Com reforma inacabada, Funchal é inaugurado por primeiro ministro português em Lisboa

0
Rui Alegre, fundador e proprietário da Portuscale discurando durante cerimônia de reinauguração. 

O dia 1º de Agosto de 2013 marcou a rei- nauguração do tradicional navio português Funchal, que esteve desativado por dois anos, e chegou a viver a ameaça real da sucata, principalmente na parte final desse período. Como um fênix, o navio renasceu das cinzas, adquirido por um empresário novo no rumo dos cruzeiros, viu uma companhia, a Portuscale Cruises, ser fundada para operá-lo junto a seus antigos companheiros de frota, e teve sua reconstrução continuada.

Um dos tenores portugueses, Carlos Guilherme, se apresentando durante a cerimônia. 

Quando foi comple- tamente paralisada em meados de 2011, devido a falência financeira da Classic Interna- tional Cruises, a re- construção, acreditava-se estar já adiantada. Retomada em Abril deste ano, a operação tomou mais alguns meses, e acabou por demorar mais do que o esperado, devido a imprevistos surgidos durante a obra.

Primeiro-ministro Passos Coelho, discursando a bordo. 

Assim, a reinaugu- ração, que já estava marcada antes do surgimento dos impre- vistos, acabou por tomar lugar em um navio ainda em doca-seca, e em fase final das obras. A nova previsão era que o Funchal deixasse o estaleiro no dia 6 de Agosto, a próxima terça-feira, mas não se sabe se mais tempo será necessário; segundo o cronograma inicial, o navio deveria estar atracado já em doca comercial e revitalizado no dia da reinauguração, 1º de Agosto. A cerimônia, que ocorreu na deck da piscina, uma das áreas a bordo já finalizadas, contou com a presença de autoridades, convidados, empregados da Portuscale, cantores, além do primeiro-ministro português Passos Coelho, que discursou e realçou a importância da revitalização do Funchal como um símbolo português, que alimenta a esperança por horizontes melhores após o período de dificuldades financeiras que Portugal passou nos últimos anos.

Apesar da preocupação inicial, o Funchal não deverá ter problemas em cumprir sua temporada inaugural para a Portuscale, que deveria iniciar com um cruzeiro posicional Lisboa – Gotemburgo já na próxima quarta-feira, dia 6 de Agosto. O cruzeiro inaugural, no entanto, aparentemente precisará ser cancelado, fazendo com que o navio estreie somente na cidade sueca, onde realizará cruzeiros até meados de Setembro. No final deste mês, retorna a Lisboa para algumas saídas destinadas ao mercado português. O atrasado nas obras já é conhecido nos bastidores há algum tempo, e, segundo fontes próximas ao caso, chegou-se a considerar a troca de navios da Portuscale para a realização, ao menos do posicional Lisboa – Gotemburgo, o que, no entanto, não deverá ocorrer. Para mais fotos e informações da revitalização do Funchal, e também do restante da frota da companhia, clique aqui.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Portuscale Cruises.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui