Princess Danae entra em doca seca para transformar-se em Lisboa

0

Último navio da Portuscale Cruises a sofrer alterações mais profundas, o ex-Princess Danae, futuro Lisboa, entrou em outubro em doca-seca no porto de Lisboa para ter sua revitalização finalizada. 

Após ter sido adquirido pela portuguesa Portuscale Cruises no último mês de fevereiro, o Princess Danae ficou vários meses imobilizado em Lisboa até começar a ter seus interiores reformados. Enquanto seus companheiros de frota Funchal, Porto e Azores se revezavam em docas secas em Marselha e Lisboa, o Danae continuou atracado em um cais comercial e com as cores da Classic International Cruises.

Isso começou a mudar em outubro, quando entrou em doca-seca definitivamente para a fase final da revitalização que o transformará em Lisboa. Prevista inicialmente para setembro, e posteriormente para Marselha, a reforma terá lugar mesmo na doca seca do estaleiro Naval da Rocha, de Lisboa, onde intervenções semelhantes foram realizadas no Funchal e no Porto (ex-Arion). 

Entre os trabalhos a serem realizados estão a total reconstrução do interior do navio, a revisão dos motores e do casco e diversas outras intervenções técnicas. Externamente seu nome será finalmente escrito no casco, e seu casco passará a ter o mesmo tom que o dos outros navios da Portuscale, assim como sua chaminé que será pintada de amarela e ganhará o logotipo da companhia. O prazo para execução destes trabalhos era o começo de fevereiro, mas passou a ser abril.

O Lisboa será operado pela Portuscale Cruises France, uma filial da Portuscale Cruises de Portugal, e realizará diversos roteiros destinados ao mercado francês de cruzeiros. Também realizará algumas viagens destinadas a outros mercados que tem o francês como língua, como as que terão embarque em Zeebrugge, Bélgica. Na temporada 2014/2015, tem previsto o primeiro grande cruzeiro internacional da Portuscale, que ainda não está completamente definido, e poderá ser um tour pelas Américas ou um cruzeiro de volta ao mundo. A comercialização dos roteiros no entanto foi suspensa indefinidamente pela companhia, que teme a necessidade de mais alterações ao navio que poderiam levar mais tempo e levar a necessidade de cancelamento de cruzeiros como ocorreu com o Funchal. 
Inaugurado originalmente em 1955 pelo estaleiro inglês Harland & Wolff, foi reconstruído na década de 70 para operar com navio de cruzeiro. Nesta época foi fretado e adquirido pela então Costa Armatori, hoje Costa Crociere com o nome de Danae, tendo viajado para a companhia italiana por quase duas décadas. Após operar por algumas companhias de menor importância foi adquirido pela empresa mãe da Classica International Cruises em 1996 e batizado Princess Danae, com a falência desta em 2012, foi comprado pela Portuscale Cruises em fevereiro de 2013. Possui capacidade para até 657 passageiros, e 17,074 toneladas.
ATUALIZAÇÃO: No dia 16 de Janeiro confirmamos com o estaleiro Naval da Rocha que as obras no Lisboa estão paralisadas indefinidamente. Após a suspensão das vendas dos cruzeiros, a Portuscale decidiu que precisa de tempo para analisar melhor seus próximos paços com relação ao navio. 
Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagens (©) Copyright Rui Minas Agostinho. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui