Notícias desde a Ásia…

1
AIDAprima, que será construído no Japão e terá aparência única

Enquanto o grupo Genting Hong Kong, acionista majoritário da Star Cruises e da Norwegian Cruise Line, encomenda um navio de grande porte, para operação na China, ao estaleiro alemão Meyer Werft, a alemã AIDA Cruises, do grupo Carnival revela mais detalhes de seu novo navio, que está sendo construído no Japão e se chamará AIDAprima. Enquanto isso, na Índia, uma nova companhia pode estar surgindo, com navios de segunda mão. 



Após rumores, Star Cruises confirma construção de novo navio de cerca de 150,000 toneladas e capacidade para 3,364 passageiros. 

SuperStar Virgo, inaugurado em 1999

O grupo Genting Hong Kong encomendou recentemente um novo navio ao seu estaleiro parceiro Meyer Werft, de Papenburg, na Alemanha. O navio, que terá capacidade para cerca de 3,360 passageiros e mais de 150,000 toneladas de arqueação bruta, foi encomendado através da filial da companhia Chinese Dream Ltd. Ainda não está claro se o navio operará para esta marca, como uma subsidiária da Star Cruises, ou se este servirá a própria Star Cruises, e a encomenda através da outra empresa foi apenas uma jogada comercial.

SuperStar Leo, atual Norwegian Spirit, pouco após deixar
a doca onde foi construído na Alemanha.

O certo, é que a embarcação será projetada com o público asiático em mente, possuindo características diferentes da frota que atualmente opera para a Star Cruises – que, com exceção do SuperStar Virgo, último navio construído para a Star Cruises em 1999, é composta por navios construídos para operadores ocidentais, como a Norwegian Cruise Line. O navio deverá ficar pronto em 2017, e operará inicialmente no norte da Ásia, com foco nos passageiros de Taiwan, Hong Kong e China. O Meyer Werft atualmente possui outras três encomendas do grupo Genting Hong Kong: o Norwegian Getaway, que ficará pronto em 2014, e outras dois navios semelhantes ao Getaway, com entregas previstas para 2015 e 2017.

AIDA revela mais detalhes do AIDAprima, que será o primeiro de um novo protótipo construído no Japão

O novo navio da AIDA que está sendo construído no Japão se chamará AIDAprima. O anúncio feito pela companhia contrariou dezenas de sites e blogs que adiantavam que o nome do novo navio deveria ser AIDAmitsu, e manteve o padrão dos nomes das embarcações da companhia, que tem nomes em línguas latinas. O AIDAprima é o primeiro navio de uma nova classe, desenvolvida especialmente para a AIDA juntamente ao estaleiro japonês Mitsubishi, que está construindo-o. Inovador, o navio será diferente dos navios atuais, com um sistema de economia de combustível diferenciado, e uma proa reta.

A proa, que lembra navios do início do século passado, como o Titanic, é a mais notável característica do navio, que foi projetado para operar com base na Alemanha o ano inteiro. Entre outras inovações, destaque também para as promenades laterais, que serão mais extensas que nos navios anteriores, projetando-se sobre o mar, permitindo assim a criação de espaço para novas atrações. Além dos detalhes do navio, e de seu nome, a AIDA também divulgou seus roteiros iniciais. Após a entrega em 2015, o AIDAprima realizará um grande cruzeiro posicional entre o Japão e a Alemanha, e a partir daí realizará cruzeiros semanais com partida de Hamburgo e escalas em Rotterdam (Holanda), Zebbruge (Bélgica), Le Havre (França) e Southampton (Inglaterra). Com capacidade para mais de 3,000 passageiros e cerca de 125,000 toneladas, o AIDAprima terá um gêmeo já encomendado, com entrega prevista para 2016. Leia mais sobre o novo navio em breve aqui no Portal WorldCruises.com

Royal Asian Cruises? Nova companhia na Índia pode começar a operar no próximo ano. 

Gemini, operando para a Happy Cruises em meados de 2010.

Conforme adiantado pela revista norte americana Cruise Industry News (CIN), uma nova companhia de cruzeiros pode estar se formando. Segundo o site da publicação, a nova empresa deve começar a operar já no ano que vêm, com roteiros desde Mumbai, na Índia. Nomeada Royal Asian Cruises, em clara referência à Royal Caribbean International, a companhia deverá utilizar dois navios atualmente fora de operação, que seriam adquiridos e adaptados aos gostos dos passageiros indianos.

A CIN não conseguiu confirmar a operação, mas adiantou que a companhia deverá o Gemini, que foi o navio do mês de agosto na série Navios por Dentro, e está imobilizado a espera de um comprador ou fretador e um outro navio de médio porte não identificado. Os navios deverão se chamar Asian Pride e Asian Song. Ainda segunda a revista norte americana, o anúncio oficial da armadora deverá ocorrer no final deste ano. Atualmente, a indústria de cruzeiros na Índia é insignificante; apesar de passageiros indianos embarcarem em navios ao redor do mundo, não há navios dedicados exclusivamente ao mercado local. A mais recente tentativa desta natureza ocorreu em 2009, quando a Louis Cruises criou uma subsidiária no país e organizou cruzeiros em um de seus navios com embarque em Kochi. A tentativa porém fracassou, e os roteiros indianos foram rapidamente abandonados.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright AIDA, Star Cruises e Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

1 Comentário

  1. Não vejo futuro para uma companhia que terá que comprar ou fretar um ou pior dois navios, deve ser comprado penso eu já que terá que modificar os navios, gastar para modifica-lo e fazer roteiros na Índia. Sabe quando indianos fazem cruzeiros ? Apenas quando trabalham em um navio! Essa provavelmente vai quebrar rápido se não tiver um plano b ou mudar os planos.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui