Navio da MSC descartando lixo irregularmente?

4
Imagem do vídeo 

Em um vídeo enviado por um passageiro de um navio da MSC que veio da Europa a um site brasileiro de notícias, suposto descarte de lixo irregular é denunciado. 

Navios de cruzeiro são alguns dos ambientes mais regrados da atualidade, especialmente no que diz respeito a substâncias que possam de alguma forma contaminar o ambiente a bordo ou o oceano. Descartes, por exemplo, são tratados com extrema eficácia, para cada tipo de material uma série de normas é tomada no sentido de tornar o processo o mais eficiente possível. É uma medida necessária em uma embarcação com espaço limitado, e para evitar problemas por contaminação, não só do ambiente a bordo, mas do oceano, que afinal é vital para qualquer tipo de embarcação.

Também por isso, surpreendeu a todos a denúncia de um passageiro de um navio da MSC, que acusou a companhia de jogar seu lixo diretamente no mar. “Não era lixo orgânico, porque se ouvia barulho de garrafa, barulho de lata batendo e um dos sacos inclusive rasgou e a gente via caixinhas de tetra park, longa vida, boiando no mar”, conta Sergio da Silva Oliveira, um empresário que fez a travessia Itália – Brasil, em entrevista ao SBT.

Após gravar um vídeo em que objetos, aparentemente sacos plásticos, são vistos sendo lançados ao mar durante a noite, o empresário denunciou a empresa pelo descarte irregular de lixo, que segundo ele, só começou a ser feito quando o navio chegou ao Brasil, e continuou mesmo quando passava pela reserva ecológica de Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco. A sua alegação é que os próprios funcionários do navio faziam o descarte durante a madrugada.

A denúncia foi feita no Ministério Público de Apucarana, no Paraná, e será encaminhada a outros órgãos, por conta do fato da MSC ser uma companhia italiana sediada na Suíça. A companhia lembra que segue padrões rígidos também nesse âmbito, e divulgou uma nota sobre o ocorrido que reproduzimos a seguir:

“A MSC respeita o meio ambiente e segue práticas e procedimentos de tratamento, dispensa e reciclagem de lixo, conforme as normas brasileiras e internacionais, e repudia qualquer atitude ou processo irregular que vá contra regras, processos – adotados em toda a frota – e o meio ambiente.

Importante ressaltar que todo o lixo dos navios passa por uma triagem e transformação de acordo com as regulamentações do setor. Os navios estão equipados com incineradores, trituradores e compactadores para transformação do lixo. Cada tipo de lixo possui uma forma específica de descarte e a MSC Cruzeiros conta, inclusive, com empresas especializadas para retirada do descarte, conforme previsto pela legislação. Além disso, toda descarga de lixo é devidamente registrada e certificada.

A empresa desconhece qualquer violação a estas normas, mas investigará o alegado demonstrando mais uma vez seu compromisso com o meio ambiente.”


Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Reprodução SBT e Daniel Capella.
Compartilhar

4 Comentários

  1. Lamentável. Realmente espero que tenha sido um fato isolado e não uma prática da empresa. Duvido que o Ministério Público vá fazer algo. A empresa também não demonstrou muito interesse em responder ao ocorrido A resposta deles é bem padrão. Dizem que cumprem as regras quando o vídeo mostra que não cumprem.

  2. Vindo da msc não duvido nada, companhia hipócrita, faz tudo por debaixo dos panos. Os navios sao magnanimos, mas Odiei o serviço deles. Tem muito circo pra enganar os panacas.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui