Portuscale Cruises já tem roteiros para 2014 no Funchal

0
Funchal em Lisboa, onde navio realizará boa parte de seus embarques em 2014.

Aparentemente a companhia portuguesa terá três navios, dos quatro de sua frota, operacionais em 2014. O Funchal, flag-ship da empresa, operará no mercado português e sueco, com roteiros já definidos até o final de setembro do próximo ano. 



Após definir os roteiros do Lisboa, ex-Princess Danae, e fretar o Azores, ex-Athena, a um operador alemão, a Portuscale Cruises finalmente divulgou seus roteiros para o mercado português, operados por sua marca principal no Funchal, seu flag-ship. Anteriormente, já havia ficado definido que o Lisboa iria operar no mercado francês, sob a supervisão da filial francesa da empresa, Portuscale França, e o Azores iria ser fretado durante todo o ano para o operador de turismo alemão Ambiente
Após o cruzeiro de ano novo, que o levará de volta à cidade que lhe dá nome na noite de réveillon, o Funchal volta a navegar em 28 de fevereiro, quando partirá de Lisboa para um cruzeiro de carnaval, que terá novamente destino à Região Autônoma da Madeira, realizando desta vez, escala não só na cidade do Funchal, mas também em Porto Santo, na ilha de mesmo nome. Este será seguido pelo primeiro mini-cruzeiro a ser realizado pela Portuscale, que será temático. O cruzeiro do Fado, com quatro noites e partida em 6 de Março, também terá partida de Lisboa, e realizará escalas em Tanger, no Marrocos, e Cádiz, na Espanha. 

Seguem-se outros temáticos: o Body & Soul, voltado ao relaxamento e descanso, com escalas em Ceuta e Casablanca, no Marrocos; e o Barco do Humor, que terá a participação do humorista português Herman José, em um roteiro de 7 noites entre Lisboa e portos da Espanha e Portugal. Esta última será a primeira viagem do ano com opção de embarque em Leixões, cidade próxima a Porto. Em 27 de Março, inicia-se o terceiro cruzeiro às Ilhas Atlânticas do ano, dessa vez, com 9 noites, e destino às Canárias: La Palma, St. Cruz de Tenerife, Arrecife, Agadir e Casablanca são os destinos do cruzeiro com embarque em Lisboa. 

Entre 6 e 20 de Abril, o Funchal realiza outros três cruzeiros com destino principalmente ao Marrocos: em viagens de 6, 3 e 7 noites o navio visita Casablanca, Agadir e Safi neste país, e ainda Arrecife, nas Canárias. Os portos de embarque, no entanto, variam. A primeira viagem vai de Portimão, no Sul de Portugal à Lisboa, enquanto a segunda tem embarque e desembarque em Portimão, e a terceira, que é o cruzeiro de páscoa, inicia-se em Portimão, e pode ser terminada em Lisboa ou Leixões. Após um cruzeiro com embarque e desembarque em Leixões, e 10 noites de duração, o Funchal segue para a Suécia, onde opera tradicionalmente no mercado regional. 
As viagens, vendidas por um operador local, e também no mercado português pela Portuscale, se estenderão de 14 de Maio a 21 de Julho, com base em Gotemburgo, e destinos variados: Ilhas Britânicas, Cabo Norte, Fiordes Noruegueses, Holanda e Escócia. Destaque para uma viagem de 17 noites, a última da temporada com base em Gotemburgo, que levará o Funchal à gélida Spitzbergen, quase no polo norte, com passagens pela Islândia e Noruega. 

Após o período na Suécia, o Funchal retorna a Lisboa sem passageiros, para mais alguns cruzeiros destinados ao mercado português. Com embarque em Leixões e destino à Lisboa, o primeiro cruzeiro do retorno à Portugal terá como destino as Ilhas Atlânticas, em 13 de Agosto. Além de nova escala na cidade do Funchal, estão previstas escalas em St. Cruz de Tenerife, Arrecife e Casablanca. A chegada em Lisboa está prevista para 2 de Setembro, mesmo dia em que se inicia o penúltimo cruzeiro da temporada: um roteiro de 7 noites com destino à Espanha e escalas em Málaga e Cartagena e Ibiza. 

Em 9 de Setembro o Funchal encerra sua temporada com um cruzeiro de 10 noites aos Açores, semelhante ao seu inaugural a serviço da Portuscale. Até o dia 19 deste mesmo mês, quando retorno a Lisboa, o navio faz escalas em Ponta Delgada, na Horta e na Praia da Vitória. Após esta data, os itinerários estão em aberto; até pouco, a Portuscale negociava com um operador brasileiro para trazer o Funchal de volta ao Brasil, no entanto, não se sabe como findaram as negociações, ou se estas ainda estão em andamento. Questionada a companhia não retornou nossos emails. 

Restante da frota

Quase toda a frota atracada junta em Lisboa.
Lisboa entrando em doca em outubro. 

Após as publicações dos roteiros do Funchal, somente o Porto, ex-Arion, primeiro navio da frota a ser reformado ainda em Maio, continua com roteiros indefinidos. Os planos da companhia para o menor navio de sua frota não estão claros. Também questionados a companhia sobre essa questão, entretanto novamente não obtivemos retorno. 

Enquanto isso, ainda no porto de Lisboa o ex-Princess Danae entrou recentemente na doca-seca para inspeção de seu casco antes da viagem até Marselha, onde provavelmente passará pela fase final de sua transformação em Lisboa. Seus primeiros roteiros estão previstos para fevereiro de 2014. Além do Porto, imobilizado na capital portuguesa desde que sua reforma foi finalizada, se juntou à frota da companhia na cidade o Funchal, que retornou de um cruzeiro no mediterrâneo fretado a um operador francês recentemente.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho e Portuscale Cruises.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui