Litoral de Santa Catarina é prejudicado pela diminuição dos cruzeiros no Brasil

1
Com o cancelamento da temporada sul-americana do Grand Mistral, o Grand Celebration (foto) será o único navio da Ibero escalando Santa Catarina, mais especificamente em Porto Belo. O Mistral realizaria inclusive embarques em Itajaí, agora, o Empress, da Pullmantur, será o único com escalas regulares na cidade. A pior situação é de São Francisco do Sul, que perdeu todas suas escalas, antes realizadas pela Pullmantur, MSC e Ibero, e não deve receber navios nos próximos dois anos. 

O GT Náutico de Santa Catarina, que fomenta o desenvolvimento do setor no Estado, discutiu uma das principais demandas da atividade em reunião na terça-feira, dia 3, na Associação Comercial e Industrial de Tijucas. Com a presença dos secretários de turismo de Itajaí, Porto Belo, Tijucas, Joinville, Balneário Rincão e Florianópolis, constataram a perda crescente da competitividade do litoral local no segmento de cruzeiros.

A projeção para a temporada de 2014/2015 é de uma redução de 90% no número destas embarcações atracando no litoral de Santa Catarina, principalmente devido às altas taxas portuárias, ao preço do combustível e à deficiência da prestação de serviços e infraestrutura. “Isto já vai enfraquecer significativamente a temporada que está por vir”, alerta Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente do GT Náutico e da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar).

 MSC Opera, que chegou a realizar embarques em S. Francisco
do Sul.
Uma das situações mais graves é verificada em São Francisco do Sul, que prevê em dois anos redução de 100% na parada de navios em sua costa – ou seja, a cidade que recebeu 30 escalas na última temporada não receberá nenhuma. Para o presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Antônio Carlo Lopes, os principais armadores do mundo estão deixando de operar no município, que, segundo ele, tem uma das mais relevantes estruturas de receptivo de cruzeiros da América Latina.

“Para citarmos um exemplo, a Ibero Cruzeiros, gigante do setor, dispunha de três navios passando por Santa Catarina. Para o verão 2013/2014 a previsão é de apenas um”, lamenta, afirmando que a Costa, do mesmo grupo da Ibero, reduziu o número de navios no nosso litoral, já que outros países são mais atrativos, mesmo em crise. “A falta de terminais de cruzeiros alfandegados em Porto Belo e Florianópolis também contribuem para a redução dos navios”, completa.

A secretária de Turismo de Itajaí, Valdete Orci, disse que o estado deixa de ganhar muito dinheiro e prestígio com a redução deste fluxo turístico. “Cada parada de navio acelera o comércio e incrementa o faturamento de empresas de transporte, parques temáticos e restaurantes. Diante desta perspectiva assustadora, temos de criar alternativas”, garante. Para o coordenador do GT Náutico, Álvaro Ornelas, é fundamental o apoio do governo estadual na criação de uma força-tarefa para reverter esta situação. “Temos de ser criativos e inovadores”, receita.

Texto (Adaptado) (©) Copyright Portal Economia SC.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

  1. cruzeiro no merdil só tem overbooking..ao menos eu recuperei minha grana apesar da burocracia pra tal..pior são os que conheço que pagaram e até hoje não receberam a grana roubada dessas empresas fdp´s

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui