Porto de Santos enfrenta maior incêndio de sua história

0

Um incêndio de grandes proporções, iniciado por volta das 6h10 da última sexta-feira, atingiu seis armazéns de açúcar de um dos terminais do porto de Santos. O incêndio foi considerado o maior da história do porto, segundo a autoridade portuária. Quatro funcionários ficaram feridos e foram levados a hospitais do município.

O fogo concentrou-se no terminal da Copersucar, que tem seis armazéns usados exclusivamente para açúcar. A capacidade estática do terminal da Copersucar é de aproximadamente 300 mil toneladas, segundo a administração do porto. Não se sabe ao certo, até o momento, o tamanho do prejuízo, que aparentemente foi extenso.

Além da área da empresa, o porto de Santos tem ao menos outros quatro terminais açucareiros, que não foram afetados. Ao todo, o porto, que é o maior da América Latina, tem 62 terminais. Os demais estão operando normalmente.

Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável pelo porto, o fogo começou em uma esteira externa, que ficava presa a uma estrutura aérea e transportava o açúcar dos armazéns até próximo ao cais. A própria esteira, feita de borracha e lona, teria levado o fogo aos armazéns internos. O teto de um deles chegou a desabar. A causa do incêndio ainda é desconhecida e deverá ser investigada.

Em nota, a Copersucar afirmou que sua prioridade é atender eventuais vítimas. “Há quatro brigadistas feridos, sem gravidade, já devidamente atendidos. As causas do incêndio estão sendo apuradas”, informou a empresa. De acordo com a Codesp, o porto de Santos movimentou 12,8 milhões de toneladas de açúcar de janeiro a agosto deste ano.

Texto (adaptado) (©) Copyright Folha de S.Paulo.
Imagem (©) Copyright Moacyr Lopes Junior/Folhapress.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui