Costa Fascinosa em temporada pelo Brasil

8

Único navio totalmente destinado ao mercado brasileiro nesta temporada pela Costa Crociere, o Costa Fascinosa está realizando embarques no país desde dezembro. Sua temporada na região, a segunda desde sua inauguração em 2012, vai até março.

Lido de popa
Bandeira italiana à popa

O mais novo navio da frota da Costa, a “amiraglia” da companhia italiana, Costa Fascinosa, continua sua temporada brasileira. Após chegar no Brasil em dezembro, a embarcação já realizou diversos roteiros pelo Brasil e Mercosul. Pela primeira vez na história moderna da companhia, é possível embarcar em Santos para roteiros que visitam o nordeste e também as cidades do Rio da Prata, em um roteiro de duas semanas. Isso é possibilitado pela alternância de roteiros, prevista na programação da atual temporada. Antes, a companhia designava cada navio para um roteiro exclusivo, de forma que em sua estréia no Brasil, o Fascinosa realizou exclusivamente cruzeiros para o prata.

Cabine com varanda
Academia
Samsara Spa

Parte da classe Concordia, o Fascinosa foi inaugurado em maio de 2012, como quinta e última embarcação deste tipo encomendada pela Costa. Seu projeto, no entanto, possui algumas alterações que já tinham estrado no Favolosa um ano antes, e que deixam os dois gêmeos mais novos da classe ligeiramente diferentes dos mais antigos da classe, Serena e Pacifica, e também do Carnival Splendor, parte desta classe mas operado pela Carnival Cruise Lines. Após realizar uma temporada inaugural na Europa, entre maio e novembro, fez sua temporada de inverno inaugural no Brasil, estreando junto a seu gêmeo Favolosa na América do Sul. Realizou roteiros de 9 noites com destino ao Prata e alguns minis, sempre com embarques em Santos e Rio de Janeiro. Alguns dias depois de sua estréia, foi visitado pelo então blog WorldCruises.com, e protagonizou uma edição do especial Impressões, publicada durante o ano passado (clique aqui para ver).  

Simulador de fórmula 1
Samsara Spa.
Navio moderno, com capacidade para quase 4,000 passageiros, o projeto da classe Concordia é baseado no Carnival Destiny, primeiro navio com mais de 100,000 toneladas a ser construído, e inaugurado em 1996. Seus passageiros dispõe, entre outras atrações, de quatro restaurantes, sendo três destes com dois andares, teatro, casino, spa, boate, cafeteria e diversos bares. Além de três piscinas (uma com telhado de vidro retrátil), mais de meia dúzia de jacuzzis, e um toboágua. Possui 114,000 toneladas e 290 metros de comprimento. Seu nome foi escolhido em um concurso promovido pela Costa Crociere em 2009, que deu a oportunidade dos hóspedes e seguidores da empresa escolherem o nome de suas novas embarcações. Coberta pelo blog WorldCruises.com, a votação registrou quase 50 mil participações. Agentes de viagem sugeriram nomes para os novos gêmeos da frota, que depois foram disponibilizados para votação, aberta ao público geral. 
Salão de Bailes
Piano Bar Blue Velvet
Teatro Bel Ami
Sua decoração foi toda elaborada por Joseph Farcus e sua equipe, com a temática do cinema. Farcus, que projetou grande parte da decoração da atual frota da Costa, e já realizou mais de 30 trabalhos para a Carnival Corporation, procura trazer a seus projetos uma atmosfera única. Os ambientes extravagantes, segundo ele, são pensados para serem diferentes de tudo que existe em terra, fazendo assim com que os passageiros sintam-se em um mundo completamente diferente daqueles que costumam conviver em suas vidas comuns. O Fascinosa poderá ser o último navio da frota da companhia a ter um tema definido, já que o Costa Diadema, atualmente em construção e com entrega prevista para outubro deste mês, conforme anunciado pelo próprio Farcus em uma coletiva de imprensa na Itália, não terá um tema principal. Desde 1999, com a inauguração do Costa Atlantica a Costa utiliza desta técnica, tematizar seus novos navios. O Diadema, aliás, terá trabalhos de Farcus, mas será o primeiro navio da companhia em muitos anos a contar também com espaços de outros arquitetos.

Para ver mais fotos do interior do Fascinosa, clique aqui

O último embarque do Fascinosa no Brasil ocorrerá em 16 de março, quando parte em cruzeiro transatlântico rumo à Veneza, na Itália. Com 22 noites, a viagem transcontinental faz escalas no Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Recife, Funchal, St. Cruz de Tenerife, La Valletta, Corfú, Dubrovnik e Veneza. Uma vez na Europa, embarcará em Veneza para cruzeiros pelo Adriático até dezembro, quando é reposicionado no Mediterrâneo Ocidental, fazendo cruzeiros de 11 noites desde Savona, hub da Costa Crociere na Itália, até pelo menos março de 2015.

Restaurante Club Fascinosa
Átrio Amarcord
 Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Pedro Henrique Coelho e Daniel Capella.
Compartilhar

8 Comentários

  1. Sim, existe embarque em Buenos Aires, é verdade. Entretanto, o navio é dedicado ao mercado brasileiro, com toda a sua programação e roteiros elaborados para este. O mesmo acontece com o Favolosa, que é dedicado ao mercado argentino mas possui embarques no Rio de Janeiro.

  2. Veja o que os baianos fizeram para estar no navio: Pegaram o avião pra SP,
    foram pra Santos, embarcaram no navio e voltaram pra Salvador, daí retornaram de navio pra Santos, voltaram pra SP para pegar o avião para SSA. É muita paixão pela Costa!
    Eduardo

  3. Mas alguns passageiros, tanto Baianos quanto Argentinos estão fazendo uma "dobradinha",ou seja 2 cruzeiros consecutivos(14 noites) sem nem precisar pegar Avião, isso mostra que que se algumas empresas fizessem alguns roteiros maiores e diferentes dos atuais teriam público, antigamente isso ocorria.

  4. Estive no roteiro de 14 noites do Fascinosa, realmente alguns baianos estão fazendo isso mesmo que já foi citado, indo de avião a Santos e fazendo esse roteiro de 14 noites pra compensar, em conversa com um senhor de Salvador o mesmo disse que todas as empresas abandonaram Salvador e há poucos embarques.

    Mudando um pouco de assunto, eu adorei esse roteiro de 14 noites, é muito bom assim, tomara que a Costa continue com esses embarques porque público pra isso ela terá, tanto no BR quanto na ARG, a única coisa estranha é os shows que após chegar do nordeste iniciando o novo cruzeiro para o Prata eles começam a se repetir mas entendemos porque não é um cruzeiro exclusivo das 14 noites, abraço.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui