeito, veja em breve no blog WorldCruises.com mais detalhes. 
Agradecemos a Milton Sanches pela contribuição com a matéria. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella
 Imagens (©) Copyright Ana Rita Pedroza e BCR.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui