Navios por Dentro: AIDAvita

0
Após um navio antigo, e um navio novíssimo, a série Navios por Dentro, de Rui Agostinho, deste mês de Julho retratará um navio, que se não foi entregue recentemente, também não pode ser considerado antigo.

Área externa do Anytime Bar.
Escultura no Anytime Bar, na companhia de uma gaivota.

Trata-se do AIDAvita, segundo navio da primeira geração da marca alemã do grupo Carnival, AIDA Cruises. Inaugurado em 2002, o navio havia sido encomendado alguns anos antes, ainda quando a AIDA era controlada pelo grupo P&O Princess, antes da fusão deste à Carnival Corporation.

Body und Soul Spa.
Piscina, estilizada e encrava em “rochas”.

Seu design, tanto interno quanto externo, é uma evolução do navio original da AIDA, o AIDAcara, que até pouco antes da inauguração do Vita se chamava somente AIDA. Foi construído em um estaleiro pouco tradicional para a construção de navios de cruzeiro, o MTW; localizado em Wismar, na Alemanha, hoje é parte do conglomerado STX Europe, que controla também o Kvaerner Masa Yard, na Finlândia e o lendário Chantiers de l’Atlantique.

Sonnendeck, a área da piscina.

Possui 42,289 toneladas, e transporta até 1,687 passageiros em lotação esgotada. Com pouco mais de 202 metros de comprmento, e 28 de largura, é um dos menores navios da frota da AIDA, que entre 2003 e 2012 aumentou em oito navios, e alcançou os dois dígitos. Nos anos recentes, foi um dos navios da frota alemã a vir para o Brasil, realizando cruzeiros pelo Amazonas, entre Manaus e Santo Domingo (este último no Caribe). Apesar de ter feitos várias escalas em território brasileiro, sempre foi um navio distante do mercado local, já que realizou somente cruzeiros de longo curso voltados ao mercado estrangeiro.

Lojas
Parte interna do Anytime Bar.
Ausflug Counter
AIDA Bar

Navios da AIDA são únicos. Possuem um conceito praticamente desconhecido no Brasil, e pouco difundido fora da Alemanha: os navios clube, ou Clubschiff, em língua nativa. Isso significa que os interiores de todos os navios da companhia são projetados como clubes; são mais informais, com atrações diferentes das tradicionais e focadas em um público mais jovem que o normalmente transportado pelas outras companhias (historicamente, na Europa e Caribe, em geral, a média de idade dos passageiros é mais elevada).

Calypso Restaurant
Área externa do Calypso Restautant
Market Restaurant

Desse forma, a AIDA foi precursora em se tratando de restaurantes temáticos. Junto a NCL, inovou na alimentação, de forma que seria depois copiada por várias outras companhias. No Vita, e em outros navios da frota, o expoente desta prática é o Rossini, um restaurante italiano. É de se destacar, que os navios da frota, não possuem um restaurante principal, localizado nos decks inferiores, operando em sistema de turnos. No caso do Vita, conta com três restaurantes, o temático italiano Rossini, o buffet Market Restaurant e o a la Carte Calypso, que possui uma extensa área externa, onde é possível sentar-se. Todos funcionam em turno aberto, sem a necessidade de reservas ou de horários específicos.

Simulados e circuíto de Golfe, no interior do navio. 
No interior do AIDAvita, praticamente tudo é temático, ou ao menos inspirado em algum tema ou localidade. Diferente de outras companhias, porém, o tema não é exagerado e/ou extravagante, e compõe muito bem os ambientes, decorados, por exemplo, para parecer um túnel do tempo, ou um mercado norte-africano. Uma das marcas do navio são os coqueiros/palmeiras falsas, que vão do chão ao teto, e estão presentes em áreas como o Simulador e Circuíto de Golfe, o Restaurante Calypso e a área da piscina. A árvore de plástico é recorrente em outros navios da companhia, estando presente, em diferentes encarnações, até mesmo no recém inaugurado AIDAstella, entregue em 2012.

Outra vista do circuíto de Golfe, atentar para os buracos marcados pelas bandeiras vermelhas no centro. 
Bicicletas de Spinning, em área próxima ao Golfe. 
Hemingway Lounge
Outra área do Market Restaurant

Outra característica marcante dos navios da AIDA é a presença de uma área de nudismo. Nos navios da primeira geração, Vita, Aura e Cara, esta área fica na popa, em um deck externo, devidamente cercado, e isolado do restante do navio. Na área, em alemão chamada FKK Bereich, a companhia permite que seus passageiros tomem sol, ou simplesmente apreciem a paisagem sem nenhuma peça de roupa, da forma como vieram ao mundo. Nesta área, previsivelmente, não é possível tirar fotos…

Rezeption Counter, ou Balcão de Recepção, em português. 
Restaurante temático italiano Rossini.
Nightfly Bar, com seu aspecto norte africano. 

As fotos deste artigo são de autoria de Rui Minas Agostinho, que teve o prazer de ir a bordo do navio em Lisboa, no dia 18 do último mês, enquanto o Vita realizava um de seus roteiros semanais pela Península Ibérica e Mediterrâneo Ocidental. Sem volta prevista ao Brasil, o AIDAvita realizará até Abril de 2015, roteiros pelo Mediterrâneo, Ilhas Canárias e Caribe. No Brasil, tentaremos, ainda este ano, solicitar uma visita ao AIDAcara, irmão mais velho do Vita em sua última temporada brasileira, a 2013/2014.

Das Theater
Time Tunnel
 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui