Quarto aniversário do blog WorldCruises.com!

4

Ontem, dia 14 de Agosto de 2013, é comemorado o quarto aniversário do blog WorldCruises.com, que foi criado em 2009. A data, no entanto é simbólica, e representa, na verdade, o aniversário de publicação das duas primeiras notícias do blog, já que o blog em si, havia sido criado alguns meses antes, provavelmente em Abril. O fato é que nas últimas quatro temporadas, e mesmo no período entre elas, quando o interesse nos cruzeiros cai consideravelmente, noticiamos tudo relacionado a esta modalidade do turismo que é tão particular e interessante. Clique em Continue Lendo para a matéria completa.

Números

Nesse período o blog teve, ininterruptamente postagens quase diárias, o que o fez chegar ao considerável número de 2,086 textos publicados. A maior parte (490) deste é de notícias relacionadas ao mercado nacional e internacional, seguidas pelos posts relacionados ao porto e cidade de Santos (286). Logo em seguida, estão os textos sobre navios novos, em construção (210), os sobre navios em geral (209) e os que tem como mote o Brasil como um todo (195). Além das citadas, estão disponíveis mais 30 categorias de postagem, que podem ser consultadas na segunda barra de gadgets no lado direito do blog.

Já quanto a número de visitantes, após quatro anos de atividade, atingimos recentemente 780,000 visualizações de página, segundo a ferramenta de rastreamento de visualizações do Google. Desse número, a maioria esmagadora é de brasileiros, que totalizam cerca de 600,000. A segunda colocação fica com os norte-americanos dos EUA, que recentemente ultrapassaram Portugal, na segunda colocação, somando 60,000 visualizações, contra 40,000 dos portugueses. Estes números são possíveis graças a uma média de 600 visualizações diárias, com ocasionais picos de 800 visualizações, que vigora desde o começo de Julho. Durante a temporada os números diários costumam ultrapassar as 1,000 visualizações, com o aumento no número de postagens mensal e de interesse do público brasileiro.

História

Primeiro cabeçalho do blog, clique aqui para ver o álbum
comemorativo com a maioria dos cabeçalhos já utilizados. 

Apesar de relativamente novo, nosso tem uma história intensa, que se inicia um pouco antes da criação do próprio blog na rede social então popular que era o orkut. Lá, foram criadas comunidades para cada um dos navios da temporada brasileira que já levavam a marca WorldCruises.com. A ideologia lá, mais tarde implementada no blog era transmitir as informações sobre o mercado de cruzeiros com maior qualidade e sempre de forma credível. Para ler mais sobre a história que levou o blog a sua criação, clique aqui.

Nesses quatro anos, estivemos a bordo de mais de dez navios, em visitas ou viagens, sempre notando, anotando e fotografando tudo visto a bordo para trazer mais tarde aos leitores do blog. Destaque para a primeira reportagem da série de Avaliação de Navios, feita a bordo do Splendour of the Seas (clique aqui para ver), e para as chegadas do MSC Fantasia e do Mariner of the Seas, os dois maiores navios de cruzeiro que já operaram para o mercado brasileiro. Em ambos os casos, foi possível ir a bordo nas primeiras escalas dos navios em Santos, e ficamos entre os primeiros sites nacionais a publicar fotos dos interiores dos navios (clique aqui para ver as do Fantasia, e aqui para as do Mariner). Mas em terra também não fizemos feio, dando várias notíxias em primeira mão, antes de grandes portais de turismo nacionais e mesmo internacionais. A própria vinda do Mariner, por exemplo, foi publicada aqui, dois dias antes de ser divulgada oficialmente pela Royal Caribbean Brasil. Isso sem falar nas previsões para a frota de outras companhias em outras temporadas, e em acidentes. Apesar de serem notícias que não gostamos de publicar, trouxemos-as antes várias vezes; como na ocasião em que o MSC Opera se chocou com o porto em Buenos Aires.

Projetos

O pequeno Gemini, que foi o navio deste mês na série
Navios por Dentro (clique para ver).

No decorrer de 2013 colocamos em prática alguns projetos que vinham sendo idealizados há algum tempo, e pretendemos continuar seguindo esse caminho nos próximos meses. Entre os novos projetos, destaque para a criação das páginas no facebook para navios que farão a próxima temporada brasileira, anunciada recentemente, com o objetivo de unir o público brasileiro em torno dos navios, para que possam trocar ideias, experiências e acompanhar o material do blog WorldCruises.com sobre aqueles determinados navios mais de perto. Há alguns meses, criamos uma nova série de artigos intitulada Navios por Dentro, de Rui Agostinho. A séria retrata navios que não são presença comum no mercado brasileiro, com muitas fotos de seus interiores, e um pouco de suas histórias. Além disso, expandimos a marca Blog em Viagem, e trouxemos informações e fotos desde Sevilha, Portimão e Santa Cruz de Tenerife, o que se repetirá em breve, quando nossos correspondentes iniciarem suas viagens ao redor do mundo.

Mas a principal novidade é a nova aparência do blog, que será colocada em períodos de teste a partir de hoje. Será a primeira vez nos quatro anos de história, que o blog passará por uma intervenção desse tipo. A idéia é tornar a visualização das postagens mais prática, acrescentar funcionalidades além da visualização de notícias, e também modernizar o layout geral, que data de 2004, quando foi introduzido na plataforma blogger. O novo layout será mais clean, e permitirá também o acréscimo de anúncios, que estamos pouco a pouco captando, e possibilitarão que alcemos voos ainda maiores. Enquanto isso, seguimos com projetos antigos, como o da eleição do Melhor Navio no Brasil, realizado anualmente. A eleição que é feita pelos leitores do blog, atingiu um número recorde de votos em sua última edição, que elegeu o Costa Favolosa como o número 1 em 2012. Veja mais sobre isso em um post totalmente dedicado ao assunto, que será publicado em breve.

Futuro
PublicidadeMuito em breve, estaremos inaugurando o novo layout do blog, que já está praticamente pronto, e passará a ser testado na próxima segunda-feira. Com ele, estarão disponíveis espaços para oito anunciantes, que indiretamente, contribuirão com o crescimento do blog e suas iniciativas. Já recebemos algumas consultas de interessados nos espaços, mas iniciaremos a negociar somente agora, portanto, se tem interesse em anunciar conosco, mande um e-mail para world.cruises.1@gmail.com com sua proposta.

A primeira iniciativa decorrente dos novos anúncios, deverá ser uma excursão por portos europeus seguida por um cruzeiro no Mediterrâneo, a ser realizado pela equipe brasileira do blog em 2014. Em fase de planejamento, a excursão terá como fato determinante o acréscimo dos anunciantes, e trará não somente um novo olhar sobre os portos brasileiros após a comparação com os europeus, mas também diários e informações sobre o cruzeiro e os portos em si. Além disso, pretendemos ir mais vezes ao Rio de Janeiro para visitar e fotografar navios que não passam por Santos, como o Queen Victoria, da Cunard e o Golden Princess, para citar alguns da próxima temporada. Também na pauta um cruzeiro pelo Caribe em 2015, a compra de um domínio para o blog, que deixará assim, nessa ocasião, de ter o domínio blogspot.com, e concursos via facebook, que visam aumentar o alcance da página do blog, e presentear nossos seguidores mais antigos com brindes, além da criação de uma conta no twitter e tumblr.

Parceiros
Não poderíamos deixar também de agradecer a nossos parceiros e contribuintes espalhados pelo mundo e Brasil. Para não cometer nenhuma injustiça, preferimos não citá-los um a um, mas de certa forma todos possuem sua importância. E com todos, não nos referimos a poucos, nesses quatro anos de blog, em um cálculo rápido, chegamos a cerca de 40 correspondentes ou contribuintes. Mas não só eles são importantes para o blog, devemos também nosso sucesso as assessorias de imprensa e representantes de companhias, que sempre nos trataram bem e de igual para igual com outros sites e blogs, e costumam responder atenciosamente e calmamente nossas indagações, por mais difíceis que estas possam por ventura ser. Acima desses dois grupos, só estão nossos leitores, que são, afinal, a alma não só do WorldCruises.com, mas de todas as publicações da mídia em geral, que são feitas para repercutir, informar, serem lidas, compartilhadas, discutidas. Sem nossos leitores, não seriamos nada, portanto, vale um cumprimento especial a todos. E seguindo a linha de expansão, encorajamos todos que tenham uma sugestão ou queiram compartilhar algo com nossa equipe, a enviar um e-mail para world.cruises.1@gmail.com Estamos aguardando!

Compartilhar

4 Comentários

  1. Daniel,

    Parabéns pela data do blog.

    Agora colocar o Favolosa em 1º, com aquela dupla de cantores do teatro, é demais!

    Eduardo Berbert

    • Olá Eduardo, obrigado!

      Na verdade, eu não sei se está muito claro no texto, mas o prêmio Melhor Navio no Brasil é uma votação, não reflete necessariamente qualidade, são os leitores que elegem. Estamos considerando mudar o nome do prêmio para a próxima edição para não causar mais essa confusão.

      Abraço.

    • Daniel,
      Eu entendí que a comparação era dos leitores.
      Pude fazer a comparação do Favolosa x Fantasia, pois fiz primeiro o Favolosa e um mês depois o Fantasia.
      Ao longo dos meus 22 cruzeiros nunca ví, cantores tão ruins como o que estavam no Favolosa. Eduardo Berbert

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui