Desde os Estaleiros…

1

Enquanto a Princess realiza uma revitalização em um de seus navios, um dos mais tradicionais que uma vez navegaram para a hoje subsidiária da Carnival tem dois de seus operários mortos, enquanto continua adernando. Para essas notícias e informações sobre a Celebrity, que teve que cancelar toda a temporada no Millennium no Alaska, a TUI Cruises e a Oceania Cruises, amplie a matéria. 

Oceania Cruises irá investir US$ 50 milhões em sua frota

Insignia antes de ser fretado

Recentemente a Oceania Cruises anunciou que irá investir 50 milhões de dólares nos três navios mais antigos de sua frota: Insignia, Nautica e Regatta. Os três navios foram construídos no final da década de 90 para a Renaissance Cruises, e são parte da R-Class, que inclui ainda outros cinco navios, hoje em operação em outras companhias. Os três navios passarão pelas intervenções no primeiro semestre de 2014, em um período de pouco mais de seis semanas.

A intenção da companhia é adaptar os navios ao padrão introduzido pelos suas duas novas embarcações, Marina e Riviera, entregues em 2010 e 2011. Em Abril, o primeiro navio a passar pela intervenção, que, entre outras coisas, inclui a redecoração de ambientes, e a modernização de cabines e áreas públicas, será o Insignia, que retornará à frota da Oceania após um fretamento de dois anos. Com exceção do Regatta, que será revitalizado em Victoria, no Canadá, as reformas ocorrerão em Marselha, na França.

TUI modifica cruzeiros inaugurais do Mein Schiff 3
A joint-venture alemã do grupo Royal Caribbean e do grupo TUI Ag, TUI Cruises, anunciou que modificará e atrasará as saídas inaugurais de seu primeiro novo navio, o Mein Schiff 3, que está atualmente em construção na Finlândia. O cruzeiro inaugural do navio, que partiria em 1 de junho de 2014, agora acontecerá no dia 13 desse mesmo mês. Já o segundo cruzeiro será encurtado, e a terceira saída do navio cancelada, para que a programação possa ser mantida intacta a partir do quarto cruzeiro.

Segundo a TUI, a medida visa garantir que tudo ocorre bem quando os passageiros embarcarem no navio pela primeira vez, e não está ligada a um atraso na entrega da embarcação por parte do estaleiro STX Finland, que o constrói. Ainda de acordo com a companhia, o Mein Schiff 3 será um navio inovador, e introduzirá sistemas inovativos, demandando maior tempo de familiarização por parte de sua tripulação, que com a medida terá maior liberdade e tempo para treinamento.

Sun Princess passará por revitalização 

Um dos mais antigos navios da frota atual da Princess Cruises, o Sun Princess entrou na última semana em doca-seca para uma revitalização completa orçada em 30 milhões de dólares. Construído em 1995, o Sun Princess é parte da classe batizada após sua construção de Sun Class, que inclui ainda outros três navios. A intervenção, que visa também adaptá-lo ao mercado japonês, onde operará novamente em 2014, incorporará no navio novidades lançadas pelo Royal Princess, e também outras presentes na Grand Class.

O trabalho está sendo realizado no estaleiro Sembawang, na Indonésia, e poderá ser acompanhado de perto através do Online Drydock Journal, que será atualizado regularmente pela companhia com fotos das obras a bordo. Após o período em doca-seca, o navio retornará a Austrália para cruzeiros regulares durante todo o ano; com exceção do período em que ficará baseado, junto ao Diamond Princess.

Operários morrem a bordo do Pacific

Dois operários que trabalhavam nos preparos para o início da operação que transformará o antigo Pacific Princess em sucata faleceram no dia 12 de agosto. Os funcionários da empresa turca que realiza o desmanche do navio, tentavam esvaziar um dos motores inundados do navio. A inundação estava causando o adernamento visto nas fotos da chegada do Acif (nome dado pela empresa turca ao navio), e aconteceu enquanto o navio ainda era rebocado para Aliaga. Este fato, acabou tornando necessário que mais dois rebocadores fossem acionados para levá-lo à cidade turca antes que maiores danos fossem causados a embarcação entregue em 1971.

Além das mortes, outros seis operários necessitaram de atendimento médico; as vítimas foram intoxicadas por gazes expelidos pelo motor do navio enquanto bombas eram instaladas para retirar a água do local. A legislação local prevê que a autorização para o desmonte total do navio só poderá ser emitida com o navio na posição correta. Recentemente, porém, como visto na foto, a situação piorou, e a inclinação já atinge os 45º. Para ver mais sobre o Pacific, clique aqui.

Celebrity cancela temporada do Millennium no Alaska e manda-o para estaleiro
Desde o dia 8 de agosto, o Celebrity Millennium, mais antigo da classe Infinity, vêm enfrentando problemas elétricos e de propulsão. Os contratempos começaram quando o navio não esteve apto a deixar o porto de Seaward, no Alaska, onde realizava temporada. Com um dos motores inoperantes devido a problemas no sistema elétrico, o navio permaneceu nessa cidade até o dia 12, enquanto técnicos da Celebrity resolviam o problema. Com a pane solucionada, o navio partiu para Vancouver, no Canadá, onde iniciou o cruzeiro que realizava atualmente, embarcando passageiros neste porto no dia 16. Novamente, porém, o navio não foi capaz de realizar o roteiro como anteriormente previsto, e acabou realizando escala de emergência em Ketchikan, no Alaska, já no dia 18, onde permanece até o momento com problemas nos motores.

Diante de tal situação, a Celebrity decidiu cancelar a atual saída do navio, e também as quatro restantes da temporada do navio no Alaska, que terminaria no final de setembro. Os passageiros das saídas canceladas, e também das duas primeiras prejudicadas, receberam compensações que vão desde o total reembolso do valor pago pelo cruzeiro a créditos em cruzeiros futuros. Com seus cruzeiros cancelados, o Celebrity Millennium, que foi entregue em 2000 e revitalizado em 2009, seguirá para o estaleiro Grand Bahama, nas Bahamas, onde uma avaliação mais extensa do problema poderá ser realizada, e este, consequentemente poderá ser resolvido.

Texto (©) Copyright Daniel Capella
 Imagens (©) Copyright Daniel Capella, TUI Cruises, Coen Golçalves, Selim San e Rob O’Brien.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui