Santos receberá apenas 17 navios na temporada 2013/2014

4
O Empress abrirá a estação em 10 de Novembro, quando encerra de um cruzeiro posicional Recife – Santos. No dia seguinte, o MSC Orchestra encerrará seu cruzeiro transatlântico no Concais; até o final da temporada, previsto para a segunda quinzena de Abril, outros 15 navios deverão escalar a cidade.

Com a tendência nacional da redução da oferta e diminuição no número de navios escalando os portos nacionais, Santos deve receber somente 17 navios entre o final de 2013 e o início de 2014. Na temporada passada, o Concais, terminal de passageiros da cidade recebeu apenas três navios a mais, totalizando 20 embarcações; o maior número dos anos recentes ocorreu em 2011/2012, quando 23 navios escalaram na cidade. Em ambas as situações, porém, as previsões eram mais otimistas: para 2012/2013 estavam previstos 21 navios (sendo que houve dois cancelamentos e uma escala arranjada em última hora) e para 2011/2012 eram previstos 24 navios. Consultado, o Concais informou que a programação da próxima temporada ainda não está finalizada, portanto, o número de navios ainda pode variar até a temporada que tem início previsto para novembro, com escala do Empress, da Pullmantur. Confira os dezessete navios previstos:

MSC Orchestra

AIDAcara (AIDA);
MSC Orchestra (MSC);
MSC Preziosa (MSC);
MSC Magnifica (MSC);
Costa Fascinosa (Costa);
Splendour of the Seas (Royal Caribbean);
Sovereign (Pullmantur);
Zenith (Pullmantur);
Empress (Pullmantur);
Grand Celebration (Ibero);

Splendour of the Seas

Crystal Symphony (Crystal);
Seven Seas Mariner (Regent Seven Seas);
Silver Spirit (Silversea);
Silver Cloud (Silversea);
Marina (Oceania);
Regatta (Oceania);
Island Sky (Noble Caledonia).

Em negrito, as embarcações que virão pela primeira vez ao porto, em itálico os navios que virão com passageiros em trânsito ou em cruzeiros de longo curso. O número de estreias será bastante reduzido em se comparando com 2012/2013, quando dez novos navios escalaram Santos. Do total de navios, muito da redução tem como motivo a nova estratégia mundial do grupo Costa, que afastou da América do Sul a maior parte da sua frota (na última temporada, seis navios desse grupo estiveram em Santos, na próxima, serão apenas dois). Isso fará também com que o número de escalas, os outros farão do Concais seu porto base, ainda que por apenas algumas semanas, como é o caso do Zenith e do Orchestra.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

4 Comentários

  1. Não… Assim como o Costa Favolosa, o Poesia não virá a Santos, ainda que venha ao Brasil. Essa próxima temporada será muito segregada; navio que embarca no Rio ou em Buenos Aires dificilmente escalará em Santos, e vice-versa.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui