Especial Impressões Costa neoRomantica – 2

0
Para fotos do interior do neoRomantica, clique aqui.

Estivemos a bordo do Costa neoRomantica em sua escala no Rio de Janeiro no último mês de outubro. O navio que estava em viagem de volta ao mundo é parte do novo conceito neoCollection, que trará uma experiência premium à frota da companhia. A primeira parte foi publicada em novembro, clique aqui para ver; esta é a segunda.

Ristorante Giardino
Culinária e Refeições a bordo 
Restaurante das cabines Samsara.
Entre os navios da frota da Costa, o neoRomantica é um dos que oferece a maior variedade de restaurantes e opções culinárias. São quatro restaurantes principais, e outras duas opções alternativas. O maior restaurante, que serve todas as refeições em sistema à La carte é o Botticelli, localizado no deck 11. Próximo à piscina fica o Giardino (jardim em português), que funciona como Buffet, apesar da elegância de sua decoração, que justifica seu nome. Além destes dois, o passageiro pode fazer refeições no Club neoRomantica, que não está incluído no preço do cruzeiro e oferece uma experiência Premium. Para os passageiros das cabines Samsara, o Ristorante Samara, na popa, é uma opção exclusiva, no sistema à La carte. O neoRomantica ainda conta com uma pizzaria e uma espécie de lanchonete que funciona em horários ampliados, próxima ao Giardino.

Cabines e Acomodações

Uma das novas cabines na área da proa. 
Todas as cabines do Costa neoRomantica foram recondicionadas durante a grande reforma pela qual o navio passou no final de 2011. A maior parte destas é composto por aquelas acomodações externas mas não possuem varanda, e por internas. O número das cabines com varanda, no entanto aumentou consideravelmente após a reforma. De 10, passou a cerca de 160; boa parte dessas são as cabines da categoria Samsara, que dão benefícios exclusivos aos seus ocupantes, como restaurante próprio da categoria e acesso ilimitado ao Spa. Antes da modificação e simplificação da política de cabines implantada recentemente pela Costa, o neoRomantica possuía 20 categorias diferentes de cabines, incluindo as do Samsara Spa. Ao todo são 1,039 cabines, que acomodam em ocupação máxima aproximadamente 1,800 passageiros.

Roteiros

Deixando o Rio de Janeiro pela primeira vez como
neoRomantica. 
Após terminar seu primeiro cruzeiro de volta ao mundo (que o trouxe ao Brasil), o neoRomantica irá ser integrado definitivamente no conceito neoCollection, realizando em um primeiro momento cruzeiros de 11 noites no Mediterrâneo. Estem escalam, após a partida de Savona, porto base da Costa na Itália, Roma e Messina, na Itália; Pireus e Heraklion, na Grécia; Izmir, na Turquia; Valeta, em Malta; e Marselha, na França. A partir de maio, passa a embarcar em Amsterdam, na Holanda, para roteiros em vários destinos no norte da Europa, com durações entre 10 e 14 noites. Em setembro retoma os cruzeiros de 11 noites no Mediterrâneo, os quais realizará até, pelo menos março de 2015, sempre com roteiros bastante semelhantes ao descrito acima. 

Grand Bar Piazza Italia.

Pontos Altos

Lido Saint-Tropez. 
  • A reforma do final de 2011 o deixou praticamente novo. A atualização no nome não foi exagero, o navio está completamente mudado!
  • O diferencial da neoCollection e seu tamanho mediano são perfeitos para quem quer fugir dos gigantes que tem dominado o mediterrâneo e ainda de quebra ganhar serviço Premium e outras amenidades exclusivas.
  • O Complexo Samsara sem dúvida é um diferencial, com sua área imensa e piscina de talassoterapia. O do neoRomantica em especial é um dos mais completos da frota, não deixando nada a desejar em relação aos dos navios mais modernos.
  • Sua decoração neoRomantica é com certeza a mais bem feita da frota da Costa, muito diferente daquela projetada por Joseph Farcus para os navios mais novos (a partir do Atlantica), a do neoRomantica é moderna, elegante e pode-se dizer até caprichada, com muitos detalhes e texturas (de bom gosto). Com a reforma de 2011, a Costa conseguiu criar no navio algo que os navios mais antigos, e próprio Romantica não possuía, que é a idéia de luxo, e beleza, um tanto distante anteriormente pela simplicidade dos ambientes.
  • A Enoteca. Também única na frota da Costa, a Enoteca Viena é uma das mais completas nos mares. Além das garrafas de vinha gigantes decorativas, o local possui em suas paredes boa parte de suas reservas, criando um efeito único. Dentro da enoteca, um diferencial é o dispenser de vinhos, através do qual o hóspede pode comprar apenas uma taça ou metade dessa de uma determinada reserva, degustando-a assim, sem precisar pagar pelo preço de toda a garrafa, que muitas vezes é muito alto.
  • O alto número de opções gastronômicas. No neoRomantica, o hóspede comum possuía a sua disposição normalmente, ao menos quatro opções: o Club neoRomantica, a Pizzaria Capri, e os Restaurantes Botticelli e Giardino. Em determinados horários ainda é possível utilizar o Buffet Capri, nas adjacências da piscina. Quem está hospedado nas cabines Samsara ainda possui seu restaurante exclusivo na popa como opção. Para comparação, o Costa Fascinosa, mais novo navio da frota possui apenas três opções ao hóspede comum. 

Pontos Baixos

Uma das esculturas originais do Romantica.
  • Apesar da reforma que o modificou completamente, continua sendo um navio essencialmente escuro e fechado. Com iluminação fraca, principalmente em corredores e escadarias, e janelas pequenas em quase todas as áreas públicas, o neoRomantica tem hoje duas faces: seu lado iluminado e com vistas panorâmicas, criado com a reforma, e o mais escuro e fechado, remanescente de sua identidade original.
  • O Samsara Spa, apesar de diferencial, possui um porém: boa parte de sua área é acessível apenas à pagamento para quem não está nas cabines da categoria Samsara (mais caras), o que implica em um gasto maior para quem quer relaxar. 
  • A impossibilidade de ir a qualquer área externa, que fique na proa. Pode parecer bobagem, mas o neoRomantica não possui qualquer área externa na proa acessível a seus hóspedes. O deck de observação que existia na região no andar mais do navio agora foi ocupado por cabines, e as áreas mais baixas são utilizadas como deck de amarração, portanto não acessíveis aos passageiros. Para assistir as manobras de entrada ou saída de um porto, o passageiro só tem como opção as áreas após os novos três decks acrescentados na proa, perdendo assim parte da paisagem e a vista panorâmica do local onde está.
  • A falta de um teatro é notável. Apesar da proposta da neoCollection não incluir os shows em grandes teatros como é comum nos outros navios da frota, a inexistência de um ambiente deste tipo é algo que chama a atenção, especialmente porque o neoRomantica não possui nenhum show lounge com todas as características para substituí-lo.

Conclusão Final

Chocolateria
O neoRomantica com certeza é uma boa escolha, tanto para quem não o conhece ainda ou para quem o conheceu como Costa Romantica. Em ambos os casos, será impossível não se deixar impressionar pela beleza e elegância dos espaços. No entanto, o navio não é o ideal para quem busca várias opções de lazer e uma experiência mais jovem e movimentada. Dentro do conceito neoCollection, recentemente lançado pela Costa, o neoRomantica é exatamente (ou talvez até um pouco mais) o que propõe-se a ser, e atende perfeitamente o mercado ao qual está encaixado. Para passageiros mais viajados, que procuram um navio menor, e um pouco mais luxuoso, mas ainda com preços relativamente baixos (em comparação, por exemplo aos da Silversea, um dos principais nomes do luxo marítimo), o navio é a escolha certa. Nós do blog WorldCruises.com adoramos a experiência que o navio pode proporcionar a seu passageiro e a embarcação em si, especialmente o resultado final de sua grande reforma. Nossa nota, de 0 a 20 é 18.

Mais fotos do interior navio estão disponíveis nesse link.
Para ver a primeira parte, clique aqui.

Observação: É importante observar que este artigo não tem nenhuma relação com nenhuma companhia ou agência de viagens, são apenas impressões da estada a bordo. Os dados aqui postados, estão corretos, mas podem ter mudado, horários, valores, e informações sobre bandas e shows podem ter sofrido alterações. 


Imagens e Texto (©) Copyrights Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui