Allure of the Seas deverá fazer temporada completa no Mediterrâneo em 2015

0

Após a estréia da classe Oasis no Mediterrâneo que ocorrerá com o próprio Oasis of the Seas no ano que vêm, a Royal Caribbean pode destinar o Allure para uma temporada completa na região em 2015. 


Navios de cruzeiro passam por períodos em doca-seca para manutenção regularmente. O tempo entre as idas ao estaleiro variam com vários fatores, sendo o principal deles a idade do navio. No caso dos maiores gêmeos do mundo, Allure e Oasis of the Seas, a equipe de manutenção da Royal Caribbean decidiu que cinco anos eram um período aceitável para operação antes da primeira docagem de manutenção.

Entregues em 2009 e 2010, os maiores navios de cruzeiro do mundo, porém, possuem uma particularidade: seus tamanhos, claro. Este fato trouxe um pequeno problema para a Royal Caribbean. Oasis e Allure foram projetados para, e operam durante todo o ano no Caribe, com suas mais de 225 mil toneladas. Estas dimensões fazem com que as únicas docas secas capazes de receber os navios estejam na Europa. Assim sendo, para o seu período de manutenção necessário, o Oasis of the Seas precisará atravessar o Atlântico em setembro de 2014.

Como a ida à Europa era necessária, a Royal Caribbean optou por operar alguns cruzeiros de cinco noites no Mediterrâneo e um posicional ao Norte da Europa, onde fica o estaleiro que realizará a manutenção. As viagens foram tidas como um teste, para uma futura operação mais longa de um navio dessa classe (que poderá ter mais dois integrantes em breve, veja). Aparentemente, o resultado do teste agradou à Royal Caribbean, que parece planejar mais cruzeiros no Mediterrâneo no Allure of the Seas, em 2015.

Liberty of the Seas em Barcelona

O segundo navio da classe Oasis passará pelo período de manutenção assim como o próprio Oasis, mas poderá chegar em Barcelona em maio de 2015 e permanecer na região até outubro deste mesmo ano. Nos portos da região há escalas do Allure previstas entre estes meses, indicando ainda que a embarcação fará um roteiro de sete noites, com escalas em Marselha, na França, La Spezia, Civitavecchia e Napoli na Itália, e Barcelona, onde a viagem começa e termina.

O roteiro é bem semelhante ao que será realizado pelo Liberty of the Seas, da classe Freedom, em 2014. Caso realmente confirmada, a manobra poderá significar a saída do mercado europeu da classe Freedom, da qual também faz parte o Independence of the Seas, baseado em Southampton, Inglaterra, desde sua entrega em 2008, e que deverá ser substituído em 2015 pelo novo Anthem of the Seas, da classe Quantum.

Reparo nos motores

Estaleiro Grand Bahama, que não possui doca-seca
capaz de receber navios da classe Oasis

Antes da manutenção em doca-seca, o Allure of the Seas precisará de um período em reparações no estaleiro Grand Bahama, em Freeport nas Bahamas. Para poder realizar os trabalhos em seu navio mais novo, a Royal Caribbean precisou cancelar um dos cruzeiros semanais do Allure em fevereiro de 2014.

Atualmente, um de seus propulsores apresenta mal funcionamento, o que tem feito com que o navio não atinja mais sua velocidade máxima de 20 nós. Por conta disso, nos roteiros do Caribe Leste, o Allure tem saído mais cedo dos portos em que escala para poder chegar em seu próximo destino no horário previsto. Este fato fez com que surgissem boatos de que a Royal Caribbean poderia mandar o Allure para a doca seca já em 2014, no lugar do Oasis. Entretanto, o problema aparentemente poderá ser resolvido em doca molhada no Grand Bahama sem a necessidade de adiantamento do período em doca seca.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Royal Caribbean, Rui Agostinho e Grand Bahama.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui