Roteiros do MSC Divina no Brasil definidos?

1
MSC Divina em Miami, seu novo port-base. 

Com a recente confirmação da vinda do MSC Divina ao Brasil pela MSC Crociere, as atenções se voltam aos roteiros que serão realizados pelo navio entre o junho e julho de 2014, período em que o navio estará em águas brasileiras para acompanhar a Copa do Mundo de Futebol. 

Como adiantado por nós em 27 de agosto, o MSC Divina chegará ao Brasil em 4 de junho de 2014, quando escalará no novo terminal de cruzeiros de Fortaleza, localizado no Porto de Mucuripe, seguindo com a proa rumo ao sul, escalará Salvador e Ilhéus nos dias 7 e 8, chegando ao Rio de Janeiro no dia 10 e a Santos no dia 13 deste mesmo mês. Fretado pelo grupo turístico mexicano Mundomex, o navio ainda não tem seus roteiros completamente definidos.

Sua partida de volta aos EUA está marcada para 14 de julho, quando deixa o Rio de Janeiro rumo a Miami. Neste período de cerca de um mês entre a chegada e a partida do sudeste, os roteiros não estão ainda confirmados. Recentemente, porém, o grupo brasileiro Águia, que comercializa exclusivamente os camarotes corporativos nas partidas da Copa do Mundo, divulgou que, como esperado, o navio seguirá a seleção mexicana até as oitavas de final, e depois permanecerá em Santos e no Rio de Janeiro para a fase final do torneio.

Píer Mauá, onde o Divina deverá passar um bom tempo
atracado durante a Copa do Mundo.

Com o sorteio dos grupos para os jogos da Copa, já é possível definir os portos em que o navio da classe Fantasia deverá escalar durante a competição. A Seleção Mexicana jogará apenas no Nordeste durante esta fase do torneio, que acontece inteiramente em junho, com partidas marcadas para a Arena das Dunas, em Natal, no dia 13, para o Castelão, em Fortaleza, no dia 17, e na Arena Pernambuco, nos arredores de Recife, no dia 23. Os passageiros do Divina, no entanto, provavelmente perderão o primeiro jogo da seleção mexicana já que no dia da estréia do time, o navio ainda estará sendo entregue pela MSC ao grupo Mundomex.

Para a segunda fase, os roteiros dependerão da classificação ou não do México para as oitavas de final. Caso isso não ocorra, o Divina ficará atracado no Rio entre o dia 25 de junho e o dia 5, para que seus passageiros possam acompanhar as partidas das oitavas e quartas de final que ocorrerão no Maracanã. No dia 5, partirá para Santos, já que uma das partidas das semifinais ocorrerá no Mineirão em Belo Horizonte e outra na Arena Corinthians, em São Paulo. A idéia é que os passageiros possam assistir ao jogo que ocorrerá em São Paulo. Antes da final, o Divina retorna ao Rio de Janeiro para a grande final, que ocorrerá no Maracanã no dia 13 de julho, partindo de volta para Miami no dia seguinte.

Na hipótese de o México chegar até as oitavas de final, o roteiro deve mudar, dependendo da posição em que a seleção mexicana se classificar no grupo, do qual também fazem parte as seleções do Brasil, Croácia e Camarões. Caso a classificação venha em segundo lugar, o Divina permanecerá mais tempo no Nordeste, já que o segundo colocado do Grupo A enfrentará o primeiro do Grupo B no Castelão, no Ceará, nesta chave, o time que vencer seus compromissos jogará ainda na Arena Fonte Nova, em Salvador, e na Arena Corinthians em São Paulo, antes da final no Maracanã.

MSC Divina é da classe Fantasia,
assim como o MSC Preziosa.

Caso classifique-se em primeiro, o México terá em seu caminho o segundo colocado do Grupo B, o qual enfrentará no Mineirão, em Belo Horizonte. Caso vença-o, seguirá seu caminho rumo a final em partidas no Castelão, de Fortaleza e novamente no Mineirão. Não está claro onde o navio ficaria atracado durante as partidas em Minas Gerais; os portos mais prováveis são o de Santos ou do Rio de Janeiro, que ficam mais próximos da cidade de Belo Horizonte.

Por enquanto, o MSC Divina é o único navio confirmado para a Copa do Mundo de 2014, apesar do Governo Federal apostar na presença de outras embarcações para complementar a oferta hoteleira durante o evento, e de outras empresas, como a brasileira BCR, já terem demonstrado interesse em trazer navios ao país neste período. Parte da classe Fantasia, foi inaugurado em 2012, e tem capacidade para cerca de 4,000 passageiros com suas 140 mil toneladas e 333 metros de comprimento.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright MSC e Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui