ABREMAR desenvolve guia para orientar passageiros em cruzeiros pelo país.

0

Com o objetivo de informar o que é permitido levar para o navio, a documentação necessária aos brasileiros nas viagens nacionais, em cruzeiros na América do Sul e nos roteiros internacionais, bem como os procedimentos nos terminais e no desembarque, o Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura e Operações da CLIA ABREMAR (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) elaborou o Guia para Cruzeiristas.

“É um manual de pronta referência e de serviço para o cruzeirista. Sem dúvida, sua orientação ajudará desde a arrumação das malas até o desembarque, o que fará com que os hóspedes aproveitem com muito mais tranquilidade a viagem”, afirma Ricardo Amaral, presidente da CLIA ABREMAR.

Responsável pelo trabalho, validado pela Receita Federal e Polícia Federal, o Grupo de Estudos Técnicos da CLIA ABREMAR é coordenado por Márcia Leite, diretora de Operações da MSC Cruzeiros. “A parceria com a Receita e Polícia Federal foi fundamental para embasar as informações a brasileiros e estrangeiros neste trabalho, que é resultado do esforço deste Grupo”, conta Amaral, que reitera a importância de os agentes de viagens repassarem as informações ao turista – ou o link para download do Guia.

O Guia do Cruzeirista tem o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (AVIESP), Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Concais S.A, Píer Mauá, Polícia Federal e Receita Federal, além das mantenedoras da Abremar: Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros e Royal Caribbean.

Divisão em tópicos
O Guia do Cruzeirista é dividido em tópicos. No primeiro – “Preparando as Malas” -, sugere, por exemplo, que o hóspede do navio limite a quantidade de malas em duas unidades, cada uma pesando em média 20 quilos. Ou seja, cada passageiro é aconselhado a levar 40 quilos de bagagem.

Em “Verifique sua Documentação”, hóspedes brasileiros em viagem pelo País são informados de que precisam de passaporte válido ou de carteira de identidade em bom estado de conservação para embarcar. No caso de roteiros para o Mercosul, carteira de identidade com menos de 10 anos desde sua data de expedição, ou passaporte válido por, no mínimo, seis meses.

No item “No Terminal”, a orientação de que o check-in em qualquer companhia marítima não começa antes das 11 horas e portanto não é necessária a chegada no terminal antes dessa hora. Em “No Desembarque”, o alerta para que o hóspede, ao buscar a sua mala no terminal, verifique se é mesmo a de sua propriedade.

Texto (©) Copyright Abremar.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui