Antes de iniciar travessia, MSC Magnifica se choca ao cais em Piraeus, Grécia

10
Dano ao casco! 

O MSC Magnifica será o último navio da MSC a chegar no Brasil para a temporada 2013/2014. Escalado para realizar roteiros ao Prata com base em Santos, o último navio da classe Musica ainda está realizando cruzeiros na Europa. Sua última viagem antes do início da travessia atlântica começou no último dia 12, um roteiro de 11 noites entre Gênova, Grécia e a Turquia, com escalas também em outros portos italianos.

Este cruzeiro tem previsão de término no próximo dia 23, dia também marcado para o início da travessia. Ontem, porém, enquanto entrava em um dos últimos portos de escala antes de voltar a Gênova, o Magnifica acabou protagonizando um pequeno acidente; devido aos fortes ventos no porto de Piraeus, na Grécia, acabou se chocando com o cais e sofrendo danos em seu casco.

Vista do dano na parte interna do navio. Veja mais fotos,
inclusive dos reparos sendo realizados, clicando aqui. 

O incidente, que não deixou vítimas ou feridos, ocorreu enquanto o navio manobrava no final da madrugada para atracar no porto grego e não impediu a atracação, realizava normalmente alguns minutos após o choque. Com o navio atracado, a tripulação se encarregou de verificar o dano ao casco que foi atingido na parte da proa a bombordo, e considerou que, apesar da pequena abertura no casco, nada de mais grave havia ocorrido. A previsão inicial da companhia, inclusive, era de seguir o a programação inicial planejada, e deixar o porto com apenas um pequeno atraso, que não comprometeria o restante do cruzeiro.

No entanto, os reparos parecem ter sido mais demorados do que o esperado, já que imagens da webcam do Magnifica, o mostravam ainda no porto de Piraeus por volta da meia noite no horário local. A saída deste porto estava prevista para às 16h30min, para que chegasse a Katakolon, também na Grécia, por volta das 8h da manhã de hoje, dia 21 de novembro. No entanto, com o atraso, o navio precisou cancelar a escala nesta última cidade grega, e seguiu diretamente para Gênova, conforme informações disponibilizadas via AIS. A previsão de chegada na Itália está mantida para às 06h30min do dia 23.

MSC Magnifica em Santos.

A travessia atlântica, no entanto, não deverá precisar ser alterada; o Magnifica, que fará sua segunda temporada no Brasil, chegará em Santos, seu porto-base na América do Sul, em 10 de dezembro. Entregue em 2010 pelo Chantiers de l’Atlantique, é o último navio da classe Magnifica, e possui 95,128 toneladas, com capacidade para receber até 3,605 passageiros.

Há alguns anos, em Buenos Aires, o MSC Opera sofreu semelhante acidente, enquanto entrava no porto argentino. Assim como ocorreu ao MSC Magnifica, o Opera acabou levemente danificado, e teve de alterar seu roteiro, sem, no entanto, maiores prejuízos aos passageiros e tripulação. Veja matéria da época, clique aqui. As fotos do dano são do facebook do site Cruise Law News.

Morte no Preziosa – Enquanto finaliza sua travessia atlântica, o MSC Preziosa foi palco do falecimento de uma de suas passageiras. A morte ocorreu após a passageira Mercedes Lessi, de 87 anos, cair das escadas do navio e bater a cabeça no chão. A aposentada ainda chegou a ser atendida pela equipe do navio, mas não resistiu e faleceu. Seu corpo será desembarcado assim que o navio chegar em Salvador, na manhã do dia 23. O MSC Preziosa chega a Santos no dia 26, quando iniciará sua primeira temporada brasileira.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Cruise Law News e Daniel Capella.
Compartilhar

10 Comentários

  1. Estava no navio no momento do choque, desembarquei hoje em Genova. O choque foi resultado de erro humano. Nada de ressarcimento aos passageiros. Pessimo atendimento e pior ainda a alimentacao. Sem o choque ja estava insatisfeito. Meu primeiro e ultimo cruzeiro nesta companhia, deveria ter mentido minha fidelidade a Celebrety, incomparavelmente superior.

  2. Estava no navio no momento do choque, desembarquei hoje em Genova. O choque foi resultado de erro humano. Nada de ressarcimento aos passageiros. Pessimo atendimento e pior ainda a alimentacao. Sem o choque ja estava insatisfeito. Meu primeiro e ultimo cruzeiro nesta companhia, deveria ter mentido minha fidelidade a Celebrety, incomparavelmente superior.

  3. Cara, isso pode ser erro humano ou não, se for humano todo mundo é imperfeito, todos estão cometendo erros diários, esse graças a Deus não machucou ninguém, se for mesmo vento também acontece. Na boa, se estava procurando navio de luxo com certeza o Magnifica não é uma das opções, ele é um bom navio de cruzeiro para o padrão aqui do Brasil, e sobre comida, apenas cruzeiros de luxo tem comida boa. Isso é Brasileiro que sai de casa e reclama de tudo. Brasileiro é o pior turista que existe, só reclama e não curte nada…

  4. jimyjr2003 vc disse que o atendimento é péssimo então vc não falou com nenhum
    com os funcionários do navio pois adorei o atendimento do navio pois já fiz três cruzeiros com a MSC e andei no Magnifica e no Armonia e ano que vem irei no Preziosa

  5. O direito de o consumidor sentir-se insatisfeito existe em quase todos os países do planeta, satisfação é uma questão subjetiva e, por esta razão, pode ser criticada mas não refutada. a nacionalidade do consumidor pouco importa, ainda que para alguns seja um indicativo de perfil (afirmação esta que não tem fundamento estatístico conhecido). Quanto á responsabilidade em um choque em um navio, por óbvio esta recaí sobre o capitão do navio (ressalvados os casos de força maior, o que não foi o caso), se o erro ocorreu em razão da reciprocidade na responsabilização, ela recaí sobre a companhia (vide direito marítimo:O transportador fica exonerado da obrigação de indemnizar os passageiros se provar que o atraso na chegada se deveu a condições meteorológicas que punham em perigo a segurança do navio ou a circunstâncias excecionais que afetavam a prestação do serviço de passageiros e "não era razoavelmente possível evitar" ( Regulamento (UE) n.º 1177/2010, relativo aos direitos dos passageiros do transporte marítimo e por vias navegáveis interiores, é aplicável a partir de 18 de dezembro de 2012). Fiz referência aos alimentos em razão de que, por mais de uma vez, os mesmos terem sido servidos no restaurante "a la carte" com seu preparo incompleto e com sabor desagradável. A referência ao péssimo atendimento não diz respeito a todos (obviamente) os tripulantes, mas principalmente aos coordenadores das equipes. Por fim, a reclamação acerca do referido cruzeiro não se restringiu aos brasileiros, outros passageiros com os quais tive a oportunidade de conversar ( dentre os quais italianos, portugueses, alemães e espanhóis) também demonstravam sua indignação no momento do check out. Por fim, se passou a ser característica do turista brasileiro demonstrar seu descontentamento com os serviços prestados no exterior, esta é uma característica que até pouco tempo era apontada como exclusividade de "povos mais civilizados" (sic). Respeito a opinião contrária como as dos "anônimos" (que bem podem ter alguma ligação com o ramo de cruzeiros) como a do Sr. Estevão, ainda assim penso também poder contar com o mesmo respeito em relação a minha impressão como passageiro e consumidor.
    . :

  6. Acho que o texto foi bem claro ao dizer que o acidente aconteceu "devido aos fortes ventos no porto de Piraeus, na Grécia, acabou se chocando com o cais e sofrendo danos em seu casco." Vale ressaltar que é aberto um processo para verificação real do acidente, e se foi esse o resultado então não a o que contestar.

  7. Msc um LIXO!
    Fomos roubados dentro do navio Msc Magnifica de 10 a 16/12/2013. Enviamos email pra Msc informando o ocorrido e nao tivemos um retorno se quer.
    Pessima logistica de embarque e desembarque, muitas filas pra tudo dentro do navio e muita desorganização. Nunca mais farei um cruzeiro com esta empresa.

  8. concordo plenamente com o anônimo…péssimo….atendimento e entretenimento especialmente…comida disponível é a de menor preço, pouca disponibilidade de carne bovina e enorme referente a de frango…além da péssima logística para desembarque, sem contar com a total falta de informação disponibilizada pela tripulação…aliás os homens tripulantes "cantam" as mulheres passageiras…cuidado com a sua…e quanto as observações dos intelectualóides em cruzeiros, sugiro efetuar viagem em outra companhia, no Brasil, a Costa e a Royal, para depois comentar, finalizando com um cruzeiro no navio Allures da Royal, saindo na Flórida, e aí poderão avaliar o preço (sem ficar irritado pois é mais barato lá do que aqui) e, principalmente o que é fazer um cruzeiro e voltar "enbasbacado"…

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui