Novo Terminal Pesqueiro de Santos terá restaurantes e deck de obervação

4

O novo Terminal Pesqueiro Público de Santos, que deverá se localizar ao lado da travessia de balsas Santos – Guarujá, terá também um novo ponto para a observação do movimento no porto, além de restaurantes, um espaço para exposições e uma doca fixa para o navio de pesquisas Professor W. Besnard, que se tornará um museu. 

Um convênio entre prefeitura e Ministério da Pesca e Aquicultura deverá ser firmado em 30 dias com vistas à gestão compartilhada do novo Terminal Pesqueiro Público de Santos, ao lado da travessia de balsas, na Ponta da Praia.

A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (4) pelo ministro da pasta, senador Marcelo Crivella, que esteve no salão nobre da prefeitura durante entrega das primeiras 50 novas carteiras de identificação de pescadores.

Alpha Crucis, que substituiu o Professor Besnard como navio
de pesquisas da USP.  

O termo de intenção da parceria foi entregue a Crivella pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na presença de autoridades regionais, estaduais e federais e de órgãos do setor. “A cidade, os pescadores e o Brasil vão ganhar muito, pois trata-se de um projeto maravilhoso. Passará por consultoria jurídica e faremos audiências públicas para aprimorar o projeto e iniciar as obras”, disse o ministro.

O projeto de revitalização do terminal foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano com o sentido de colocar o setor pesqueiro em condição de excelência no Estado e referência no país, dentro de parâmetros de sustentabilidade. Em área de 30 mil m², está prevista a construção de complexo com alojamento e espaços para qualificação do pescador; restaurantes; fábrica de gelo; área de exposições; estacionamento, além do Mercado de Peixe e a Rua do Peixe, que serão transferidos ao local. “Encaminhamos minuta para formalizar a parceria. A intenção é melhorar a infraestrutura aos pescadores e construir novos equipamentos voltados à pesca o e ao turismo”, disse o prefeito.

O que prevê o projeto:

 – Na área do Terminal Pesqueiro será construído edifício de aproximadamente 1.200 m² para alojamento e treinamento do pescador;

– Em área de 5.900m² serão instalados Rua do Peixe, Mercado de Peixe, restaurantes
e deck de observação;

– Haverá praça com passarelas cobertas para integração do complexo, além de estacionamento e paisagismo;

– Transformar em museu o Navio Professor Besnard.

 Texto (©) Copyright Adaptado de Prefeitura de Santos.
Imagens (©) Copyright Prefeitura de Santos e Marcelo Lopes.
Compartilhar

4 Comentários

  1. Investem em outras coisas, mas o porto para cruzeiros que é bom só fica no papel, na conversa, etc.. Façam um terminal descente logo! Aqui tudo sai com muita roubalheira, corrupção, mas sai, então alguém perceba que ali da pra ganhar dinheiro e melhore.. Já metem a mão no nosso bolso mesmo com essas taxas absurdas.. Ta triste do jeito que esta!

  2. Aqui no Brasil pra não ficar o dia todo sem conforto e perdido no porto com informações desencontradas apenas comprando uma cabine no Msc Yatch Club, porque vc tem preferencia no embarque, se não é como disseram acima, sofra no porto!

  3. Antes da estrutura, a informação dos colaboradores pode diminuir e MUITO o caos atual do Concais. Este ano viajamos no Yacht Club do MSC Fantasia e ao chegar no porto de carro, perguntamos a um funcionário uniformizado onde as bagagens deveriam ser despachadas, frisando que éramos do YC e teríamos então embarque preferencial. Ele disse que as malas eram despachadas no mesmo local das normais e lá fomos nós. Antes de entrar no local perguntamos novamente a outro funcionário Concais que nos disse a mesma coisa. Ao chegar no local de despacho das bagagens fomos informados pelo funcionário da MSC que as bagagens do YC deveriam ser despachadas no balcão preferencial do Yacht Club. Moral da história, tivemos que ir andando até o balcão (do outro lado do porto), no calor e tudo por falta de informação dos funcionários do Concais. Nem a vantagem do embarque do Yacht Club funcionou! Investir em pessoal é a chave para minimizar problemas com filas e deslocamentos desnecessários dos passageiros do Concais enquanto a estrutura não é melhorada.

  4. O Terminal Pesqueiro Público de Santos nunca teve estrutura adequada e nada indica que terá no futuro. E hoje, quase 4 anos depois desta publicação, há indícios de que uma edificação da Polícia Federal será construída em área na qual muitos ministros da Pesca "pré-anunciaram" melhorias e até restaurantes de pescados abertos ao público. Tratamos deste assunto no Portogente: https://portogente.com.br/radar-global/94315-liminares-e-recursos-prejudicam-planejamento-logistico. Para piorar, o navio Professor Besnard, cogitado para virar museu no local, deverá ser afundado e virar recife de corais em Ilha Bela

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui