Cabo Verde recebeu 157 escalas no ano passado

0
Navios da Costa juntos

Porto Grande, em São Vicente, recebeu a maior ‘fatia’ no que se refere ao turismo de cruzeiros no arquipélago cabo-verdiano, tanto em escalas, 57, como em passageiros, com 40.273 turistas.

Os portos das ilhas de Cabo Verde receberam, no ano passado, 157 escalas de navios de cruzeiros que transportaram um total de mais de 75 mil passageiros.

Estes números, divulgados pela empresa cabo-verdiana da administração dos portos (ENAPOR), ultrapassaram em muito as previsões feitas em outubro passado e que apontavam 54 escalas e 38 mil passageiros.

Nessa altura, o administrador do Porto Grande do Mindelo, na ilha de São Vicente, Jorge Pimenta Maurício disse acreditar “numa temporada com maior movimento de sempre”, apontando que no primeiro semestre foram recebidos em Cabo Verde 28 navios de cruzeiros e 20 mil turistas.

Dados mais recentes divulgados pela ENAPOR indicam que, em 2013, o Porto Grande, em São Vicente, recebeu maior ‘fatia’ no que se refere ao turismo de cruzeiros no arquipélago cabo-verdiano, tanto em escalas, com 57, como em passageiros, com 40.273 turistas.

Em número de escalas, o maior porto a seguir o de São Vicente foi o Porto da Praia, em Santiago, com 39 e 26 mil, depois vêm o Porto Novo, em Santo Antão, com 15 escalas e cerca de 4 mil passageiros, o Porto Vale Cavaleiros, na ilha do Fogo, com 13 e mil e 142 passageiros, e o Porto Furna, na ilha Brava, com 11 escalas e 546 passageiros.

Os dados mostram ainda que o Porto Palmeira, na ilha do Sal, recebeu nove visitas, com mil e 982 passageiros, o Porto Inglês, na ilha do Maio, recebeu seis e 601 passageiros, o Porto do Tarrafal, em São Nicolau, cinco escalas com um total de 266 passageiros.

O administrador-delegado do Porto Grande do Mindelo destaca que a posição geoestratégica que Cabo Verde ocupa no Atlântico Médio é um dos fatores de peso para o aumento da procura do arquipélago como destino de turismo de cruzeiro.

Seven Seas Voyager. 

O desafio de Cabo Verde, segundo Jorge Pimenta Maurício, “é grande, mas a vontade de triunfar e ser o líder de cruzeiros na nossa região é muito maior”. Para a materialização deste objetivo, o administrador defende que “é necessário um diálogo entre aqueles que desejam participar e incrementar a economia das cidades, defendendo investimentos, disponibilizando produtos atrativos, a flexibilização da legislação e a oferta de serviços com preços competitivos”.

Jorge Pimenta Maurício considerou ainda “fundamental” para Cabo Verde desenvolver o turismo de cruzeiros através da qualificação e competitividade da oferta, “primando pela excelência ambiental e urbanística, pela formação dos recursos humanos e pela modernização empresarial e das entidades públicas”.

A nível portuário, a ENAPOR está a instalar pontões flutuantes em algumas ilhas que irão permitir o desembarque de vários turistas com mais celeridade.

O terminal de cruzeiros de São Vicente, em construção na ilha que recebe o maior número de navios, deverá estar operacional em agosto de 2015.

Texto (©) Copyright Portugal Digital. 
Imagens (©) Copyright ENAPOR.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui