Desde os Estaleiros…

0

Lisboa, ex-Princess Danae, ganha novo Spa

Enquanto não entra em doca-seca, o Lisboa, ex-Princess Danae, vêm recebendo alterações em seus interiores. Mudança de mobília, carpetes, cortinas e estofados estão entre as intervenções sendo feitas na maioria dos ambientes. 
Outras áreas, porém, estão recebendo maiores intervenções, um antigo mirante a baixo do mastro principal, por exemplo, se tornará o novo Spa do navio. Para isso, a antiga área está sendo ampliada, e um tanto modificada, como visto nas fotos. Ainda não há uma previsão exata para a volta do navio a operações regulares, mas sua entrada em doca-seca deve acontecer após o Funchal deixar o estaleiro Naval da Rocha, onde está a doca seca, em Agosto. 

Ponant encomenda quarto navio da classe Boreal

Le Soléal em Lisboa
Le Boreal em Santos
Poucas semanas após a entrega do Le Soléal, a Compagnie du Ponant anunciou seus planos para a construção de um quarto navio desta classe no estaleiro italiano Fincantieri. Para isso, um contrato foi firmado com o estaleiro, para a construção de um gêmeo do Le Soléal, que é gêmeo também, apesar de ter algumas alterações, do Le Boreal e do l’Austral. 
Esta encomenda já havia sido adiantada por nós em fevereiro (clique para ver), pouco depois da cerimônia de flutuação do Le Solèal. Na época, a companhia parecia considerar também a construção de um navio ligeiramente maior, apesar da maior possibilidade da encomenda de um gêmeo. O novo navio, que operará no Alaska e na região da Austrália e Pacífico, será construído no estaleiro Fincantieri de Ancona, e ficará pronto em 2015, com capacidade para 232 passageiros e 11,000 toneladas.

Norwegian Cruise Line confirma segundo Breakaway Plus

Breakaway Plus
Norwegian Getaway, para mais informações sobre
este navio, clique aqui.

Quando assinou o contrato para a construção de um terceiro navio da classe Breakaway modificado e maior, conhecido como Breakaway Plus, a Norwegian Cruise Line (NCL) tinha a opção de confirmar a encomenda de um segundo navio modificado. Agora, a companhia confirmou a construção, e tem duas encomendas com o estaleiro alemão Meyer, além do Norwegian Getaway, que está em fase de finalização neste mesmo estaleiro.

Os dois novos navios Breakaway Plus serão bastante semelhantes ao Getaway e Breakaway, porém, terão maior capacidade de passageiros, e tonelagem, o que os tornará os maiores da NCL, com 163,000 toneladas e 4,200 leitos para passageiros. Suas entregas estão previstas para 2015 e 2017. O valor do contrato de construção dos dois navios está avaliado em 1.4 bilhões de euros.

No Meyer Werft, começa construção do Quantum of the Seas

Possível peça do Quanrum of the Seas (esquerda), ao fundo, o Norwegian Getaway, em fase final de construção.
A Royal Caribbean (RCL) não confirmou a infor- mação, mas o primeiro bloco do Quantum of the Seas já parece estar a postos para o início da construção do navio, no estaleiro Meyer Werft, na Alemanha. A cerimônia de colocação da quilha está marcada para 5 de Agosto, quando a construção começa oficialmente. A partir daí, começarão a chegar ao prédio principal do estaleiro e a ser montadas, as cerca de 70 peças que comporão o navio da nova classe Quantum. 

A primeira peça de metal do navio foi cortada em Maio, pouco após o anúncio de mais informações sobre o navio, que aconteceu em Abril (clique aqui para ver). Com previsão de entrega para 2014, o Quantum of the Seas terá pelo menos dois gêmeos já encomendados, o Anthem of the Seas e um terceiro navio ainda sem nome. Terá capacidade para 4,180 passageiros e 168,000 toneladas, números que o colocarão como um dos maiores navios do mundo.


Revitalização do Celebrity Century é cancelada

Century no Alaska.

Em março, a Celebrity Cruises liberou uma nota afirmando que pretendia operar o Celebrity Century ainda por mais alguns anos, e que iria ainda revitalizá-lo, com características de seus mais novos navios, os da classe Solstice (veja notícia da época). Para isso, o navio passaria 30 dias em doca-seca, entre fevereiro e março próximos. Na época, cruzeiros foram cancelados para que a docagem pudesse ser realizada nesta época. Agora, a companhia decidiu cancelar a revitalização, o Century ainda irá para a doca-seca em fevereiro de 2014, porém, passará somente 7 dias no estaleiro Grand Bahama, para manutenção e rotina.

Questionada pelo Cruise Critic, a companhia afirmou que não pretende vender o navio, entregue em 1995, mas não quis comentar sobre os motivos do cancelamento. Até 2011, a Celebrity operava mais navios da classe Century, o Mercury e o Galaxy, antes destes serem transferidos para a então nova joint-venture do grupo Royal Caribbean, TUI Cruises. Um porta-voz da companhia se resumiu a dizer: “O Celebrity Century é um membro ativo da nossa frota, se uma decisão for feita para mudar este status, anunciaremos no momento apropriado”.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho, Daniel Capella, NCL, Meyer Werft, RCL e Celebrity Cruises.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui