Portuscale negocia com operador brasileiro enquanto prepara-se para seus primeiros cruzeiros

2
Em contato com a equipe do portal WorldCruises.com, a Portuscale Cruises confirmou que as negociações para que seus navios operem no Brasil seguem sendo realizadas. Ao mesmo tempo, em Lisboa e Marselha, os navios da nova companhia vão passando pelos últimos detalhes para suas estreias pela operadora, que acontecerão entre esse mês e 2014. Clique em Continue Lendo para mais informações e fotos. 

Com a primeira viagem cancelada devido aos atrasos da revita- lização a qual o Funchal, da Portuscale Cruises, está atualmente finalizando, a estréia do navio passará a ser em Gotemburgo, na Suécia. Anteriormente previsto para Lisboa, o embarque dos primeiros passageiros do novo Funchal, que surge após investimentos de mais de 10 milhões de euros, teve de ser adiado.


Até o a madrugada do dia 13, o Funchal flag-ship de sua nova companhia, permanecia na doca-seca do estaleiro lisboeta Naval da Rocha, enquanto os trabalhos em seu interior e exterior eram finalizados. A saída do estaleiro, ocorreu nesta noite, quando o navio pela primeira vez revitalizado navegou até outro cais no porto de Lisboa. Para mais fotos deste evento, clique aqui. Apesar da saída do estaleiro, ainda não está claro se a estréia dos passageiros no re-construído navio ocorrerá em 26 de Agosto, em Gotemburgo, data programada para um cruzeiro com destino aos Fiordes Norugueses, ou já na próxima sexta-fera, quando está prevista a primeira saída do navio do mesmo porto sueco, em um roteiro com destino ao Cabo Norte. O tradicional navio português ainda precisará, naturalmente, passar por testes de mar,  que serão realizados no Rio Tejo e região, antes de partir definitivamente de Lisboa para Gotemburgo.


Durante a última semana, especulou-se que esse primeiro cruzeiro pudesse ser cancelado como a viagem inaugural, que deveria estar ocorrendo no momento, após embarque em Lisboa em 6 de Agosto, mas foi retirada da programação para que a revitalização do navio pudesse ser completada de forma apropriada, já que se trata de uma operação delicada, para um navio de mais de cinquenta anos, e há três imóvel. A programação original da estréia do Funchal pela Portuscale incluía cinco cruzeiros. Os três primeiros já citados, sendo o posicional e dois para o mercado sueco, e outros dois, um pela Escócia, ainda com base em Gotemburgo, e outro também posicional, Gotemburgo – Lisboa. Em contato conosco, a Portuscale lamentou a necessidade do cancelamento do cruzeiro inaugural, mas frisou que toda a temporada do navio em Gotemburgo é inaugural, e que era possível adquirir todos os cruzeiros supracitados como uma só viagem de cerca de 40 noites com ida e volta a portos portugueses. Dessa forma, a empresa considera que somente o primeiro trecho do cruzeiro inaugural foi cancelada, justificando que “os fãs e clientes são (para nós) um importante patrimônio, por isso é nossa prioridade tomar diligências adequadas a cada situação”.

Em Setembro, o Funchal realizará o primeiro cruzeiro de cabotagem em Portugal, com 9 noites e destino aos Açores; neste cruzeiro nós do blog WorldCruises.com poderemos estar a bordo para trazer mais informações sobre o navio. Já o restante da frota continua imóvel, em Lisboa ou Marselha, passando por reparos e ajustes, e só deve voltar a operar em 2014. O Porto e o Azores, ex- Arion e Athena já foram pintados com as cores da Portuscale, e já foram revitalizados inclusive internamente, mas só deverão, por questões operacionais, entrar em operação pela start-up portuguesa ano que vêm. Já o Princess Danae, que será renomeado Lisboa, ainda ostenta as cores da CIC, e, apesar de ter passado por algumas intervenções, ainda aguarda por uma reforma efetiva, que deve acontecer até o final deste ano, na própria cidade de Lisboa. Segundo Inês Silva, CCO (Chief Commercial Officer) da companhia, os roteiros para toda a frota em 2014 já estão praticamente fechados, e devem ser anunciados até o final de Setembro.

Princess Danae, futuro Lisboa.

Após esse período, a companhia ainda negocia com operadores e portos os destinos de seus navios, entre estes possíveis destinos, está o Brasil. Como nos adiantou, em primeira mão Inês, o presidente da companhia Rui Alegre está atualmente em negociação com um armador brasileiro para a operação da Portuscale no Brasil. Segundo ela, “o nosso presidente (Rui Alegre, fundador da Portuscale) tem estado em conversações com parceiros locais mas ainda nenhuma evolução concreta. Do nosso lado o empenho é grande em levar o Funchal ao Brasil de novo.” Entretanto, por questões éticas, não foram reveladas mais informações sobre datas, envolvidos, navios ou roteiros. Para mais informações e fotos sobre a reforma do Funchal e de todos os navios da frota da Portuscale, clique aqui.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Agostinho.
Compartilhar

2 Comentários

    • Mas existe Registro Português Marcelo? Não me lembro de ter visto nenhum navio com Lisboa no casco até hoje, tem mesmo?

      Mas o Funchal pelo menos está ótimo, para um navio que não tinha outro destino senão a sucata há um ano atrás, o registro é o de menos!

      Abraço.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui