Portuscale no Brasil? Possibilidade surge enquanto obras continuam em Portugal e França.

4
As intervenções nos navios da antiga frota da Classic International Cruises, que agora formam a recém estabelecida companhia portuguesa Portuscale Cruises, no momento a única no mercado de cruzeiros de nossa pátria mãe, continuam a todo o vapor. Após a saída do Porto da doca-seca do estaleiro lisboeta Naval Rocha, foi possível avançar nos trabalhos no Funchal, que estava há anos imobilizado esperando por recursos para a finalização de uma grande intervenção que se arrastava desde 2010, e que se fazia necessária para que o navio pudesse voltar a operar. Com mais de 50 anos, e materiais hoje considerados inadequados no quesito segurança em seus interiores, o Funchal não poderia navegar, com base nas regras do SOLAS 2010, caso o seu interior não fosse completamente reconstruído.
Assim, o antigo proprietário do navio, George Potamianos, que foi seu guardião por mais de três décadas, havia iniciado as obras de reconstrução quando ainda vivo, e pretendia voltar a operar o navio completamente renovado em 2011, quando este completaria 50 anos de sua construção, terminada em 1961. Potamianos, porém, estava com sua situação financeira prejudicada, e veio a falecer em meados do ano passado, deixando o navio a seus dois filhos, que apesar de bem intencionados, não foram capazes de dar seguimento as obras no navio, ou a companhia de seu pai, a Classic International Cruises. Agora propriedade de Rui Alegre, mentor da Portuscale Cruises, o Funchal vê finalmente seus interiores sendo reconstruídos, e sua revitalização próxima de um fim.
O Funchal deverá voltar a operar já em Julho, em um cruzeiro posicional que está sendo comercializado no mercado português, e o levará a Gotemburgo, na Suécia, onde realizará alguns cruzeiros fretado ao mercado sueco. De lá, retornará a Lisboa, em outro cruzeiro posicional que será comercializado. Em Lisboa embarcará para um cruzeiro aos Açores, também destinado ao mercado português, e que terá cerca de 10 noites. Os cruzeiros voltados ao mercado português também terão embarque em Oporto, no Norte de Portugal. A companhia, que já tem seu site no ar (clique para ver), planeja em um futuro próximo operar também no Brasil, onde dois de seus navios, o Funchal e o Princess Danae, que será renomeado Lisboa, já realizaram diversas temporadas, até o início dos anos 2000, como apurou a equipe do blog WorldCruises.com recentemente. Ainda não está claro quais navios viriam ao Brasil, a época que a operação ocorreria, ou a forma como esta será feita. É possível que a BCR, de Milton Sanches, esteja envolvida no negócio.
Azores em Marselha
Princess Danae/Lisboa. 
Azores – Enquanto isso, em Marselha, o Azores, ex-Athena, segue em doca-seca, também passando por inter- venções. Assim como o que ocorreu com o Porto e o que sucederá com o Princess Danae/Lisboa, as intervenções são menores em se comparando as do Funchal, mas ainda assim são extensivas. Além da nova aparência externa, motores e maquinário passaram por total renovação, enquanto as áreas públicas e operacionais internas também estão sendo modificadas. O Azores deverá operar neste verão europeu fretado a um operador russo, que já havia anunciado seu fretamento enquanto ainda era navio da Classic International Cruises. Já o Lisboa, continua na cidade homônima aguardando a saída do Funchal da doca seca para a parte mais efetiva de sua revitalização. 

Mais fotos da revitalização da frota da Portuscale: clique aqui

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho e Clemént Mousset.
Compartilhar

4 Comentários

    • Com certeza Michel, e veja bem, não é algo impossível, há até uma boa chance de acontecer em 2014/2015. Assim como no caso de Noronha, vou tentar obter mais informações sobre isso (e também sobre o novo navio Funchal se tudo der certo), em Setembro.

      Abraço.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui