AIDAcara faz sua última escala em Paranaguá

2
AIDAcara entrando em Paranaguá em 2012

O navio de cruzeiro alemão AIDAcara atraca mais uma vez no Porto de Paranaguá, neste domingo (16), na quarta e última escala da temporada. Desde o último mês de novembro, a mesma embarcação trouxe quase seis mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, para o Litoral do Paraná e Curitiba.

O AIDAcara tem previsão para chegar em Paranaguá por volta das 8h. O navio deve permanecer atracado no Porto durante todo o dia. Como nas escalas anteriores, a embarcação permanece no berço 208, logo em frente ao portão principal, em local isolado para a passagem dos turistas.

A recepção, com informação e apresentação cultural da Escola de Samba local, será feita pela Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo, Paraná Turismo, Fundação Municipal de Turismo, Adetur Litoral e agências locais. O translado dos turistas até o centro será realizado por vans e ônibus que terão acesso ao cais, excepcionalmente para esta ocasião.

Durante a visita dos turistas, a maioria de origem alemã, uma equipe da Paraná Turismo distribuirá revistas, em edições bilíngues (inglês e espanhol), com informações sobre o Estado. Além disso, o escritório regional da Secretaria do Esporte e do Turismo abrirá o Palácio Mathias Bohn, das 9h às 17h, para visitação da exposição de fotos “Paraná Prazer em Conhecer”. “A vinda dos turistas estrangeiros em navios de cruzeiros é uma excelente oportunidade para apresentarmos os pontos turísticos do Paraná e mostra que estamos preparados para receber turistas deste segmento”, afirmou a diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika.

Juliana lembra que a orientação do governador Beto Richa é buscar sempre a união entre os órgãos públicos para fortalecimento das ações regionais. “O resultado desta integração é que as paradas de navios de cruzeiros estão crescendo de forma significativa. Estamos estudando inclusive as possibilidades de um dos navios fazer embarque de passageiros em nosso Litoral. Com o esforço de todos os parceiros envolvidos na recepção a esses turistas que nos visitam e com os atrativos que o nosso Estado oferece, a tendência é que entremos, definitivamente, nas rotas de cruzeiros nacionais e internacionais”, disse.

Ainda este ano, o Porto de Paranaguá vai receber outras três escalas de navios de cruzeiro. Um desses – o Sea Explorer, já no dia 19 de março. A outra embarcação é o Monarch, da Pullmantur, e está programado para duas datas, no período da Copa do Mundo no Paraná. Esse, ao contrário das demais paradas turísticas, tem previsão de permanecer atracado por, pelo menos, três dias.

Bremen
“Além dos navios já programados para esta primeira metade do ano, temos previsão de novos e mais navios para a próxima temporada 2014/2015. A partir de outubro deste ano, até março de 2015, vamos receber três diferentes navios de cruzeiros, um deles com duas paradas programadas. Isso mostra que, mesmo ainda sem um terminal de passageiros, temos conseguido dar conta de bem receber os turistas: com segurança e organização”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

No próximo dia 8 de março, outro navio, o Bremen, da Hapag-Lloyd, passa pelo Litoral do Estado, mas não atraca no Porto de Paranaguá. A embarcação vai permanecer fundeada próxima à Ilha do Mel.

Em 2013, o Porto de Paranaguá recebeu quatro escalas de navios de passageiros: duas do AIDAcara, uma do navio de expedições National Geographic Explorer e outra do navio Seabourn Quest. Ao todo, o porto paranaense recebeu mais de 3,6 mil passageiros, entre os meses de outubro e dezembro.


ATUALIZAÇÃO: O AIDAcara acabou cancelando a escala prevista para hoje em Paranaguá. Provavelmente devido ao mal tempo, o navio já havia cancelado a escala de sábado em Itajaí, e seguiu diretamente para Ilhabela, onde encontra-se hoje. Em cruzeiro posicional Buenos Aires – Santos, havia escalado Punta del Este na sexta-feira logo após deixar Buenos Aires, onde fez duas pernoites. O restante do roteiro que ainda fará paradas em Búzios, Angra dos Reis e no Rio de Janeiro, antes de chegar a Santos, não deve ser alterado.

Texto (©) Copyright Agência de Notícias do Paraná.
Imagens (©) Copyright Fabio Scremin e Rui Minas Agostinho.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Apenas para constar.. No sábado 15/06 o AIDACara não atracou em Itajaí conforme programação do Pier Turístico. Segundo o site MarineTraffic ele ficou dando voltas perto do porto mas não atracou. Seguiu reto para Ilhabela onde hoje (16/02) encontra-se atracado. Não passou nem perto de Paranaguá.

  2. Obrigado pela informação! Acrescentei uma nota ao final da matéria. Pena que tenha sido cancelada, era para ser a última escala na cidade até pelo menos o começo de 2015, já que ele não deve retornar à América do Sul…

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui