De Recife à Noronha: a volta dos cruzeiros ao arquipélago

0
Navio fundeado em Fernando de Noronha; na próxima temporada navios estarão de volta ao arquipélago. 

A temporada 2013/2014 de cruzeiros no Brasil começa em 05 de novembro e, apesar do número reduzido de embarcações (que diminuiu de 15 para 13 em relação ao ano passado), uma boa novidade em relação à temporada anterior é o retorno da rota Recife – Fernando de Noronha. O retorno da rota é motivo de comemoração dada à sua tradição de mais de vinte anos e à importância de Fernando de Noronha como um dos principais destinos turísticos do estado de Pernambuco. A importância deste destino para a região é tanta, que a rota já rendeu até filme, o premiado documentário Pacific.

Destino dos sonhos

Orient Queen que realizará a temporada 2013/2014 na região, veja mais

Filmado em 2009 pelo cineasta pernambucano Marcelo Pedroso, o documentário Pacific retrata a viagem de um grupo de pessoas de Recife a Noronha num cruzeiro – o Pacifc – realizado no período de final de ano. O diferencial em Pacific é o ponto de vista documental adotado, já que o filme é todo construído a partir da edição do material filmado pelos próprios viajantes com suas câmeras pessoais e com ações narradas próprios. Aqui se observa que, para muitos, a viagem era na verdade a realização de um sonho, impressão que fica clara diante do encanto destes personagens da vida real com o que encontram ao longo do percurso, incluindo as belezas de Fernando de Noronha.

Sendo um filme de baixo orçamento, a circulação de Pacific limitou-se a festivais e circuitos alternativos, não alcançando o grande público, mas o documentário pode atualmente ser visto na internet. Uma boa inspiração para quem deseja fazer um cruzeiro pelo trecho Recife – Fernando de Noronha.

As belezas de Fernando de Noronha

Baía do Sancho em Fernando de Noronha. 
Embora Fernando de Noronha possua um aeroporto, o Aeroporto de Fernando de Noronha, este é o tipo de destino que merece ser conhecido via mar, dadas as suas particularidades. O conjunto de ilhas que forma a região é conhecido por sua beleza natural e riqueza da vida marinha. Uma das maiores atrações das águas cristalinas de Fernando de Noronha são os golfinhos, que podem ser mais facilmente observados na Baía dos Golfinhos. Em terra, é possível percorrer a Trilha dos Golfinhos, que parte da Baía do Sancho (uma das mais belas de Noronha) e vai até a Baía dos Golfinhos.

Além dos golfinhos, tartarugas marinhas também podem ser observadas em Noronha, e para quem preferir apreciar a flora e fauna marítima do arquipélago de perto, a prática de mergulho na região também é bastante comum. Dada a sua beleza e importância de seu ecossistema, boa parte da região é protegida por uma reserva ambiental, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que consta na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Por ser uma área protegida, o acesso a algumas ilhas do arquipélago é controlado.

Por que sair de Recife

Porto de Recife.

Além da proximidade em relação a Fernando de Noronha e de contar atualmente com um dos terminais de cruzeiro mais modernos do Nordeste, os cruzeiros que partem da capital pernambucana oferecem ainda o atrativo de percorrerem a costa de outros estados nordestinos, como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, e atracarem na capital dos mesmos. Logo, além das belezas naturais e riqueza cultural encontradas em Recife, quem parte daqui tem a oportunidade de conhecer boa parte do litoral nordestino e suas belíssimas praias.

Segundo informações da assessoria do Porto do Recife, os cruzeiros para Fernando de Noronha serão realizados entre 28/11/13 até 21/04/14 e serão ao todo 29 viagens saindo da capital pernambucana. Para quem não mora em Pernambuco e deseja fazer o percurso de Recife a Noronha de cruzeiro, este é um bom momento para começar a se planejar, particularmente porque nas últimas semanas as companhias aéreas aumentaram o número de promoções de passagem aérea para destinos nacionais.


Este artigo é um oferecimento de Expedia.com.br, onde você pode reservar voos, hospedagens e transporte terrestre tudo em um só lugar!

Imagens (©) Copyright Diogo Kyrillos, Ana Rita Pedroza, 
Roberto Garrido (Wikipedia), e Diogo Kyrillos.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui