Celebrity Century na Croisières de France?

0
Na reforma de 2006, o Century ganhou diversas cabines com varanda
não existentes até então.

Aparentemente o Celebrity Century, último navio da classe que leva seu nome a ainda operar na Celebrity Cruises, será transferido para a frota da CDF – Croisières de France. Aparentemente o navio substituirá o Zenith a partir de 2015. 

Após anos de especulações, o Celebrity Century deverá finalmente deixar a frota da Celebrity Cruises em 2015. Entregue pelo estaleiro alemão Meyer Werft em 1995, o navio é esperado na frota da Pullmantur desde meados de 2010, quando o segundo de seus dois gêmeos, o Mercury, foi transferido para a TUI Cruises, joint-venture alemã da Royal Caribbean. A crise européia, no entanto, afetou a Espanha, e a frota da Pullmantur só diminuiu, com dificuldade em operar seus navios em um nível de preços rentável.

Enquanto isso, na Celebrity, a estratégia sempre foi negar os boatos, e reafirmar a intenção de manter o navio, que passou por uma grande reforma em 2006. No ano passado, inclusive, planejou outra grande reforma para o navio, com a intenção de prorrogar ainda mais o último cruzeiro do navio pela companhia. A reforma deveria acontecer em fevereiro de 2014, no estaleiro Grand Bahama, nas Bahamas. No entanto, o horizonte do Century começou a mudar em julho desse ano, quando, sem mais explicações, a companhia premium do grupo Royal Caribbean cancelou a revitalização.

Em seu lugar, um simples período de manutenção no mesmo estaleiro foi acrescentada. Mesmo assim, a Celebrity continuou a dizer que não tinha intenção de vender ou transferir o navio, e que ele cumpriria ao menos todos os seus roteiros já anunciados, programados até o final de 2014. Desde então, não houve mais anúncio oficial sobre o futuro do navio, e ainda mais roteiros foram programados. A última viagem atualmente prevista para o Century é um cruzeiro na Ásia, dedicado ao mercado japonês, com embarque e desembarque no porto de Yokohama e 12 noites, em abril de 2015.

É mais ou menos nessa época que meios de comunicação franceses afirmam que o navio será transferido para outra filial da Royal Caribbean, a CDF – Croisières de France. Com a Pullmantur ainda afetada pelo mercado espanhol em baixa, e em processo de reestruturação, o navio deverá ser transferido para a subsidiária francesa da Royal Caribbean, operada pela própria Pullmantur. Aparentemente, o Century substituirá o Zenith, que passará a operar para a CDF esse ano, junto a seu gêmeo, que já opera no mercado francês desde o início de 2012.

Não está claro ainda qual será o destino do Zenith, o mais provável é que retorne à frota da Pullmantur, fazendo assim com que a companhia espanhola possa oferecer todos seus roteiros costumeiros na Europa, algo que não ocorrerá em 2014, quando esta só terá dois navios na região. Provavelmente com o Century e o Horizon em sua frota, a CDF pretende transportar 150,000 passageiros franceses em 2015, e ampliar ainda mais seus roteiros, que em 2014 já chegarão também ao norte da França, onde a companhia realizará pela primeira vez embarques em Le Havre.

Zenith com padrão de cores da CDF em Lisboa, mas ainda
com logos da Pullmantur para temporada brasileira.

Segundo o site francês Mer et Marine, em 2015/2016, a companhia oferecerá novamente os roteiros pelas Antilhas, no região do Caribe, que foram primeiramente operados pelo Bleu de France há alguns anos. Esta decisão pode afetar positivamente o mercado brasileiro, caso os roteiros realizados pelo Horizon essa temporada sejam substituídos por estes, ou negativamente, caso ambos sejam realizados simultaneamente. Nesse último caso, a Pullmantur provavelmente manteria sua oferta na América do Sul intocada nas próximas duas temporadas.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Seabourn, NCL, TUI, Princess e Costa.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui