Seven Seas Mariner, Splendour of the Seas e MSC Preziosa.

1
Seven Seas Mariner e Splendour of the Seas
Passageiros no MSC Preziosa.

Na última sexta-feira Santos recebeu três navios de cruzeiro; um em trânsito e outros dois em escalas regulares. Seven Seas Mariner, da Regent Seven Seas; MSC Preziosa, da MSC Crociere; e Splendour of the Seas, da Royal Caribbean International; levaram cerca de 12,000 pessoas ao Concais. 

Com quase todos os navios que tem base em Santos já tendo chegado para a temporada, o Concais – terminal de passageiros da cidade – tem visto dias movimentados. Na última sexta-feira, por exemplo, utilizaram as instalações do terminal três navios: o Seven Seas Mariner, que fez a primeira escala desta temporada, o MSC Preziosa, maior a visitar o porto, e o Splendour of the Seas, que realiza a nona temporada local.

Devido a seu comprimento, o Preziosa não pode atracar em frente à construção do terminal, e acabou ficando no cais do Armazém 32, onde atracou também nas outras escalas desde sua estréia na cidade, no dia 26 de novembro. Necessitou assim de ônibus para transportar seus passageiros durante as operações de desembarque e embarque, realizadas durante a manhã e tarde, respectivamente. Por volta das 19h30min, partiu para um cruzeiro de seis noites com rumo ao Nordeste, o primeiro da temporada.

Com a exceção de navios que excedam os 300 metros de comprimento, a administração do terminal costuma definir qual navio atracará em frente às construções do terminal baseado no volume de passageiros que cada uma das embarcações irá movimentar. Assim, o Splendour of the Seas acostou no cais do Armazém 25, onde fica o terminal. Em sua nona temporada brasileira (sétima consecutiva), o navio da Royal Caribbean International que já foi o mais novo e maior a operar no Brasil, fez a segunda escala da estação 2013/2014, e partiu para um mini-cruzeiro de 3 noites após realizar embarque de novos passageiros durante a tarde.

Já o Seven Seas Mariner, atracou no Armazém 15, quase no centro da cidade, e também necessitou de ônibus para transportar seus passageiros. Diferente do Preziosa, porém, possuía apenas passageiros em trânsito. Classificado como um dos mais luxuosos navios do mundo, o navio, entregue em 2001, é operado pela Regent Seven Seas, e já veio a Santos em outras três temporadas. Apesar das 48,075 toneladas, possui capacidade para 760 passageiros, o que lhe dá um dos melhores índices espaço/passageiro. Realiza um cruzeiro pela América do Sul, com término em Buenos Aires. Retorna a Santos para outras duas escalas nesta temporada; a próxima no dia 29.

 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

  1. Alô,
    Usar ônibus para embarcar e desembarcar um navio desse tamanho (Preziosa) é cruel. E o pior de tudo é que os ônibus são muito velhos (pelo menos quando embarquei). O passageiro sai de um navio super bem conservado para entrar num ônibus detonado.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui