Mistral será renomeado neoRiviera e fará temporada inaugural pela Costa em Dubai

0

Após anunciar que o Grand Mistral, da IberoCruceros, não virá mais ao Brasil e passará a integrar a sua frota a partir da temporada 2013/2014, a Costa Crociere começou a divulgar mais detalhes dos seus planos para o navio construído pela Festival Cruises em 1999. 

Após dez anos operando no mercado espanhol, e oito temporadas servindo ao mercado brasileiro, o Mistral passará a explorar novos ares no final desse ano, como anunciado primeiro por nós em agosto.

Na frota da Costa Crociere, o Mistral passará a servir o mercado italiano, com a chaminé amarela e o tradicional C em azul pintado, além da bandeira da União Européia em seu casco, como visto na primeira imagem do navio disponibilizada pela Costa. Confirmando rumores que surgiram junto a notícia da transferência, seu nome será mesmo Costa neoRiviera.

Na frota da companhia, além do agora neoRiviera, o Romantica já usa o prefixo neo, sendo conhecido como neoRomantica desde meados do ano passado quando passou por uma grande reforma que alterou grande parte de sua características. Aparentemente, porém, o Mistral terá o prefixo neo somente por que o nome Riviera já foi utilizado em outra embarcação da frota, o ex-Guglielmo Marconi, entre 1983 e 1993. Na Costa não é costume reutilizar o nome de antigos navios em navios comprados, ou em novos navios, como é comum na Princess ou na P&O.

Com roteiros já divulgados na maior parte dos sites internacionais da Costa, o Mistral agora neoRiviera operará sua primeira temporada pela armadora italiana em Dubai, fazendo companhia ao Costa Fortuna, que já tinha roteiros previstos para a região. O roteiro, intitulado “Emirati con stile”, é bem semelhante ao do Fortuna, com partida de Dubai, realiza duas pernoites neste porto, uma no embarque e outra no desembarque, além de escalas, também com pernoite em Abu Dhabi e Muscat, em sete noites. A primeira saída ocorrerá em novembro.

Após estes primeiros roteiros, deverá realizar uma temporada pela África, ausente na programação da Costa o início de 2012, quando o Costa Allegra realizou os roteiros até se incendiar e deixar a frota. Em seguida, realizará cruzeiros diferenciados pelo Mediterrâneo, com roteiros mais incomuns e escalas mais longas, oferecendo uma alternativa aos atuais roteiros da Costa. Essas rotas são parte de uma nova estratégia da Costa, ainda não completamente detalhada.

Na Costa, o Mistral voltará a ter aparência parecida com a
que tinha originalmente na Ibero, mas com a
tradicional chaminé amarela da operadora italiana.

Com o Mistral na Costa, as arquirrivais italianas MSC e Costa passam a ter um estranho fator em comum: possuem navios muito semelhantes ou quase iguais em suas frotas. Construído em 1999 no estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique, o Mistral foi o primeiro navio encomendado pela Festival Cruises, que acabou falindo financeiramente alguns anos depois por, entre outros motivos, não conseguir arcar com as despesas geradas pela construção do Mistral e de duas evoluções de seu projeto o European Vision e European Stars. Estes dois eram essencialmente gêmeos do Mistral, com um deck a mais e mais compridos, consequentemente, com maior capacidade de passageiros e maior tonelagem.

Em 2004, quando a Festival foi liquidada e todos os seus navios vendidos, a MSC Crociere adquiriu prontamente os Europeans, e os renomeou MSC Armonia e MSC Sinfonia, além de ter depois construídos outros dois gêmeos, MSC Opera e MSC Lirica. O Mistral, curiosamente não interessou a MSC que até então operava apenas navios de segunda mão com mais de 20 anos de operação e esse acabou adquirido pela Iberojet Cruceros, que seria adquirida pela Carnival e renomeada IberoCruceros em 2007.

Outro fato curioso é que o Mistral já havia realizado alguns cruzeiros como navio da Costa em 2009, quando substituiu o Costa Romantica. Na ocasião, algumas de suas saídas na América do Sul foram canceladas para que pudesse realizar os últimos cruzeiros do Costa Romantica na América do Sul, e sua travessia atlântica, após este último se incendiar na costa do Uruguai.

Cruzeiros cancelados da América do Sul

O Costa Favolosa será um dos navios a receber
os passageiros do Mistral. 

Os passageiros que tinham cabine reservadas em qualquer um dos cruzeiros do Mistral que foram cancelados tem, segundo a assessoria de imprensa da Costa, as opção de cancelá-las, e receber o integralmente de volta o valor pago ou mudar a reserva para outro navio do grupo Costa.

Quem optar por transferir a reserva, receberá opções em cruzeiros semelhantes com partida do porto onde embarcariam no Mistral. A programação para a temporada 2013/2014 não previa nenhum cruzeiro temático como nos últimos anos. Os dois temáticos da Ibero, Movida Latina e Anos Dourados chegariam as suas quintas edições se realizados.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella (Mistral e Favolosa) e Costa (neoRiviera).
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui