Notícias curtas

21

Amplie a postagem para notícias sobre o Costa Victoria, que poderá ser transferido para a Ibero Cruceros, sobre o Orient Queen II, que pode encerrar antes do previsto sua temporada pela BCR, sobre o Funchal da Portuscale Cruises, a Kristina Cruises e seu único navio, e o Sag Ruby que se despediu da carreira comercial recentemente. 

Costa Victoria na Ibero? 

Quase quatro anos após os primeiros rumores de que o Costa Victoria poderia ser transferido para a Ibero Cruceros, a notícia volta a ser pauta em publicações espanholas especializadas em cruzeiro. O contexto é semelhante ao da época das primeiras especulações; enquanto a Carnival Corporation tiraria um navio da frota da companhia espanhola, e compensaria-a com a adição do Costa Victoria. Leia notícia de 2010, quando citamos a possibilidade de transferência do Victoria, clicando aqui.

Anteriormente, o navio substituiria o Grand Voyager, na época operando pela Paquet Cruises e depois transferido para a Costa Crociere. Hoje, especula-se que poderia substituir o Grand Holiday ou o Grand Celebration, dois dos navios mais antigos da Carnival Corp e candidatos a uma aposentadoria em não muito breve. Segundo os meios, o Victoria serviria o mercado espanhol ao lado de um destes dois, enquanto o outro seria destinado a venda ou a uma transferência para outra marca dentro do próprio grupo Carnival. Tudo isso aconteceria em 2015 ou 2016, e deve ser definido entre março e abril deste ano.

Kristina Cruises cessa operações e vende seu único navio, o Kristina Katarina

A companhia de cruzeiros finlandesa Kristina Cruises anunciou recentemente o cancelamento de toda sua operação de inverno 2013/2014 prevista para as Ilhas Canárias. Alegando preços muito baixos nos cruzeiros, e dificuldades financeiras, a companhia esperava voltar a operar seu único navio, o Kristina Katarina, durante o verão boreal. Os planos no entanto, não foram mantidos.

Na última semana a empresa divulgou sua decisão de abandonar o mercado de cruzeiros em definitivo. Administrada por uma família finlandesa, a Kristina Cruises focará agora na venda de cruzeiros de outros operadores, e logo após a decisão vendeu o Kristina Katarina para a International Shipping Partners (ISP), que freta e revende embarcações. A ISP já anunciou que o navio está disponível para novos negócios, e será renomeado Ocean Endeavour. O Kristina Katarina servia o mercado desde o início de 2011, quando a Kristina Cruises o adquiriu da Mano Cruises de Israel. Ele substituiu o Kristina Regina, que precisou deixar de operar devido ao SOLAS 2010.

BCR e Abou Merhi não se entendem e cruzeiro do Orient Queen II é cancelado, restante da temporada depende de acordo entre as empresas

Preocupada com o nível dos serviços a bordo do fretado Orient Queen II, a BCR parece ter dado um ultimato na operadora do navio Abou Merhi Cruises. A empresa brasileira teria recebido diversas reclamações dos passageiros brasileiros sobre o nível do serviço prestado a bordo da embarcação como um todo. Este fator estaria causando atrito entre os diretores da BCR, inconformados com o nível dos serviços, e a Abou Merhi, que é uma companhia de cruzeiros libanesa.

Assim, o cruzeiro desta semana pelo Nordeste foi cancelado e o Orient Queen II permanecerá atracado em Recife até a próxima semana quando deve ser tomada uma decisão. A informação é que ambas empresas estão negociando para tentar salvar a temporada, que corre risco de ser totalmente cancelada caso não haja um acordo. A BCR planejava inicialmente trazer o Louis Aura ao Brasil, mas uma questão ambiental impediu a vinda do navio da Louis Cruises ao país. O Orient Queen II foi uma solução de última hora encontrada pela companhia justamente para que os cruzeiros já amplamente comercializados, não fossem cancelados. Estamos tentando contato com a BCR para esclarecer a situação.

Terminando cruzeiro de Reveillon, Funchal é desviado para Portimão devido ao mal tempo

Enquanto terminava seu cruzeiro de Reveillon, a serviço da Portuscale Cruises, o decano Funchal enfrentou problemas meteorológicos. Devido a forte ondulação marítima e ao vento intenso que atingiu toda a costa ocidental da Europa, o navio, que estava com capacidade de passageiros próxima da máxima, precisou desviar seu roteiro. Inicialmente retornaria a Lisboa no dia 5 de janeiro, mas para garantir a segurança e conforto de seus passageiros e tripulação a Portuscale optou por mandar o navio para Portimão, porto do sul português.

Os reais problemas começaram a surgir após a decisão da empresa de cruzeiros portuguesa. Localizada às margens de um rio, a cidade de Portimão possui um pequeno porto. Para acessá-lo, a autoridade portuária portuguesa exige que toda embarcação utiliza um rebocador, por motivos de segurança. Essa mesma autoridade, no entanto, não possuía um rebocador disponível para auxiliar o Funchal, que precisou ficar fundeado ao largo de Portimão por quase 24 horas aguardando que uma embarcação viesse do Algarve para auxiliar sua manobra. Assim, só conseguiu atracar e desembarcar seus passageiros na noite do dia 5.


Saga Ruby encerra último cruzeiro pela SAGA e tem destino incerto

Como Caronia

Último tradicional navio britânico, o Saga Ruby encerrou em Southamptom recentemente uma rica carreira de 41 anos. Operando para a Saga Cruises desde 2005, o Ruby tinha sido inaugurado em 1973 para a Norwegian America Line (NAL). Ainda que no início da década de 70 os navios de cruzeiro começassem a se desenvolver como conhecemos hoje, e projetos mais modernos estivessem sendo elaborados, a NAL optou por um projeto mais tradicional, e o resultado foram os quase gêmeos Vistafijord e Sagafjord.

Em 1983 os então controladores da Cunard Line adquiriram também a NAL, e o navio foi transferido para a Cunard, mantendo o nome Vistafjord. Em 1999 a Cunard renomeou Caronia, e adaptou-o a aparência de seu mais famoso navio, o Queen Elizabeth 2, tendo navegado dessa forma até 2005. A temporada 2013 já tinha sido anunciado pela Saga Cruises como sua última, e foi uma estação difícil para o navio que sofreu com problemas técnicos, que quase cancelaram seu último cruzeiro de volta ao mundo, por exemplo. Atualmente encontra-se em estaleiro na cidade de Gibraltar, e tem destino indefinido. Candidato a sucata, parece ter sido vendido para uma empresa asiática, que tenciona utiliza-lo como hotel na Birmânia.

Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Milvo Rossarola, Daniel Capella, Rui Minas Agostinho, Milvo Rossarola, Rui Minas Agostinho e Walter Sartori. 
Compartilhar

21 Comentários

  1. O Sr. Milton Sanches da BCR, experiente no mercado de cruzeiros, entrou numa
    barca furada com este Orient Queen II. Já tinha se complicado todo, com o cancelamento do Louis Aura, a versão de questão ambiental, não me convence,
    pois o navio já tinha feito uma temporada em Noronha.
    Eduardo Berbert

  2. Se foi desde o começo um erro eu não sei, mas o fato é que há algo acontecendo agora e eles não nos retornaram ainda para esclarecer.

    O Louis Aura olhando por este lado, ele já ter feito uma temporada, causa realmente estranheza. Mas não há outro motivo para o navio não ter vindo… O contrato já havia sido fechado e ele está operacional (fará temporada fretado no norte da europa durante o ano), é difícil achar outra razão…

  3. E se a BCR não teve dinheiro para pagar, já fui agente de navegação, armador
    não manda o navio sem o dinheiro estiver na sua conta.
    No site da CVC, não consta mais o navio.
    Eduardo

  4. Comprometeu as nossas férias pois já havíamos comprado o pacote e incluido este roteiro com outra viagem…Uma falta de respeito com aqueles que planejam suas férias com antecedência!!!!Estamos frustrados!!!!!!!

  5. Lamentável,planejamos esta viagem há mais 06 meses,estamos mudando de rota em última hora,cancelando hotel,vôos,deslocamentos, sem contar o mal estar perante as crianças!!!muito difícil!

  6. Eduardo, eu realmente não tenho como conseguir uma informação dessa, mas aparentemente o acordo estava firmado e certo quando do cancelamento da vinda.

    Cida e Anônimo, como o Milvo informou, nós estamos aguardando uma posição oficial da BCR, provavelmente a tenhamos nos próximos dias. Vocês foram informados do cancelamento das viagens pelas suas agências?

  7. Olá Daniel!Já fomos informados e cancelamos a nossa viagem.Ficamos muito frustrados pois somos apaixonados por navios,e o roteiro nos encantou!!!Agora tivemos que correr e "escolher" um passeio sem chances de negociações e muitas escolhas…Ficamos com o resto!!!!Imagino quantas pessoas estão decepcionadas com essa viagem pois apostaram seus sonhos de lua de mel,férias….e não é nada barato.Vamos ver o que irá acontecer,pois existe um desrespeito muito grande com nós brasileiros!!!!Mas espero um dia ainda poder fazer esse roteiro com uma empresa de navio SÉRIA ,como tantas outras que já viajamos,pois conhecer Fernando de Noronha,Porto de Galinhas, e outros lugares em 06 dias seria maravilhoso!!!!!Abraços.

  8. Galera,

    Participei da última viagem do Orient Queen 2. Vai por mim, ainda bem que foi cancelado antes de vocês irem. Pois com certeza sairiam insatisfeitos como saímos.

    Um clima muito ruim a bordo, com a maior parte da tripulação reclamando de salários de 2 meses atrasados.

    Houve rumores de que o navio havia saído do Recife, no dia 06.01, com o motor reserva…Navegavamos a 22 Km/h…

    Tinham passageiros que embarcaram em Natal e Fortaleza, que simplesmente tiveram que desembarcar em Recife. Disseram que a empresa iria bancar as passagens e hospedagem de 1 dia e enviar todos por avião.

    A tripulação estava falando em deportação, pois muita gente não tinha visto para entrar no território brasileiro.

    Sem contar que todos os destinos houveram atrasos na chegada, mas sempre descontavam na saídas do porto. Com isso, fizemos todos os passeios na correria. Ah, sem contar que e Fortaleza não pisamos em areia. Puro tédio o city tour. A cidade simplesmente congestionada…

    E o pior ficou para o final, saímos de noronha com um atraso de cerca de 2 horas, pois muita gente bateu o pé para ser realizado o passeio no tempo correto, já que queriam diminuir um passeio de 2:30h para 1h.
    Com todo esse atraso em vez de chegarmos por volta da 11:00 em Recife, chegamos por volta as 13:45. Detalhe tinha mais ou menos umas 40 pessoas que embarcariam nos voos das 14:00 às 15:00. Um monte de gente simplesmente perdeu os voos. Graças a Deus não fechamos com a CVC e a agência que fechamos cuidou de transferir o voo sem custo adicional. Mas muita gente teve que pagar diferenças ou o valor das passagens inteira (R$ 1.600,00).

    Infelizmente nada foi como planejado.
    A próxima iremos de avião.

  9. Espero que alguma coisa possa ser feita,o prejuízo emocional é o maior!!!!Temos que sentir mais seguros com estas viagens,o nordeste é muito bonito para ser deixado ao acaso!!!!Tem muita gente insatisfeita e com o as férias frustradas!!!!

  10. Olá!
    Obrigada pelos relatos acima.Fico indignada como no nosso país as leis,fiscalizações não acontecem e,por isso,acontecem barbaridades a todo momento.
    No setor do turismo então ´vemos cada absurdo!Erros de total despreparo para receber mesmo.
    Esse navio foi trocado por motivo de segurança ambiental.Porque não houve uma preocupação com o atendimento e bom funcionamento do navio?
    Estamos aqui tentando fazer algum roteiro para as crianças,mas tá difícil!E com isso irritação é grande pois as férias estão acabando e nada conseguimos ainda:Tudo lotado,principalmente para uma família de 5 pessoas!!!
    Daniel esse episódio tem que sair nos meios de comunicação.Até mesmo as agências de viagens tiveram problemas para cancelar e atender seus clientes.
    Estou revoltada,mas também aliviada de não ter colocado minha família numa situação de total risco!!!!
    Valeu!

  11. Só para complementar meu relato, tivemos a informação de que o cancelamento da temporada era porque a BCR não repassou o dinheiro para a empresa libanesa.

    Não devem ter repassado porque depois que várias pessoas entrou com processo contra a BCR não devem ter muito dinheiro mesmo.

    Falo isso porque depois que foi alterado o navio é que eu fiquei sabendo que nos cruzeiros anteriores houve muita confusão devido o desembarque de mais pessoas em noronha do que o permitido.
    Resumindo a história, Noronha pode ter 300 pessoas indo por mar e 300 via aereo, com o Luis que tem a capacidade para cerca de 700 pessoas, 300 podia desembarcar a o restante não. Olhem esse video: https://www.youtube.com/watch?v=7nSfOdppTys
    Agora fica explicado o porque da mudança de navio. Se o Louis viesse seria a mesma coisa…

    Ah e mais uma informação, pagamos pela cabine interna quando fechamos o Loius, para a nossa surpresa ao entrar na cabine do Orient Queen 2 nos deparamos com duas camas de solteiro. Fomos imediatamente a recepção e sabe o que a atendente (Brasileira) nos disse? Disse que ela e o marido dela dormem tranquilamente numa cama de solteiro, e que é até gostoso, pois ficam bem juntinhos…
    E esse problema para gente foi bem simples, pois tinha outras pessoas que pagaram por cabines externas, e simplesmente foram alocados na mesma cabine interna que eu comprei. A diferença em valores foi gritante. Muita gente ficou indignada.

    Na outra temporada a BCR teve problemas com processo e nessa temporada não será diferente…E dali mais processos!!!!

  12. é simples o Louis auria não vei por que faltou demanda!! pouca procura pra um navio tão grande! eles arriscarão, tentarão fechar um navio que desse pra suprir a demanda mais a procura foi abaixo do esperado e eles partirão pro plano b "orient queen II" que nada mais é do que um quebra galho muito mal arrumado imagina vc ter que mudar toda a programação, tudo de uma hora pra outra, só podia dar nisso ai!! o que eu não consigo entender é como o melhor litoral do brasil é ignorado pelas grades cia! hoje esse ano Natal, Recife, Salvador, e muitas cidades da região norte e nordeste contam com terminais de passageiros em fase final ou já concluídos!!! isso é um verdadeiro cartel, mais de 70% dos brasileiros que fazem turismo regional procuram o nordeste!!!

    depois tem CIA que reclama que o mercado brasileiro tá fraco, faça uma rota assim santos, recife, natal, salvador, rio pra ver se não vai chover gente pra comprar

    as rotas das cias estão saturadas o brasil é um continente e tem que ser explorado por completo e não pela metade!

  13. A BCR não fretava navios desde as últimas temporadas do Funchal no começo dos anos 2000. O Louis Aura esteve no Brasil como Orient Queen pela CVC.

    Vale lembrar, no entanto, que mesmo assim a BCR sempre esteve por trás das escalas em Fernando de Noronha, articulando todo o necessário com órgãos ambientais e etc. A última temporada nesse esquema foi feita há alguns anos pelo Ocean Dream, que tem capacidade para cerca de 1,500 passageiros… A empresa é experiente nisso, e existe uma logística por trás da escala para que todos os passageiros possam apreciar a ilha.

    Como o Milvo disse, assim que tivermos uma resposta da BCR, iremos fazer uma matéria mais completa sobre esse assunto. Eles tem nos pedido tempo para divulgar algo desde a semana passada.

  14. Pela experiência ruim que tive no Orient Queen 2 concluo que a rota Fernando de Noronha, feita via mar, é péssima. Um dia volto lá, mas de avião.

    Não deixem de olhar o video que postei com umas das temporadas feita pela Pullmatur. Lá no YouTube tem outros videos sobre o assunto.
    https://www.youtube.com/watch?v=7nSfOdppTys
    Quem não quiser usar o link digite no YouTube: "Cruzeiro Fernando de Noronha CVC & Pullmatur Decepção à bordo 4"

    Para o outros destinos do nordeste, volto tranquilamente de cruzeiro, mas num navio maior…

  15. Os operadores deveriam acordar pelo potencial de Fortaleza/Recife/Natal!!!!Todos estes lugares passam por reformas em suas estruturas portuárias.

  16. Um absurdo nada ter sido feito pelo Ministério do Turismo em relação aos acontecimentos do Orient Queen ll.Uma verdadeira falta de respeito com os clientes que curtem navios.Isto poderia ter sido mais divulgado!!!Muitas pessoas descontentes!!!lamentável.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui