Pacific Venus voltará ao Brasil em 2015, com escala inaugural em Santos.

0
Pacific Venus e o Píer Mauá, terminal de cruzeiros do Rio de Janeiro,
durante a escala de 2010. 

Após passar pelo Brasil em 2010, o Pacific Venus, da Japan Cruise Line, retornará ao Brasil em 2015. O navio japonês realizará apenas duas escalas no país, no Rio de Janeiro, tradicional destino para esse tipo de viagem, e surpreenden- temente, em Santos.

Navios de cruzeiro japoneses normalmente realizam cruzeiros somente pelo Oriente e pela Ásia, as vezes estendendo suas viagens também à Oceania ou a destinos mais distantes no Índico ou sul do Pacífico. Raramente são vistos nos destinos mais populares do mundo para cruzeiros, como o Mediterrâneo e o Caribe. Esses destinos, e até mesmo a América do Sul, entretanto, também são visitados ocasionalmente por esses navios, durante longos cruzeiros de volta ao mundo.

Rio de Janeiro pela Venus Cruise.

Como em 2010, com o Pacific Venus (clique para ver), e em 2012, com o Asuka II (veja matéria da época), o Brasil é também um dos destinos destes roteiros. Em 2015, novamente o país será visitado por um navio nipônico; o próprio Pacific Venus, da Japan Cruise Line, retornará em um cruzeiro de 96 noites, com início em 7 de Janeiro. A companhia, que também utiliza o nome Venus Cruise, lançou até um hotsite para o cruzeiro, que pode ser acessado neste link. Completamente em japonês, o site traz a programação completa de escalas, informações sobre os portos de escala e sobre o cruzeiro em si, além de valores e datas.

O Pacific Venus partirá de Yokohama, e retornará a Kobe, ambas no Japão, após realizar escalas no Sul da Ásia, África, Ilhas do Pacífico e América. Neste último continente, visitará somente as costas leste e oeste da América do Sul, com escalas na Argentina, Peru, Chile e Brasil. Os únicos portos brasileiros contemplados com paradas do navio japonês serão o do Rio de Janeiro, já visitado em 2010, que receberá a escala com duas pernoites em 14 de fevereiro, e o de Santos, que verá o navio pela primeira vez em 17 deste mesmo mês. A escolha de Santos, aparentemente, se deu pela identificação da cidade com o Japão. Assim como o site da companhia descreve, Santos recebeu em 1908 os primeiros imigrantes japoneses que aportaram no Brasil a bordo do Kasato Maru.

Pacific Venus em Greenwich, Londres. 

Atualmente único navio da frota da Venus Cruise/Japan Cruise Line, o Pacific Venus foi construído em Tóquio por um estaleiro japonês. Com 26,518 toneladas, o navio possui capacidade para 720 passageiros, e teve sua construção concluída em 1998. O seu projeto é baseado no Orient Venus, que atualmente navega para um operador turco, e é um pouco menor, com 20,000 toneladas, e entrega em 1990.


Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright Igor Welster, Venus Cruise e Ian Boyle.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui