Navios por Dentro: Europa 2

0
Ao contrário do Ocean Countess, primeiro navio retratado na série Navios por Dentro, de Rui Agostinho, o Europa 2 é um navio novíssimo. Inaugurado recentemente na Alemanha, é o mais novo navio de uma tradicional companhia que ao longo dos anos foi mudando de proposta, e hoje é uma das mais luxuosas do mundo. 

O Europa 2 foi entregue há cerca de um mês pelo estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique. Navio da alemão Hapag-Lloyd Cruises começou a realizar cruzeiros mais ou menos após ter sido entregue. Foi batizado em Hamburgo, em 13 de Maio deste ano, em uma cerimônia que contou queima de fogos e vários espetáculos de música e dança, tanto dentro quanto fora do navio.
Último navio em anos a ser construído no estaleiro francês STX Europe, o Chantiers de l’Atlantique (o próximo navio a ser entregue pelo estaleiro será o terceiro da classe Oasis, em 2016), o Europa 2 tem 42,830 toneladas e capacidade para 516 passageiros em ocupação máxima, que são atendidos por cerca de 370 tripulantes. Apesar de não ser muito grande; possui 225 metros de comprimento e 26 de largura, é um dos maiores navios da frota, junto ao Columbus 2, ex-Insignia, que será operado pela Hapag-Lloyd até 2014, e depois devolvido a seus proprietários, à Oceania Cruises.

Encomendado em Janeiro de 2011, o novo Europa é parte de um plano de expansão da marca no mercado ultra-luxuoso, no qual já opera o Europa de 1999. O novo navio, porém, não é de propriedade da Hapag-Lloyd, e sim do grupo TUI, o mesmo que detém a Thonsom Cruises, e parte da TUI Cruises, do qual a própria Hapag-Lloyd é uma subsidiária. A operação do navio pela companhia de luxo alemã é garantida por um contrato de fretamento que tem validade até 2025, quando deve ser renovado por pelo menos mais 5 anos, a exemplo dos últimos Europas (como o atual Saga Sapphire, que operou para a Hapag-Lloyd entre 1981 e 1999). O restante da frota é operado em sistema semelhante, com exceção do já citado Columbus 2 que pertence a Oceania Cruises e será devolvido em Abril de 2014.
O Europa 2 é o quinto navio na história da companhia a possuir o nome Europa, e diferente das anteriores não substitui o seu antecessor, e sim navega a seu lado, com um público alvo um tanto diferente, mais jovem, e internacional. Enquanto o Europa foca em um público que fala exclusivamente alemão, e de maior idade, o Europa 2 procura servir a um público mais jovem, introduzindo pela primeira vez na companhia a língua inglesa, que é a segunda a bordo. Outra diferença em relação a seu irmão mais velho é a presença de mais restaurantes de especialidades, cerca de cinco, todos incluídos na tarifa do cruzeiro.

As fotos, de autoria de Rui Agostinho, foram feitas a bordo do Europa 2 em meados de Maio, em sua escala inaugural em Portimão, cidade do extremo sul de Portugal, onde escalou enquanto se dirigia ao Mediterrâneo, onde ficará baseado até o final da temporada européia, realizando cruzeiros entre Barcelona (Espaha), Valletta (Malta),Veneza (Itália) e Monte Carlo (Mônaco). Após a temporada européia realizará cruzeiros na Ásia, passando toda a temporada 2013/2014 neste continente.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui