Holland America programa nova escala do Prinsendam em Santos

0
Prinsendam em Belém em 2010. 

Após ter uma escala cancelada por falta de espaço em Santos em 2013, a Holland america Line, uma das companhias do grupo Carnival, não havia mais programado escalas para a cidade. Agora, a história começa a mudar. 

Apesar do cancelamento devido a falta de espaço da escala, que seria a primeira da o Prinsendam em Santos, a Holland America Line, marca premium do grupo Carnival, programou nova escala do navio no Porto de Santos.

Durante a mesma circum-navegação da América do Sul que quase o trouxe ao Concais em 2013, a escala deverá acontecer em 2015, e será a primeira no Brasil da viagem. Depois, o menor e mais antigo navio da frota da Holland America Line, construído para a Royal Viking Line na década de 80, ainda visitará outros 10 portos no país antes de chegar ao Caribe via Guiana Francesa.

A maior parte das paradas em portos brasileiros acontecerá em fevereiro, a primeira, em Santos, se dará no dia 14 deste mês, e a última, em Parintins, no dia 2 de Março. Entre estas datas, o Prinsendam visitará o Rio de Janeiro e Manaus, onde realizará pernoite, além de Ilhéus, Salvador, Natal, Maceió, Recife, Santarém e Boca da Valéria, estas duas últimas no Amazonas.
Se a escala em Santos realmente ocorrer, e nada parecido com a de 16 de Fevereiro de 2013 ocorrer, marcará a volta da companhia a cidade, após quase quatro anos. Isso, porque, a última escala da Holland America em Santos ocorreu em Março de 2011, quando o Veendam, que aquele ano realizou a temporada sul-americana para a companhia, realizou uma escala de quase 20 horas em seu cruzeiro posicional Buenos Aires – Nova Iorque.
Splendour em Santos, no dia 16, quando o Prinsendam
deveria ter escalado a cidade
A lacuna entre escalas era para ser menor, de cerca de dois anos, se o Concais junto a CODESP não tivessem no começo desse ano cancelado a escala do navio em detrimento de outros seis navios em cruzeiros regulares. No dia, caso o Prinsendam tivesse também entrado no Porto o limite diário de seis navios de passageiro teria sido ultrapassado, já que o pequeno navio seria o sétimo.
Assim, a Holland America optou por cancelar a escala em Santos e levar o Prinsendam a Ilhabela. Na época, o Concais, em contato conosco, afirmou que a escala em trânsito havia sido enviada depois da programação dos outros seis, e que o limite se tratava de uma medida de regramento, e não de falta de infraestrutura, como tínhamos colocado. E ainda acrescentou que havia proposto uma mudança de data, para um dia antes, ou um dia depois, não aceita pela companhia do grupo Carnival.
Vale ressaltar, porém, que os roteiros da Holland America para a temporada 2012/2013 já haviam sido revelados em Abril de 2011, e inclusive reproduzidos aqui nesse blog alguns meses depois, em Julho (clique aqui para ver), enquanto a da Costa Crociere, que teve aquele dia dois navios no porto, foi noticiada somente em Outubro deste mesmo ano. A programação de escalas é parte da política interna das companhias, mas acredita-se que aconteçam antes, ou pouco depois do anúncio dos roteiros ao público, já que estes, ainda que estejam sujeitos a mudança, não são somente idealizados na época do anúncio, para depois meses depois serem realmente efetivados.
Parte dos navios em Barcelona em um dia de 2011
Outro ponto interessante, é a questão da infraestrutura, ou como afirma o Concais, regramento. Portos como o de Fort Lauderdale e Barcelona recebem freqüentemente escalas de mais de seis navios, principalmente nos finais de semana, quando iniciam-se a maioria dos cruzeiros pelo Caribe e Mediterrâneo. Para isso, ainda que a procura nos dias de semana seja menor, foram construídos quilômetros de cais e são utilizados vários armazéns e construções, muitas vezes construídas para receber somente passageiros, e para que não seja necessário o reagendamento de escalas, problemático e evitado pelas companhias, que acabam insatisfeitas, e passam a procurar alternativas, não só de data, mas também de terminal. Após isso, deixamos que o leitor chegue a própria sua própria conclusão sobre o motivo do cancelamento da escala: regramento, ou falta de infraestrutura.
Além do Prinsendam, a Holland America Line terá ainda na América do Sul em 2014/2015 o Maasdam, em um roteiro com ida e volta à Flórida, voltado ao mercado americano e destino ao Brasil, e o Zaandam, que realizará a temporada na patagônia, chegando a escalar no Rio de Janeiro, em substituição ao Veendam, que nos últimos anos realizou tais roteiros.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal, Rui Agostinho e Miguel Garcia Galvez.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui