Portuscale: Porto e Lisboa voltam a navegar enquanto Azores é fretado por operador alemão.

0
Princess Danae, que será renomeado Lisboa em breve.  
Porto, ex-Arion

Por um breve momento, o Porto e o Lisboa, da start-up Portuscale Cruises, sentiram o que é navegar. Com a proximidade de 2014, mais planos da nova companhia foram revelados; entre eles, o destino do Azores, que operará no mercado alemão. 

Recentemente, o Lisboa e o Porto, da frota da Portuscale Cruises, voltaram a navegar por um breve momento. Após meses atracados, ambos os navios deixaram o cais onde estavam atracados, e foram fundeados no Mar da Palha, no Rio Tejo, proximidades de Lisboa. As manobras não foram idealizadas pela Portuscale, mas necessárias, já que o cais onde ambos estavam atracados, precisava ser dragado.
Ambos ficaram fundeados, no entanto, por pouco tempo, e logo retornaram ao cais como anteriormente. O Porto, menor navio da frota da nova companhia portuguesa foi o primeiro a ter sua reforma completada ainda em junho. Desde então, passa por retoques, enquanto atracado em Lisboa, para iniciar sua carreira pela Portuscale em 2014. Curiosamente, apesar de primeiro reformado, o Porto é o único navio que ainda não tem roteiros definidos ou divulgados. 
O Lisboa, que ainda ostenta o seu antigo nome, Princess Danae, no casco, ainda não passou pelo período em doca seca como os restantes navios da frota. Apesar disso, seus trabalhos de revitalização já estão em curso; além do acréscimo de uma nova estrutura na proa, que será um novo spa, seu interior está parcialmente desmontado, em preparação para o acréscimo de novo mobiliário e decoração. Diferente do inicialmente previsto, a reforma será finalizada em Marselha, na França, no mesmo estaleiro onde o Azores, outro navio da frota da Portuscale, foi repaginado. O Porto, e também o Funchal – único navio da companhia atualmente operante – passaram pelos trabalhos na própria cidade de Lisboa.
O ex-Princess Danae operará no mercado francês, como adiantado por nós no começo do mês (clique para ver). Seus primeiros cruzeiros estão previstos para fevereiro de 2014, quando iniciará os embarques em portos franceses, os principais serão Marselha e Le Havre. Os outros navios, com exceção do Azores, que foi fretado pelo operador alemão Ambiente Kreuzfahrten, ainda não tiveram seu calendário divulgado. Sabe-se, porém, que o Funchal passará um período operando na Suécia, fretado e com base em Gotemburgo, assim como neste ano, e que deverá servir o mercado português no restante do tempo, podendo também realizar fretes pontuais. O destino do Porto, no entanto, parece ainda não ter sido decido pela companhia, que prometeu divulgar a programação de toda a sua frota até o final deste mês.  

Azores – A partir de março de 2014, o Azores, ex-Athena, operará no mercado alemão, fretado ao operador alemão ambiente Kruzfahrten. A empresa alemã fretou na última temporada o Princess Daphne, gêmeo do Lisboa, na época pertencente a frota da Classic International Cruises (CIC). A operação no entanto acabou interrompida devido a falência da CIC, e conseqüente arreste da embarcação.

Agora com o Azores, o operador pretende operar uma temporada completa, com última saída prevista para novembro, e escalas em toda a Europa. Os principais portos de embarque na Alemanha serão Kiel e Bremerhaven, mas portos franceses, italianos e em outros países também serão utilizados como base em alguns dos cruzeiros.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho e Ambiente.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui