Número de leitos da Royal Caribbean no Brasil se equipara aos da Costa em 2013/2014

0

Após, em 2012/2013, ter operado quatro navios  a mais que a Royal Caribbean no Brasil, o grupo Costa e a Royal Caribbean terão oferta semelhante em número de leitos nas próximas duas temporadas. 

Enquanto a Carnival Corporation, que opera no Brasil com suas subsidiárias Ibero, Costa e AIDA diminuí cada vez mais a oferta já para a temporada 2013/2014, a Royal Caribbean anunciou recentemente que manterá o número de leitos na região para 2014/2015 assim como o fará na próxima temporada com apenas um navio baseado no Brasil. A diminuição na oferta do Grupo Costa/Carnival Corp. criou uma situação bastante curiosa, apesar de trazer somente um navio, a oferta voltada exclusivamente ao mercado brasileiro da Royal Caribbean será semelhante a de todo a Carnival na próxima temporada, já que esta terá somente um navio integralmente dedicado ao Brasil (apesar de este também realizar embarques no mercado argentino em pequena escala).

Um dos navios da frota recente da Costa deixando Santos.

O Splendour, navio da Royal Caribbean que virá ao Brasil é menor e possui capacidade de passageiros inferior a do Costa Fascinosa, que realizará embarques em Santos para o grupo Costa e é um navio mais novo e maior. A semelhança se dá devido ao número de cruzeiros com embarque no Brasil; enquanto a Costa terá uma temporada substancialmente reduzida entre a segunda quinzena de dezembro e o começo de março, com apenas 13 embarques em Santos, o Splendour chegará mais uma vez no início de dezembro, e ficará no país até o final de abril realizando ao todo 23 cruzeiros dedicados ao mercado brasileiro.

Assim, considerando-se apenas navios dedicados ao mercado brasileiro na temporada 2013/2014, a Royal Caribbean oferecerá maior oferta de leitos em comparação com a Costa; no Splendour embarcarão 41,492 passageiros durante toda a temporada brasileira, enquanto no Costa Fascinosa serão 39,200 no período em que o navio ficará baseado em Santos. Entre estas empresas, no entanto, o número total de passageiros embarcados no Brasil, deverá ser ainda mais próximo, já que também inclui-se nesse número, os embarques no Costa Favolosa, que terá uma pequena porcentagem de suas cabines dedicadas a embarques no Rio de Janeiro enquanto opera para o mercado argentino.

Navio da MSC que será líder em oferta na América do Sul.

Por companhias, em números gerais, a MSC será a líder em oferta na América do Sul na próxima temporada, com seus quatro navios embarcando em Santos, Rio de Janeiro e Buenos Aires, seguida pela Pullmantur, que terá três navios com embarques nestes mesmos portos e em Itajaí. Em terceiro lugar ficará a Costa, que apesar de ter dois navios significantemente maiores que os da Pullmantur, os terá por um período curto no Brasil. A quarta colocada estará a Royal Caribbean, com apenas o Splendour realizando embarques em Santos, seguida de perto pela Ibero, que terá apenas um navio na América do Sul, o Grand Celebration, com embarques exclusivamente em Buenos Aires, Argentina. A última colocada no ranking de oferta será a BCR que terá apenas o Orient Queen/Louis Aura, que apesar de realizar cruzeiros com embarque em Recife por um bom período (novembro – abril), tem capacidade para apenas cerca de 1,000 passageiros. Além disso, a AIDA realizará oito embarques na América do Sul, mas estes não são considerados mercado brasileiro por serem dedicados quase exclusivamente aos mercados de língua alemã.

 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui