Primeiro navio de cruzeiros chegou a Santa Catarina na semana passada

0
Seabourn Quest

O Píer Turístico Municipal de Porto Belo recebeu no dia 16 o os passageiros do primeiro navio de cruzeiros da temporada em Santa Catarina. O Seabourn Quest chegou ao litoral catarinense com 450 passageiros a bordo, que ficaram na cidade por cerca de sete horas. Nesta temporada, Porto Belo receberá 22 escalas, entre novembro e março. A expectativa é que neste período cerca de 45 mil turistas desembarquem na cidade de 16 mil habitantes.

Para a abertura desta temporada a infraestrutura do píer passou por consertos de rotina e faxina geral. Além disso, novas passarelas flutuantes, que darão ainda mais segurança às pessoas que transitam pelo local, já estão em processo de licitação.

“A expectativa para abertura da temporada de cruzeiros é muito boa. No entanto, este primeiro navio é menor e consequentemente teremos um pequeno fluxo de público. Apesar disso, eles têm um alto poder aquisitivo”, explica o prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro.

A temporada 2013/2014 terá novidades, a Pullmantur do grupo Royal Caribbean, que no Estado só efetuava paradas em Itajaí, criou um novo roteiro com partida Argentina, e inclui escalas também em Porto Belo. O navio que fará estar escalas é o Zenith que atracará nove vezes em Porto Belo, trazendo aproximadamente 16.452 passageiros até o fim da temporada. No dia 14 de dezembro, dois navios dividirão a atenção na cidade: o Grand Celebration e o Seven Seas Mariner. As duas embarcações juntas trarão 2,6 mil turistas para a Costa Verde & Mar.

Outra atração será o MSC Preziosa, o maior navio de cruzeiro na costa brasileira, que fará duas escalas em Porto Belo. Com capacidade é de 4.345 passageiros, ele fará sua primeira parada em fevereiro.


De acordo com o prefeito, o receptivo está fazendo um trabalho junto aos turistas para que retornem à cidade em outras oportunidades, pois muitos deles não permanecem na cidade durante o cruzeiro e acabam se dirigindo para cidades vizinhas. “Isso é uma questão difícil de controlar, pois os passeios para outras cidades já são comprados nas agências junto com o cruzeiro. Então, nosso receptivo está fazendo um trabalho diferenciado neste sentido”, completou.

AIDAcara

Na próxima semana é a vez de Itajaí abrir sua temporada. A cidade receberá 24 escalas e o primeiro navio a chegar será o AIDAcara, no dia 23, com 1,1 mil passageiros. Na temporada 2013/2014, estão previstos 22 mil visitantes para desembarcar na cidade, destes, 7,6 mil são estrangeiros. A cidade também sofreu uma redução na quantidade de escalas. Na temporada anterior, Itajaí recebeu 34 escalas e 56,8 mil passageiros.

Segundo o prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro, a tendência de queda nas escalas está ocorrendo em todo o Brasil. “Essa redução no Brasil se deve as companhias que estão tirando os navios da costa brasileira e levando principalmente para a Ásia. Já tivemos 22 navios na costa brasileira há duas temporadas e agora serão apenas 11”, disse.

Guerreiro explica também que as tratativas para a instalação de uma alfândega no município continuam evoluindo. Com isso, o cenário voltaria a ser ainda mais animador. “Estamos trabalhando para atrair mais embarcações e acredito que se conseguirmos resolver essa questão da alfândega, o número de escalas deve dobrar. Apesar da redução, temos que comemorar que transatlânticos [sic] da MSC retornarão a cidade. Há seis anos eles não vinham pra cá.”

A redução do número de transatlânticos também afetou São Francisco do Sul. De acordo com o secretário de Turismo, Augusto Kolling, não está prevista até agora a visita de nenhum navio de passageiros.

 Texto (©) Copyright Diário Catarinense.
Imagens (©) Copyright Diogo Kyrillos e Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui