Temporada brasileira 2014/2015: o que esperar?

6
O Splendour of the Seas é um dos navios
que devem voltar em 2014/2015.

Com a temporada 2013/2014 completamente definida e há apenas dias de seu começo, as atenções se voltam para a temporada 2014/2015. Isso porque, a 2013/2014 estará, na análise de muitos, abaixo da média dos últimos anos. Com um menor número de navios, e pouca variedade, será uma das de menor destaque nos últimos anos. Apesar de não estar completamente definida, a 2014/2015 deverá seguir a mesma linha da próxima; navios grandes, em menor quantidade, com roteiros limitados, e menor oferta de leitos. A principal novidade dentre as já anunciadas até agora, será a saída da AIDA da região, após quatro temporadas desde sua estréia em 2010/2011.

Confira a versão atualizada com os roteiros para a temporada 2014/2015 das companhias que atuam no Brasil, clicando aqui

MSC – Estréia do Splendida?

Na MSC ainda não há nenhuma informação divulgada pela companhia de como será a temporada 2014/2015. Extraoficialmente, porém, é possível delinear a temporada da armadora italiana, que provavelmente continuará sendo líder na região. Baseado em escalas já programadas junto a portos da região, e no histórico recente da companhia, conclui-se que a companhia manterá mais uma vez a oferta na América do Sul, com quatro navios, e embarques no Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santos. Deverão retornar MSC Magnifica, MSC Poesia e MSC Orchestra, com roteiros trocados entre si, em relação a temporada 2013/2014. O quarto navio, ainda não definido, deverá ser da classe Fantasia.

O Poesia, que nesta temporada realizará embarques exclusivamente em Buenos Aires na próxima temporada, deverá fazer o roteiro ao Prata com partida de Santos, roteiro que o MSC Magnifica fará pela segunda vez em 13/14. Este, por sua vez, deve em 14/15 substituir o próprio Poesia nos roteiros destinados ao mercado argentino em Buenos Aires, deixando assim para o Orchestra realizar pelo terceiro ano seguido os roteiros com embarque no Rio de Janeiro. Também é possível que o Orchestra realize os embarques em Buenos Aires, e o Magnifica estreie no Rio, porém, tudo indica que a primeira possibilidade é mais real. A incógnita fica por conta do navio que realiza embarques em Santos para o Nordeste. Após duas temporadas com estréia de navios da classe Fantasia, a MSC poderá trazer para esse roteiro o MSC Splendida, gêmeo do Fantasia que nunca esteve na América do Sul, ou designar o MSC Preziosa ou o próprio MSC Fantasia para novas temporadas na região. O Divina, quarto navio dessa classe, estreará no Brasil um pouco antes, durante a Copa do Mundo, e depois retornará para Miami, onde realiza temporada regular, como já definido. O anúncio oficial da MSC sobre a temporada de inverno 2014/2015 deverá sair nas próximas semanas.

Royal – O básico: Splendour of the Seas com base em Santos. 

A Royal Caribbean é uma das companhias que já anunciou oficialmente seus roteiros para a temporada 2014/2015. Definida desde meados de agosto, a temporada será praticamente igual à 2013/2014, com somente o Splendour of the Seas na América do Sul. O tradicional navio da companhia chegará ao Brasil em novembro de 2014, após um roteiro transatlântico Barcelona – Santos. O Vision of the Seas, que já fez algumas temporadas com base no Brasil, e estava até recentemente sem roteiros, podendo retornar para a temporada brasileira, realizará pela primeira vez embarques em Tampa na Flórida. A Royal Caribbean, no entanto, continua com uma pendência para essa época, que pode se traduzir em novidades na América do Sul.

Esta possibilidade, está ligada ao Explorer of the Seas, que só tem roteiros previstos até o final de 2014. O navio da classe Voyager, que será substituído em Bayonne pelo novo Quantum of the Seas, realizará algumas saídas de Port Canaveral, antes de ser revitalizado em um estaleiro nas Bahamas em janeiro de 2015. Caso a Royal Caribbean opte por baseá-lo na Ásia, como já deu entender que poderia fazer, é possível que o navio faça uma mini temporada sul-americana entre fevereiro e março de 2015. Isso porque o Explorer, assim como seus gêmeos da classe Voyager tem dimensões que excedem as do Canal do Panamá, de forma que para passar ao hemisfério oriental, o navio precise contornar o Cape Horn ou seguir via África. Assim, ainda que mova o navio à Ásia, possibilidade que ganha força com a encomenda de um novo navio por parte da Star Cruises, líder e uma das principais concorrentes da Royal na região, sua passagem pelo Brasil não é garantida. Situação semelhante ocorreu em 2011 quando o Mariner of the Seas foi movido de Los Angeles ao Caribe, e realizou mini-temporada no Brasil antes de seguir à América do Norte. Clique aqui para mais detalhes sobre a temporada da Royal Caribbean.

AIDA – Sem navio no Brasil após quatro temporadas.

Outra companhia a oficializar sua temporada 2014/2015 é a alemã AIDA. Após realizar quatro temporadas na América do Sul, a AIDA não terá nenhum navio visitando o sub-continente na próxima temporada. Os cruzeiros da companhia alemã eram voltados ao mercado alemão, e não tinham foco no mercado regional (apesar de ser possível adquiri-los mesmo do Brasil através do site e algumas agências). Eram, entretanto, considerados como temporada brasileira, por realizarem cabotagem em Santos; exceção às viagens com embarque em Buenos Aires e os roteiros no Norte. Roteiros no Norte, aliás, que faziam o trajeto Manaus – Santo Domingo, e vice-versa, e já haviam sido cortados da programação para a temporada 2013/2014. Agora, mesmo os pelo Sudeste também serão descontinuados.

A AIDA preferiu mandar seus navios para outros mercados como o Caribe e as Ilhas Canárias, por ver mais atrativos nessa região; não só para seus passageiros, mas também para os executivos da Carnival, que administram a AIDA, e sempre visam a operação mais rentável a seus navios. A América do Sul oferece infraestrutura em processo de melhora, mas ainda de certa forma distante da européia ou caribenha, altas taxas, e falta de experiência para lidar com o tipo de operação da AIDA, muito comum nestes outros mercados. Para entender melhor essa mudança, clique aqui.

BCR – Retorno ao Sudeste e parceria com Portuscale? 

Retornando aos fretamentos em 2013/2014, a BCR – Brazilian Cruises Representation, deverá trazer para esta temporada o Louis Aura, ex-Orient Queen para uma operação exclusiva no Nordeste, sempre com escalas em Fernando de Noronha. Para a temporada seguinte, provavelmente aproveitando a baixa na oferta no Sudeste, a BCR pretende, não só manter a operação no Nordeste, como voltar a oferecer cruzeiros com embarque em Santos, como já fez no início da década de 2000. O site do Concais, Terminal de Passageiros de Santos, registra passagens do Funchal, Princess Danae, Rembrandt e Seawind Crown, navios que foram fretados ou operados pela BCR, entre as temporadas 1998/1999, a primeira do terminal, e 2003/2004, quando a empresa passou a operar em parceria com o recém-inaugurado departamento de cruzeiros da CVC. Consultada, a BCR não retornou nossas indagações sobre seus planos para 2014/2015, apesar de ter divulgado algo de suas intenções em sua página no facebook.

Enquanto isso, na recém-fundada Portuscale Cruises, de Portugal, a informação é que está em curso uma negociação com um operador brasileiro interessado em operar seus revitalizados navios no Brasil. Apesar de nada associar as empresas oficialmente, é impossível não ligar as informações. Isso porque, a Portuscale opera o Funchal e o Princess Danae, outrora fretados pela BCR, e que são navios com as dimensões ideais para operar em Fernando de Noronha, principal mercado da representante brasileira. Além disso, antes em 2012/2013, a BCR já havia tentado fretar navios da antecessora da Portuscale, a Classic International Cruises, que acabou por falir durante as negociações, comprometendo um possível acordo. Portanto, não seria surpresa se a BCR e a Portuscale se unissem para a temporada 2014/2015, e mesmo para o período da Copa do Mundo, época em que Milton Sanches, presidente da BCR, demonstrou ter interesse em operar navios no Brasil, em entrevistas para jornais do Nordeste. Para mais sobre a operação da BCR, e sobre a própria empresa, clique aqui.

Costa – Novamente dois navios na América do Sul ou algo mais? 

Uma das primeiras companhias a definir seus planos para 2014/2015, a Costa publicou em seu site italiano, ainda em março, que terá novamente dois navios na América do Sul nesta temporada. As mudanças ficarão por conta das embarcações; o Costa Favolosa realizará os roteiros do Costa Fascinosa, dedicados integralmente ao mercado brasileiro, e o Costa Pacifica ficará baseado em Buenos Aires, em substituição ao Favolosa. Alguns mudanças nos roteiros também estão previstas, e por enquanto, não há possibilidade de embarque no Rio de Janeiro. Se mantidos os planos atuais, a oferta novamente será reduzida em comparação a temporada 2012/2013, por exemplo, quando a Costa teve o dobro de navios na América do Sul. Uma novidade, porém, será a vinda do Costa Deliziosa em trânsito, durante a volta ao mundo anual realizada pela armadora. Veja mais detalhes sobre a temporada 14/15 da Costa, clique aqui.

O escritório brasileiro da companhia, no entanto, não está contente com a matriz italiana, e está tentando modificar a situação. O diretor geral da Costa Cruzeiros para América do Sul, Renê Hermann, embarcará em breve para a Itália, onde tentará convencer os executivos da companhia a trazer pelo menos mais um navio para o Brasil, além dos já confirmados Pacifica e Favolosa. Caso a iniciativa suceda, a Costa voltaria, provavelmente, a oferecer os roteiros ao Prata e ao Nordeste em diferentes navios. As embarcações que tem maior chance de vir são as que tem atualmente roteiros para o Mediterrâneo na época da temporada brasileira: Costa Fortuna, Costa Fascinosa, Costa Diadema e Costa neoRomantica. Estes dois últimos porém, são improváveis: o Diadema será muito novo na época da temporada nacional, e o neoRomantica é parte de um novo projeto da companhia. Outros postulantes são o Costa Magica, que a princípio fará companhia ao Costa Luminosa e ao Costa Mediterranea no Caribe e o Costa Voyager, que deve ter sua temporada no Mar Vermelho cancelada como em 2013/2014.

Ibero Cruceros – Abandono vitalício do Brasil?

Uma das maiores surpresas da temporada 2013/2014 foi o cancelamento total da temporada brasileira da Ibero Cruceros. Inicialmente, a companhia, que é uma filial da Costa Crociere, havia anunciado uma temporada reduzida no Brasil, com apenas o Grand Mistral baseado em Santos, Itajaí e Rio de Janeiro. Além dele, o Grand Celebration retornaria à América do Sul para embarques em Buenos Aires como nos anos anteriores. O Grand Holiday, diferente dos outros anos, quando veio ao Brasil, iria permanecer na Europa, para introduzir roteiros pelo Mediterrâneo no inverno regional, algo nunca antes feito pela companhia espanhola.

Recentemente, porém, parte destes planos foi alterado. Sem maiores detalhes, a temporada do Grand Mistral foi cancelada no final de agosto (clique para ver). Mais tarde, a explicação: o Mistral será transferido para a frota da própria Costa Crociere, para integrar um novo conceito que a companhia está trabalhando, focado em navios de médio porte. Assim, somente o Grand Celebration virá ao Brasil na próxima temporada, e não embarcará no país, somente realizará escalas durante os cruzeiros focados no mercado argentino. A manobra, apesar de não ter sido colocada dessa forma pela companhia, significou o abandono do Brasil como mercado para a Ibero. Para 2014/2015, no entanto, tudo é especulação; a companhia poderá manter seus roteiros como em 2013/2014 e confirmar o abandono do mercado nacional, ou trazer o Holiday ao Brasil para retomar embarques no país. Tudo indica, porém, que a primeira opção é a mais viável para a empresa, já que em seu catálogo anual, consta apenas um cruzeiro transatlântico para o final de 2014, no Grand Celebration, e com destino à Buenos Aires.

Pullmantur – Aposta na América Latina ou na América do Sul?

A Pullmantur é outra das companhias que em 2013/2014 reduzirá sua oferta no Brasil. Em sua segunda estação seguida com apenas três navios na América do Sul, a empresa dedicará o Zenith quase exclusivamente ao mercado argentino, como nunca antes havia feito, tendo assim, somente o Empress e o Sovereign efetivamente embarcando no Brasil. Passando por um processo de reestruturação interno, ocasionado pelo crescente prejuízo que a companhia causava aos cofres da Royal Caribbean International, sua matriz, a Pullmantur está em um momento de reafirmação. De empresa espanhola, a companhia pretende passar a ser uma empresa latina, focando em outros mercados que falem as línguas latinas nas Américas. O maior exemplo dessa mudança de estratégia é a transferência da sede da companhia, que deixará em breve a Espanha para um local ainda não definido na América Latina.

Outro sintoma desta transformação são as mudanças constantes em sua frota. Se em 2012/2013 a diminuição da oferta no Brasil foi sinônimo deste problema, em 2013/2014 foi uma opção estratégica, assim como pode ocorrer em 2014/2015, quando espera-se que a empresa mantenha a oferta de três navios na região, com um dedicado à Argentina. Analisando friamente, porém, em 2014/2015, a frota da Pullmantur, somada a da CDF, sua filial francesa, somará cinco navios; destes, ao menos um será destinado ao Caribe, tradicional mercado da Pullmantur. O restante dos navios ainda tem seus futuro em aberto. As recentes declarações da companhia de que pretende aumentar sua presença na América Latina, podem ser uma dica do que estar por vir. No entanto, é sempre importante lembrar que em América Latina, a Pullmantur inclui também toda a América Central e Caribe.

Confira a versão atualizada com os roteiros para a temporada 2014/2015 das companhias que atuam no Brasil, clicando aqui

Adaptação e atualização do original “Previsão: Temporada 2014/2015 no Brasil” publicado em agosto.



Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Portuscale Cruises.
Compartilhar

6 Comentários

  1. Uma empresa como a ibero dispensar uma temporada brasileira pra fazer inverno na Europa!!! realmente eles devem estar ganhando muito dinheiro por lá, não tem outra explicação. seria cômico se não fosse trágico!! a debanda de navios ta cada vez maior e ninguém faz nada.

  2. Sim, parece que o Preziosa retorna mesmo. Pouco depois da atualização da matéria foram acrescentadas escalas do Fantasia e do Splendida em Civitavecchia durante a época da temporada. Os três da classe Musica estão praticamente confirmados.

  3. Primeiro Anônimo – Talvez não ganhem tanto dinheiro por lá, mas deve ser suficiente para ser melhor que o lucro no Brasil. O problema por aqui é que a margem de lucro acaba baixa para as empresas já que as taxas consomem quase todo o valor pago pelos passageiros. Deve valer a pena porque para 2014/2015 foram acrescentadas escalas do Holiday em Civitavecchia também.

  4. Se o Brasil não fizer nada, vamos perder o foco que as empresas tem no Brasil. Teríamos grande chance de ser um grande concorrente dos EUA e da Europa no quesito Cruzeiros, se houvesse mais empenho no turismo de cruzeiro no Brasil.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui